Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

quinta-feira, 1 de março de 2007

...à la minute!...




Fotógrafo ‘a la minute’
O fotógrafo `à la minute’ era uma situação muito vista antigamente em zonas de veraneio ou onde passasse muita gente. Como tudo o que evolui, desapareceu. Mais a mais na fotografia, que passou pela ‘revolução’ dos rolos fotográficos e que abalou o conceito do fotógrafo de rua. Claro que agora, com o surgimento da fotografia digital, seria de supor que os fotógrafos ‘à la minute’ desaparecessem de vez. Foi, pois, com agrado, que deparámos na última semana com dois destes seguidores das fotos de rua artesanais, pai e filho, aquele em Buarcos e o filho José Gomes, de 23 anos no jardim da Figueira da Foz.
Sendo um negócio de família que já vem do seu avô, percorrem agora vários pontos do país, tendo mesmo já delineado o circuito a fazer no próximo Verão.
A máquina tem cem anos, tendo começado a ser utilizada por volta de 1905. O pai, Alberto Gomes, herdou e continuou o negócio, tendo passado o ‘vício’ aos filhos.
Lembramo-nos que, noutros tempos, existiam também placardes onde o cliente, na parte de trás, podia colocar a cabeça e do lado de cá o fotógrafo tirava a chapa a uma paisagem pintada… onde o cliente era um belo príncipe ou o rei daquela paisagem! E isto dava para brincadeiras sem fim!
É assim que uma das actividades típicas e tradicionais ainda vai, e aínda bem, resistindo à erosão dos tempos.

Nenhum comentário: