Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Presidente das "coisas sem importância"!

Renovaram o jardim municipal da Figueira da Foz e dotaram-no de muitas entradas e saídas já que este é, na verdade, um jardim citadino. Diferente daqueles que estão mais afastados do centro dos burgos e, portanto, mais preservados e, consequentemente, com um arvoredo mais denso e exótico (como, por exemplo, os de Santarém ou Castelo Branco, que tem mesmo portões e encerram ao final do dia).
Ora, sendo o nosso um jardim de muito mais passagem de pessoas, não podendo nem fechar nem ter espécies exóticas, estranha-se que, logo a seguir a esta passadeira de peões, uma das mais movimentadas da cidade (junto ao tribunal) o jardim não tenha logo ali uma passagem, ocasionando que as pessoas, por comodismo ou pressa, passem por cima daquele pedaço ajardinado e com tubos de rega! (...que de ajardinado já não tem nada e cujos tubos de rega já estão visivelmente deteriorados!).
Esta é uma noticia duma situação sem importância nenhuma, das várias situações sem importância nenhuma que a cidade é farta... perdão, está farta!... e que por isso se agradecia que quem viesse (futuro presidente da câmara, entenda-se!) não olhasse para aquelas "coisas grandes" como aeroportos, vias rápidas de "nenhures a ningures", rotundas a homenagearem o "zé-dos-caracóis", requalificações de zonas ribeirinhas das quais já ouvimos falar mais de uma dezena de vezes mas... nickles!!... enfim, e que se preocupasse mais com aqueles buraquitos nas estradas "sem importância nenhuma", com as "cagadelas sem importância nenhuma" dos cãozinhos nos passeios, da sujidade bem visível e generalizada por uma cidade onde não se vê a lavagem de uma estrada, de uma praça, de um passeio porque, lá está, "não tem importância nenhuma"...
Pois! Deixem lá "as coisas grandes"(que, também, quase nenhuma foi avante!) e preocupem-se com as pequenas que, por serem isso mesmo - pequenas! - com certeza que avançarão! Digo eu!
Vêm!? Afinal os figueirenses nem são exigentes, basta dar-lhes alguma importância!

Uma situação electrizante...

...com tampa caída, fios e cabos à mostra,
ao inicio da rua José da Silva Fonseca!!

ATENÇÃO AOS PERIGOS...

...de contaminação e transmissão de bactérias através das barras dos carrinhos de compras dos supermercados!!
Photobucket
Na secção FIGUEIRA DA FOZ - Noticias e Actividades entre em DIVERSOS E DICAS para saber mais e até como prevenir-se!
***
E na secção dedicada às próximas eleições autárquicas na Figueira da Foz (situada também a seguir à secção FIGUEIRA DA FOZ - Noticias e Actividades) veja o recente e apropriado Widget, do "Autárquicas Figueira"!

Santuário...

...de grande e recente devoção!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Figueira da Foz - Entardecer de Verão...

...e damos-lhe um doce se descobrir onde é!

O PALHETAS ESTEVE EM CANNES !!

O Jornal Online "O Palhetas" esteve em Cannes no passado mês de Maio, a assistir ao seu famoso Festival de Cinema. Clique na imagem e veja o pequeno vídeo que só agora recebemos!

Desiluminados!!!

Para um mero arranjo no candeeiro foi preciso desempedrar um bom naco deste passeio da Praça Velha. Pronto, tudo bem!
Para agora se arranjar o tal bom naco do passeio é que... enfim já lá vão mais de quatro semanas... 30 dias... um mês!!... pronto, tudo mal!
Talvez se não arranjarem mais candeeiros de iluminação pública seja um mal menor... ficamos mais às escuras mas pelo menos não andamos a tropeçar nas pedras!!

Tome nota:

Tem-nos chegado as melhores opiniões sobre o novo cabeçalho do Jornal Online "O Palhetas", que agradecemos.
Também três ou quatro leitores nos fizeram eco que o cabeçalho, por vezes nos seus computadores, aparece com uma mancha cinzenta na parte inferior.
Causa: -deve-se ao facto de a placa gráfica dos respectivos computadores não ser recente. Resolução: -experimente reentrar no "Palhetas"! Na maioria dos casos, resulta!

*****************
Noticias da programação do CAE, constantes, em ARTES E EVENTOS.

*****************
A Casa do Sal e Agricultura Biológica em DIVERSOS E DICAS.

*****************
"Figueira da Foz Feliz a Dançar / Fitness & Dance" junto à Torre do Relógio na Figueira da Foz. Saiba tudo em DESPORTO E TEMPOS LIVRES.

*****************
E continua a decorrer o grande inquérito sobre os candidatos à Câmara Municipal da Figueira da Foz. Duarte Silva, Ataíde das Neves, Daniel Santos... são no momento os três mais votados.

Photobucket

Quem irá ganhar? Veja o numero de votantes e as percentagens. Vá à secção FIGUEIRA DA FOZ - NOTICIAS E ACTIVIDADES, entre em INQUÉRITOS DO PALHETAS e vote também se ainda não o fez.

Hospital Distrital da Figueira da Foz: Maternidade vai reabrir ?

Já pela segunda vez numa semana que o nosso jornal ouviu a hipótese da Maternidade da Figueira da Foz poder voltar a funcionar. Tendo encerrado no final de 2006 por, alegadamente, não existir o número de partos suficientes e estipulados pelo Ministério da Saúde, aponta-se agora a sua possível reabertura ainda antes do final deste ano, situação que está a ser encarada com muito optimismo por algum dos elementos do quadro clínico do Hospital Distrital da Figueira da Foz.

Casas há muitas...

...a cair aos bocados também......mas com este mau aspecto como esta na rua do Viso, vá lá... há algumas mas não tantas assim!

sábado, 22 de agosto de 2009

Acesso abcesso e abjecto!

Está em bom estado o alcatrão da estrada... está em bom estado o piso que rodeia o coliseu... está em bom estado o outro acesso a este parque de estacionamento... então porque é que só este pedaço de entrada tem o alcatrão neste estado!?

Filosofando...

Photobucket

Photobucket
Photobucket

Hot Dog

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Não é por nada...

...mas ocorreu-me que não há só bois nas touradas! Ao ver os trabalhos, feitos por alunos de várias escolas, vandalizados... concluímos que, afinal, eles também passam no jardim...

Tasquinhas + Listas dos candidatos às autárquicas figueirenses

Ver, na secção ARTES E EVENTOS, o programa da X Semana Gastronómica em Maiorca na AMUFM, dias 20, 21 e 22 de Agosto.
====================
E consulte as listas com os nomes que acompanham os candidatos à Câmara da Figueira da Foz clicando aqui.

Este banco não é o BPP...

Pois não, este não é o Banco Privado Português, mas olhem que é difícil distinguir qual deles estará em pior situação...
(Situado no passeio junto à Pensão Residencial Esplanada)

Velhos provérbios - Novas conclusões!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Convento de Seiça: "-Um armazém útil !!!"

Segundo aqui noticiámos, foi elaborado um abaixo-assinado que rapidamente chegou às 1218 assinaturas - visando a recuperação do Convento de Santa Maria de Seiça - que foi entregue na Sessão da Câmara Municipal do passado dia 17 de Agosto.
Foram tiradas cópias para serem entregues a diversas entidades.
No acto da entrega das assinaturas as respostas que obtive do Exmº Sr. Presidente Duarte Silva sobre a recuperação do Convento foram:
-Lamento mas não temos verba nem projecto para a recuperação do Convento. É um concelho pobre. Nunca foram pedidos apoios comunitários para a recuperação do convento!
A Dr.ª Teresa Machado referiu ainda que “-O armazém do Convento é útil para armazenamento da Câmara Municipal, e está cheio, ora assim evita-se alugar um para o mesmo fim”.
A conclusão lógica é de que não há nenhum interesse por parte da Câmara da Figueira da Foz na recuperação do Convento.
Quero acrescentar que não considero Portugal, ou mesmo o Concelho da Figueira da Foz, pobre... talvez sim “pobre” de ideias, de iniciativas, e de organização por parte de quem dirige.
(Maria Rosa Anttonen)

Fossa séptica alaga Abadias!! Será!?

Venho por este meio delatar uma situação que ocorre, vai para um ano, na zona norte das Abadias, em frente á Escola Dr. João De Barros (antigo Ciclo Preparatório) do lado encostado ás casas. Acontece que há uma zona que está sempre alagada, coisa que constato quase todos os dias porque passo por lá quando vou passear o meu cão. Já tenho mesmo visto funcionários - que de vez em quando cortam a relva das Abadias - não a cortarem naquele local visto aquilo estar tudo alagado, vindo essa água de um poço que lá está (eu penso que seja uma fossa séptica de uma das casas) e que corre até onde passa a vala que atravessa a relva. Já houve até quem lá colocasse pedras para poder passar pela aquela zona, mas sem resultados visíveis! Para uma zona como esta, em que andam pessoas a correr ou a passear, esta situação fica muito mal. (L.C.)

Novidades no "Palhetas":

Várias iniciativas do CAE em destaque na secção ARTES E EVENTOS.
Abriu no início de Agosto um novo espaço gastronómico na Figueira da Foz: Restaurante Low Coast. Noticia mais desenvolvida em EMPRESAS E FIRMAS.
Em DIVERSOS E DICAS, destaque para a agricultura biológica que se realiza a todos os Domingos nas Abadias, e também noticias das iniciativas, criações, e apresentação do novo logotipo da Casa do Sal.

E em INQUÉRITOS DO PALHETAS continua a decorrer o grande inquérito online sobre as autárquicas figueirenses.
Este JORNAL ONLINE estreou um novo visual, com um cabeçalho rotativo, mais alegre e interactivo. No entanto em alguns (vá lá que poucos) computadores aparece com uma mancha cinzenta que impede parcialmente a sua visão. Tal facto deve-se à placa gráfica desses mesmos computadores, desadequada ou, o mais provável, antiquada.
É! Hoje em dia, um computador já está meio ultrapassado passados escassos 4 ou 5 anos... isto para não dizer menos!!
(Ainda assim experimente clicar de novo no Palhetas. Às vezes dá resultado e fica bom!)


Arreda-se...

...ou o que o ângulo da objectiva pode sugestionar!

sábado, 15 de agosto de 2009

BIENAL DE ASSOCIATIVISMO 2009 = Grande desfile! (7)

Uma noite de Domingo com a Figueira mesmo a 100%!

Há mas são verdes... quando funcionam!

Como é possível ter estado todo este fim-de-semana este semáforo avariado (cor verde) logo ali no sítio de maior passagem de público no Verão!? À noite, então, confusões permanentes e os inevitáveis "quase-atropelamentos"!
Como a avaria já vem desde Quarta ou Quinta-Feira, o fim-de-semana não serve de desculpa, e portanto resta-nos clamar:
"-Haja Deus, porque fiscais é coisa que não há!..."

News:

Não esqueça da grande votação sobre as autárquicas figueirenses... e vote também em INQUÉRITOS DO PALHETAS!
----------------------------
Em ARTES E EVENTOS, os programas completos das Feiras da Gala e de Seiça - Paião, o programa das Festas na Praia da Leirosa, os próximos eventos no C.A.E. , a Magenta no Lavadouro de Buarcos e ainda uma Exposição de Artigos Cervejeiros.
----------------------------
Em EMPRESAS E FIRMAS o lançamento de mais um livro sobre a Figueira da Foz na Casa Havaneza.
----------------------------
Por fim, em DIVERSOS E DICAS, o itinerário do Grande Desfile de encerramento da Bienal de Associativismo 2009, Domingo dia 16 pelas 21h30.
----------------------------
3º Festival de Bandas Jovens "Noites no Forte"
17 a 22 de Agosto, 22 horas

Forte de Sta. Catarina - Figueira da Foz - Uma organização da Associação Tubo d'Ensaio d'Artes e da Câmara Municipal da Figueira da Foz - Divisão de Juventude. Programa:

2ª Feira - 7Karmas | Farrapos Keimados | Take Over

3ª Feira - Rubi & Bipper | Durval | Glitter
4ª Feira - Grimlet | Triba | Soulgore
5ª Feira - Skruffis | Lulas Belhas | Cães Danados
6ª Feira - Killer Karma | The Vietkongs | Electric Chain
No Sábado- João Peneda | Ozzies | Duvida 413 | Sinopse

(Uma organização da Associação Tubo d'Ensaio d'Artes e da Divisão de Juventude da Câmara Municipal da Figueira da Foz)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Desvendado o 4º milagre de Fátima:
(Clicar na imagem para melhor a visualizar)