Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Noite das bruxas


31 de Outubro, noite das bruxas (ou Halloween)

...e para uma noite bem "horrorosa", aqui deixamos aos leitores uma receita de um cocktailà maneira:

Beijo de Vampiro:

1 xícara de chá de suco de uva concentrado; 1 xícara de chá de aguardente; 1/2 xícara de chá de conhaque; 1 xícara de chá de água; 3 colheres de sopa de leite condensado.
Bata as bebidas e a água no liquidificador. Junte o leite condensado e bata. Coloque o gelo picado e já pode servir.

Bom apetite!!

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Poste de electricidade dificil!


Está dificil a recolocação de um poste de electricidade na rua da República que foi derrubado há cerca de seis meses. Meio ano!!
Fica aqui a pergunta: por quanto mais tempo veremos ali aquele "côto eléctrico", um óbvio marco à incompetência!?

Aeroporto "à cunha"!


Aínda dizem que não é preciso um novo aeroporto! Ai não que não é! Vejam bem como o da Portela está assoberbado! Construam lá o da OTA (com o apoio declarado do "Palhetas")!

Passeios problemáticos


Este prédio está em obras e muitas das vezes em obras bem vindas há "males que vêm por bem".
No entanto esses "males" bem que podiam ser aveludados nesta obra. As pessoas têm muita dificuldade em passar da rua 5 de Outubro para a rua Académico Zagalo, o que não se compreende, pois não seria dificil fazer um "tunel" em madeira no passeio a fim de permitir a passagem aos peões. Assim, fazem-no em plena estrada o que, devido às suas duas vias de circulação no mesmo sentido, é de um perigo tremendo!
Mas esta noticia configura "2 em 1": Vejam bem o estado do passeio situado em primeiro plano! Daqui a uns tempos só existirá um bocado de empedrado no meio dum buraco!!
Estes são os "males que vêm por mal"!

Raiz afecta alcatrão!


A raiz proveniente da árvore que se vê na foto é de tal maneira forte e potente que já tinha elevado o lancil do passeio. Agora atravessa o alcatrão.
É uma situação que, não sendo perigosa, é "chata" e incomodativa, causando engulhos aos automobilistas, mormente às "jantes", pneus, amortecedores e à própria condução.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

BALCÕES ANTIGOS DA FIGUEIRA DA FOZ


BALCÕES ANTIGOS
DA FIGUEIRA DA FOZ
Nos finais de 2006 o autor deste Jornal Online "O PALHETAS" realizou uma reportagem visando lojas e firmas das mais antigas da Figueira da Foz e em que a decoração interior ainda mantivesse a traça original ou, então, pouco alterada.

Encontrámos doze casas respeitando estes pressupostos, curiosamente todas de actividade diferente. Sete fotografias e um breve e sucinto historial de cada uma delas proporcionam uma interessante colecção. Para ver clicar aqui ou ir a "Links do Autor" e clicar em "Empresas e Firmas".


Antenas estratégicamente colocadas!!


As antenas das operadoras de telemóvel têm, em Portugal, uma pontaria estratégica para serem montadas junto de escolas. Quase todos os meses se ouve ou se lê que os pais e encarregados de educação daquela escola ou creche daquela cidade, vila ou aldeia, se estão a mobilizar para protestar veementemente contra a "perniciosa" instalação daquela antena de difusão dos sinais de telemóvel.
Ora nada até hoje prova que as emissões destas antenas provoque quaisquer malefícios à saúde das pessoas. Mas também se sabe que o assunto não é pacífico e que a sua instalação, sendo em zonas habitacionais - mormente onde haja aglomeração de crianças - causa sempre engulhos, protestos e manifestações incisivas.
O último exemplo vem mesmo da Figueira da Foz, devido à instalação de uma dessas antenas junto à escola primária (lá está!!) do Viso!
Estranha-se, assim, a terrível pontaria em colocar (ou tentar colocar) estas polémicas antenas junto a locais de ensino!! Esquisito!

Arte na esplanada


Arte na esplanada Silva Guimarães!
Isto é que é arte, meus amigos! É o que vos digo! Repare-se nas sombras, com a perspicácia e a acuidade do fotógrafo bem vincada no chão, o poste de electricidade dando a ideia de iluminar aquela embalagem vazia de um maço de tabaco, todo este conjunto tendo por fundo as frondosas árvores da avenida e a nossa praia... e até aquela trave de madeira solta e proveniente de um dos bancos que está para ali há já vários dias sem ninguém a arranjar, bem acompanhada há bem mais de uma semana por uma travessa de ferro que se soltou (?) da parte de baixo do varandim!
E até já arranjámos um adequado nome para esta exposição:
A Trave e a Travessa
Acham bem!?


segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Mau aspecto nas escadas.


As paredes das escadas que ligam a esplanada Silva Guimarães ao passeio da Avenida 25 de Abril continuam constantemente sujas, vandalizadas com pinturas e com prospectos de publicidade colados ilegalmente.
Sabe-se que isto acontece regularmente, só não se percebe porque é que, também regularmente, não se limpa isto.

Mato e lixo junto ao Museu!!


Ao início da rua Calouste Gulbenkian pode-se apreciar este vasto naco de terreno repleto de matagal, lixo e lagartixas. Mas como está ali tão perto do Museu, não será antes uma exposição de um terreno do “terceiro mundo”!?

Praça Velha, desmazelo velho!


Praça Velha, desmazelo velho. É o hábito! Este triste espectáculo já está ali há uns bons (ou maus!?...) meses.
Deve ser para dar um certo “élan” à praça!!

domingo, 21 de outubro de 2007

NATUREZA ERÓTICA


A natureza gosta de se expressar!
O erotismo é uma das suas formas.
Veja mais nos "Links do Autor" em
3D, Diversos, "Dicas" e DECO.

sábado, 20 de outubro de 2007

Raid de automóveis antigos Figueira-Lisboa


O tradicional raid Figueira-Lisboa em automóveis antigos realiza-se este fim de semana, evocando o primeiro circuito automóvel realizado na Peninsula Ibérica e realizado numa cópia do percurso feito em 1903.
Vale a pena ir até à Avenida 25 de Abril, em frente ao Grande Hotel Mercure, e imaginar-se ao volante de uma destas "Donas Elviras".

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

quinta-feira, 18 de outubro de 2007


Candeeiro solar

Um pôr do Sol na
FIGUEIRA DA FOZ

A "República" do piso torto!


Pois é, se as obras originais tivessem sido feitas com competência, evitar-se-íam estas obras complementares com o fim de tirar as "corcovas", evitar que as grossas pedras se soltem, e talvez colocá-las mais unidas para obviar que as senhoras ali fiquem com os saltos presos e a ocasionar as quedas que acontecem de vez em quando.
Por sua vez todos se interrogam do porquê do não alcatroamento da via, ao invés da teimosia de a manter "emparalelepipada" (esta foi o "Palhetas" que inventou!...)!!

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Cheiros há muitos!


Muitos se queixaram, neste passado Verão, que havia muitos cheiros poluentes á volta do jardim municipal na nossa cidade devido ao intenso trânsito automóvel ao seu redor.
Mas esqueceram-se de reconhecer, no entanto, que este cheiro era amenizado pelo apetitoso cheiro da sardinha assada!!
E até mesmo estes dois odores eram aveludados pelos fumos "água-na-boca" do frango assado! Àh pois é, é que cheiros há muitos!!

Equipamentos desportivos


Vieram fazer queixinhas cá ao "Palhetas" que os equipamentos da praia de Buarcos não estão tão cuidados como deviam. Que estão mesmo mais mal cuidados do que os da Figueira da Foz. Porque ele é mais areia no piso, mais vedação estragada, mais mau aspecto geral...
...e pediram-nos mais para acrescentar que a utilização dos ditos equipamentos não se faz só de Verão, mas também nesta época de Outono e do Inverno que aí se aproxima!

Castelo Eng. Silva


Perante tantos anos de... enfim, não diremos incompetência, mas sim impotência... para resolver o problema do Castelo Eng. Silva, cabe aqui uma pergunta final : -Para quando está prevista a sua previsível (a julgar pelo que o seu actual aspecto adivinha) queda!?

1)Empedrado Bairro Novo


Mas que "raio" de obras andaram a fazer no Bairro Novo e no seu empedrado (?) gostava cá o "Palhetas" de saber!...

2)Empedrado Bairro Novo


...é que ainda só passaram uns escassos 10 dias (!) e as pedras da calçada já se estão a esboroar! Mas que incompetência é esta, com a agravante de já ninguém o estranhar por ser "o habitual"!!?

segunda-feira, 15 de outubro de 2007


A criar excêntricos todas as semanas!

