Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Festa da Sardinha no Coliseu Figueirense (foto 1) = O emblema


ESCONDIDINHO

FESTA, SARDINHA E ASAE:
-Grandes atracções no Coliseu Figueirense-

Mais um ano e mais uma vez realizou-se a Festa da Sardinha no Coliseu Figueirense, fazendo jus à sua própria designação, ao contrário duma outra festa da sardinha tida como espalhada pelos restaurantes da cidade onde só há a sardinha mas nenhuma festa, o que até configura uma publicidade enganosa.

No meio da bela e prateada sardinha do mar da Figueira voltaram as noites animadas do Coliseu Figueirense pela louvável iniciativa da “Malta do Viso” que não quis deixar morrer a tradição nem, e muito menos, as noites mais apreciadas pelos figueirenses: a Festa da Sardinha, que movimentou 2.500 quilos, mais 1.000 do que o previsto; 1.000 broas, mais 200; 1000 unidades de caldo verde; mais de 5.000 mil pessoas em três dias.
E depois houve festa, a cargo de um agrupamento musical de entusiastas jovens, que animaram e bem as três noites.

Quanto à outra festa que pretensamente se está a realizar pelos restaurantes da cidade, fomos testá-la. Entrámos num restaurante aderente, pedimos sardinha… mas festa, nem vê-la nem ouvi-la. Até o rádio estava desligado e a televisão (louve-se!) sem som!
Ainda tivemos esperança que o proprietário, de bigode e barba por fazer, nos viesse fazer uma festinha na face… ou que a empregada, de buço, sobrancelhas fartas mas bem arranjadinha, “valhá” Deus, nos afagasse carinhosamente a nuca… mas nada disso! Festas, nenhumas!
Afinal, qual é a diferença entre um restaurante que tem sardinha e não tem festa, e outro que tem sardinha e diz que tem festa!? Nenhuma!

Voltando ao Coliseu Figueirense, este ano a sua Festa da Sardinha até teve um apoio de peso: a ASAE que, depois de inspeccionar, por denúncia, o local - e de ter mandado retirar o caldo verde e os bolos por não estarem facturados - autorizou a continuação da Festa, por a sardinha, confecção e instalações gerais e sanitárias estarem nas devidas condições.

Toni Flórido

Nenhum comentário: