Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

terça-feira, 28 de outubro de 2008

No centro do centro é que está a virtude!...

IDEIA CENTRAL
A ideia já não é de hoje mas, agora que se fala de novo na hipótese de vir a aparecer mais um Centro Comercial nas imediações da Figueira da Foz, o presidente da Junta de Freguesia de São Julião vem relançar, oportunamente, que "-Mais um Centro Comercial, sim, mas só se for dentro da cidade"!
Vítor Coelho defende que só assim se poderá sugestionar as pessoas que não é preciso sair da malha urbana da cidade para fazer as suas compras de fim de semana, e assim evitar as deslocalizações para outros locais do género nos arredores ou mesmo noutras cidades, retirando movimento e ambiente ao centro da Figueira da Foz.
E sugere mesmo o espaço que interliga o decrépito edifício "O Trabalho" com o lugar das antigas "freirinhas" como sendo o ideal.
E por aquilo que auscultámos esta ideia teria mesmo forte apo
io da Câmara Municipal.
Falta saber é o mais importante: se haverá o interesse de algum empresário ou grupo económico em construir, não na Várzea ou noutro descampado qualquer, ma
s sim neste central e crucial local predestinado para a economia e fixação dos figueirenses.

Novidades e Transparências

Novidades
Algumas novidades no "Palhetas": Já está totalmente reposto o organigrama da página inicial como, aliás, é visível.
Por sua vez pode continuar a votar na pergunta que fazemos em INQUÉRITOS DO PALHETAS: "-Qual a edificação ou paisagem que melhor se coaduna com a Figueira da Foz?" a)A Torre do Relógio b)O rio e a foz c)Forte de Sta. Catarina d)A praia e a serra e)Edifício da Câmara Municipal.
Em 3D, DESPORTO, DIVERSOS E DICAS = 10 excepcionais fotos do Mundo; e em ARTES E EVENTOS a reportagem sobre os homenageados pela Autarquia Figueirense e também a exposição simultânea, no CAE, de dois dos melhores artistas plásticos de Portugal: Zé Penicheiro e Mário Silva.

Transparências
63 000 euros, 18 000 em pensões e um veleiro

Duarte Silva é engenheiro mecânico e presidente da Câmara da Figueira da Foz.
Na declaração de rendimentos entregue ao Tribunal Constitucional, o autarca apresenta 63 541 euros de trabalho dependente e 18 408 em pensões.
(Correio da Manhã, 11/Set/008)

...do que remediar!

Na rua Dr. Francisco António Diniz, junto ao mercado e onde antigamente se situava a firma de pronto-a-vestir "Tó Valadas", pode-se apreciar o mau aspecto desta porta, indicativo de que já há 'moradores' clandestinos por lá, o que ainda é "como o outro", como nos disseram algumas pessoas da zona que nos contactaram.
O que já "não é como o outro" é o facto de o edifício estar abandonado há muitos anos, com muito entulho e madeiras ressequidas... e sabe-se como os incêndios costumam deflagrar em prédios abandonados e habitados por noctívagos como tudo indica ser o caso.
E lembram que "mais vale prevenir..."

sábado, 25 de outubro de 2008

Publicidade para...

...os americanos residentes em Portugal!

Mui macho...

...ou mui gay!?

Cartaz político!?

Ao início da apelidada Praça Nova da Figueira da Foz = Mas o que é que o placard ali situado pretende anunciar? O estado da política na Figueira da Foz!? Se é isso, tá correcto!

Antigos apetecidos!

Carros antigos na Avenida

Dúvida, n'é!?

...e se você ficou examinando sua mão, deve cá estar com uma dúvida danada, né!?

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A Hora muda deste Sábado para Domingo!

Photobucket

Mudança da Hora

Nesta madrugada de Domingo, dia 26, muda a hora, entrando-se na Hora de Inverno. Assim, os relógios serão atrasados 60 minutos às duas da madrugada, passando das 02h00 para a 01h00.
Boa, dorme-se uma hora a mais!

Deve ser brincadeira!!

Do lado esquerdo da foto, logo a seguir à instituição bancária, encontra-se uma saída de garagens. Os seus utentes tinham, até há pouco tempo, uma visualização adequada para a rua através do espelho convexo situado em frente (lado direito da foto) para assim poderem sair em segurança. Só que esse espelho foi destruído há mais de um ano e a nossa Câmara Municipal ainda não o repôs... chegando mesmo a sugerir ao condomínio que eles é que o deveriam recolocar!!!
Então como é!? Os condóminos agora têm legislação e poder de execução sobre o domínio público!? Então qualquer pessoa, se achar que um sinal ou indicação de trânsito está mal colocado ou danificado, pode-se agora substituir à autoridade e à lei e executar a obra!? Pela sugestão da nossa Câmara Municipal, pode!!!...
Olha qu'esta!!