(do blog 31 da Armada)

domingo, 14 de outubro de 2007

Outono, Outubro e Castanhas!


É o tempo delas!
Castanhas
Quentes e boas!

ANIMAIS EM ACÇÃO!!


Veja fotografias engraçadíssimas de animais em
3D - Diversos, Dicas e DECO
(Clicar em cima ou ir a "Link's do Autor")

Neste caso e nesta foto, e para introdução, uma mera borboleta põe um bebé de aflitos!...



sexta-feira, 12 de outubro de 2007

(1) A arte da "Águas da Figueira"


Quem desce a rua Fresca, e logo ali onde acaba o empedrado, já em pleno alcatrão, depara com uma vala tapada com terra e pequenas pedras, que fazem as pessoas escorregar e cair e os carros derraparem perigosamente pois é sítio de algum abrandamento, portanto de travagem.
Não compreendemos como é que a Águas da Figueira permite que esta situação se arraste desde Junho, já lá vão cinco meses!

(2) A arte da "Águas da Figueira"


Mas logo do outro lado, e praticamente ao início da rua da Cadeia, pode-se apreciar esta artística obra de arte em forma de parabólica e ornamentada com um belíssimo laço festivo!

(3) A arte da "Águas da Figueira"


Claro que o conjunto é aprimorado a meio desta rua da Cadeia com os lindos tubos pretos a sair inopinadamente do chão e debaixo dos acessos às casas, seguindo depois ordeiramente pela valeta e sempre ao lado do tracejado amarelo, conjunto este embelezado (ainda mais, é justo referi-lo!) pelas garridas bandeirolas estrategicamente colocadas de “x” em “x” metros!

(4) A arte da "Águas da Figueira"


Ora não se iriam esquecer de enfeitar condignamente a entrada das casas, como a desta que a foto documenta. Pedimos desculpa pelo saco de plástico branco no buraco, que veio, com certeza, trazido pelo vento e que desfeia a inspirada exposição publica!

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

terça-feira, 9 de outubro de 2007

1) PSD - Eleições perdidas, trancas na porta!


"Depois de casa roubada, trancas na porta" - reza o ditado. Mas na sede do Partido Social Democrata da Figueira da Foz o ditado é outro: "Depois de eleições perdidas, trancas e pregos nas portas". Foi hoje, dia 09 de Outubro, pelas 18h00.

2) PSD - Eleições perdidas, trancas na porta!


A fechadura, da marca "elísio", era último modelo e tinha o sistema de segurança PPC (Porta Perra Carago).

3) PSD - Eleições perdidas, trancas na porta!


Finalmente lá abriram a porta sem danos ou demoras de maior... e agora que entraram uns, só falta pôr na rua (àh, grand'as democratas!) quem se sabe!

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Oopss!...

Exposição no C.A.E. intitulada:
"Um mundo perfeito. Utopia!?..."
(Vêr em Artes e Eventos)


quinta-feira, 4 de outubro de 2007

"FIGUEIRA DA FOZ - EVOCAÇÃO DO CENTENÁRIO"
Um livro do Jornalista José Santos
Ver em Artes e Eventos.

Entrada da cidade...


Estão sempre automóveis mal estacionados à entrada da cidade, de quem vem da A-14, o que pode potenciar acidentes num ou noutro desvio mal calculado.
Eis um local onde será de bom tom uma maior acção policial.

Rua Abade Pedro


Os lugares de estacionamento automóvel na rua Abade Pedro, que dá acesso da Rua Calouste Gulbenkian ao Centro de Artes e Espectáculos, não têm o seu piso pintado. Ora assim, não estando esse estacionamento delimitado com tinta, o estacionamento faz-se de forma desgarrada e não domesticado, logo ali naquela zona que, quando há espectáculos no CAE, maior se nota a confusão com muitos carros indevidamente estacionados, "roubando" inadvertidamente muitos lugares de estacionamento a outros automóveis.
Agora na Câmara também não há, pelo menos, dinheiro para tinta!?

Zona do Vale às escuras...


Muitas das ruas da zona do Vale estão mal iluminadas senão mesmo às escuras, como é o caso da rua da Restauração (na foto), rua de São João do Vale ou rua da Clemência, entre outras. Por sua vez notam-se por estas bandas que algumas ruas se encontram muito sujas, como é o caso da rua da Fé. Ora isto são coisas a mais na zona do Vale.
Assim não vale!