O artista plástico Mário Silva vai ser homenageado esta Sexta-Feira dia 23 de Outubro. Ler mais em ARTES E EVENTOS.
E continua a decorrer um novo inquérito, com a pergunta:

-Qual a edificação ou paisagem que melhor se coaduna com a Figueira da Foz?
a) A Torre do Relógio; b) O Rio e a Foz; c) Forte de Sta. Catarina; d) A Praia e a Serra; e) Edifício da Câmara Municipal.
Entre em "Inquéritos do Palhetas" e deixe expressa a sua opinião.

Pontaria!

Mas que "raio" de pontaria é esta de colocar os largos painéis publicitários no meio dos passeios e, neste caso, mesmo ao lado de um poste de iluminação pública, quase impedindo os peões de circular!?

TAU, TAU...

act bad talk dirty Pictures, Images and Photos
O que é tautologia?
É o termo usado para definir um dos vícios de linguagem. Consiste na repetição de uma ideia de maneira viciada, com palavras diferentes mas com o mesmo sentido.
O exemplo clássico é o famoso “subir para cima” ou o “descer para baixo”. Ou “entrar para dentro”. Mas há outros, como se pode verificar na lista a seguir:

- elo de ligação
- acabamento final
- certeza absoluta
- quantia exacta
- nos dias 8, 9 e 10, inclusivé
- juntamente com
- expressamente proibido
- em duas metades iguais
- sintomas indicativos
- há anos atrás
- vereador da cidade
- outra alternativa
- detalhes minuciosos
- anexo junto à carta
- de sua livre escolha
-os presentes todos foram unânimes
- conviver junto
- facto real
- encarar de frente
- multidão de pessoas
- amanhecer o dia
- criação nova
- retornar de novo
- empréstimo temporário
- surpresa inesperada
- escolha opcional
- planejar antecipadamente
- abertura inaugural
- continua a permanecer
- a última versão definitiva
- poderá ocorrer possivelmente
- comparecer em pessoa
- gritar bem alto
- propriedade característica
- demasiadamente excessivo
- a seu critério pessoal
- exceder em muito .

Note-se que todas essas repetições são dispensáveis. Como por exemplo, “surpresa inesperada”. Ora existe alguma surpresa esperada? É óbvio que não!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Domingo ao pôr-do-Sol

Figueira da Foz, cidade bonita!

"Novas" do Palhetas

Este Jornal Online "O Palhetas" esteve em processo de remodelação, renovações e "limpeza", o que poderá ter ocasionado alguns atrasos nas publicações.
Já estando tudo "au point", faltando tão somente pequenos melhoramentos na sua coluna de "links", responda entretanto à pergunta apresentada em "INQUÉRITOS DO PALHETAS":
Qual a edificação ou paisagem que melhor se coaduna com a Figueira da Foz?
Vote. Vamos gostar de saber a sua opinião.

Assim não 'vala'!

Afinal, depois de há uns anos terem dito que a vala das Abadias estava limpa e que até as ligações clandestinas tinham sido detectadas e legalizadas ou fechadas, eis que votou o mau cheiro e alguma "mosquitagem", invadindo às casas da zona.
O que na altura poderia ser verdade não o é mais hoje em dia. Mas como também, de lá para cá, não fizeram mais nada (leia-se limpezas anuais e desinfestações) o que é que queriam? Milagres!?

O Pinóquio desmascarado!

Descobriram-lhe a careca... ou melhor, o nariz! Afinal não foi por por causa de mentir que o nariz lhe cresceu!!

Mau sinal!

Não vamos desta feita verberar as obras paradas deste prédio, ali nesta esquina em frente à Farmácia Jardim.
Porque está embargada!? Porque as obras não avançam devido a faltas graves por nós desconhecidas!? Porque quem circula no passeio vindo do Núcleo Sportinguista tem, obrigatóriamente, de passar pela apertada estrada, com os óbvios perigos daqui decorrentes!? Porque o mau aspecto "daquilo" desfeia todo o local!? Porque isto!? Porque aquilo!?
É pá, mas pelo menos "destapem" o sinal de sentido proibido para não acontecer como na passada 6ª feira em que um carro, descendo pela rua Cândido dos Reis e não vendo o tal (invisível) sinal, se preparava para virar à esquerda. Valeu-lhe o aviso de alguém que se apercebeu da (evitável!) situação!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

CRISE NAS BOLSAS MUNDIAIS!...

...o dólar entrou em pânico!

ROTEIROS INDISCRETOS = Lancis tortos

Depois de umas "obras" na configuração deste Jornal Online que, apesar de não terem sido demoradas nem muito notadas pelos leitores, sempre causou uns atrasos e óbvias perturbações na redacção, volta "O Palhetas" ao seu normal.
Com a sua coluna de "links" continuadamente a receber melhoramentos, passa esta secção noticiosa ao modo tradicional.
Voltamos hoje com o habitual entretenimento de fim-de-semana, com mais um "roteiros", desta feita dedicado aos lancis e passeios que, devido ao crescimento das raízes das árvores, ficam deformados, provocando tropeções e quedas aos peões, para além do aspecto de desleixo bem demonstrativo das acções - ou falta delas - de quem nos governa.
01) Largo de Sto. António
02) Passeio do cemitério de Sto. António
03) Rua dr. José Luis Mendes Pinheiro
04) Avenida Dr. Joaquim de Carvalho - foto 1 -
05)Avenida Dr. Joaquim de Carvalho - foto 2 -
06) Avenida do Brasil
07) Praça Nova!
08) Na rua Calouste Gulbenkian - foto 1 -
09) Rua Calouste Gulbenkian - foto 2...
10)...e finalmente ao cimo da rua dos Bombeiros Voluntários!

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Forte fraco

Então não é que uma boa parte do ancestral muro do Forte de Sta. Catarina está derrubado há já um razoável periodo de tempo e ninguém o manda arranjar!?
Querem ver que nem o forte escapa à incompetência do "far niente"!?

Entupidos!!

Já por várias vezes, praticamente todos os anos, aconteceram inundações na nossa cidade devido a não limparem, de folhas e de outros detritos, os esgotos e bueiros.
A chuva está aí, ainda tímida... mas quando vier mais densa, cuidado pessoal: o aspecto dos ditos esgotos e bueiros por aí é igual a este, fotografado neste transacto Domingo chuvoso, ali junto à Igreja Paroquial!... e manda a "tradição" aconselhar cautelas, pois se estão à espera que os (i)responsáveis mandem "desentupir" isto...

Ai bale, bale!!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Para descontrair

Figueira da Foz, cidade sempre bonita!

Publicidade à sujidade!

A badalada sujidade na Figueira da Foz não se fala só por ser visível no chão, com detritos, excrementos e porcaria entranhada no alcatrão, cimento e empedrados. Também se nota pela paredes onde nem sequer há capacidade para lhes retirar, lavando, a publicidade do Verão que passou.

Castelo Eng.Silva

Depois de tantas vedações, de madeira, em tela, de latão, de plástico, sempre vandalizadas... uma vedação erótica é capaz de dar resultado e sugestionar, assim, para que ninguém a estrague!!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

PUBLICIDADE!

Eis uma nova forma de fazer publicidade na Figueira da Foz. Estaciona-se a camioneta num estratégico lugar de uma das calcorreadas avenidas da marginal oceânica... e 'tá' a coisa feita!
No Verão, num dado dia, contamos uma boa meia-dúzia desde a Torre do Relógio até à Tamargueira!!
Querem comentar isto? Cá o "Palhetas" gostaria de saber mais opiniões!

Novidades no "Palhetas":

Já está terminada a fase de renovação que o "Palhetas" encetou durante uns dias, faltando tão somente acrescentar uns links na devida coluna aqui do vosso lado direito.
Chamamos entretanto a atenção para a noticia da homenagem a João Rocha, o Homem da Rádio da Figueira da Foz em meados do século passado e que imortalizou a frase de abertura das suas emissões: "Aqui Turismo, cabine de som!", e que pode ler mais pormenorizadamente em ARTES E EVENTOS.
Por sua vez, em EMPRESAS E FIRMAS, uma análise ao fim de semana ecológico realizado no "Meeting Point".
E vote, em INQUÉRITOS DO PALHETAS à pergunta sobre que jornais costuma ler habitualmente.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

"Arranha-braços"


Neste passeio encostado à igreja paroquial, este cano de escoamento de águas, partido e com as suas bordas cortadas e bem afiadas, são um perigo para quem ali passa. Já ali se rasgou uma camisa e uma senhora feriu-se num braço. Cortar o cano mais junto à parede não custaria nada e evitaria novos acidentes!

A culpa é da crise!!

Plástica de pobre!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Água infantil

Não se percebe porque é que o "repuxo" infantil do jardim não funciona, por vezes, em tardes de calor, mas funciona pelas 23 horas de algumas noites. Ainda por cima com a agravante de se ver a água inundar o piso do parque dos baloiços.
Aquilo não se estraga!?