Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

quinta-feira, 14 de junho de 2007

FIGUEIRA DA FOZ, CAPITAL NACIONAL DA GASTRONOMIA


ESCONDIDINHO

Figueira da Foz, Capital Nacional
da Gastronomia

Sim, a Figueira da Foz já é de ‘per si’ a Capital Nacional da Gastronomia, apesar da não institucionalização do título.
Senão, vejamos as inúmeras iniciativas levadas a cabo no nosso concelho. Na Figueira da Foz e por ordem:
• Festival do Sável e da Lampreia;
• Festival dos Peixes Tradicionais;
• Festa da Sardinha;
• Festival do Marisco;
• Festival das Caldeiradas.
A par disto, há ainda o fim-de-semana de Festival de Sardinha no Coliseu Figueirense, a Feira das Tasquinhas na Praça Europa, e diversas festas gastronómicas especificas de cada terra onde as colectividades locais promovem uns apetitosos fins de semana, como por exemplo Borda do Campo com a Confraria do Carneiro e do Arroz, e por aqui perto a Confraria do Bucho, a Confraria (isto das confrarias agora usa-se!!) da Queijada (!), etc.
Mas também é de notar que várias outras cidades fazem o seu dia, fim-de-semana ou mesmo semana gastronómica na Figueira da Foz escolhendo, na maior parte das vezes e compreensivelmente, o Casino para o efeito. Estão neste rol as cidades de Penacova que aqui realizou a sua Semana da Lampreia, Montemor-O-Velho com a Confraria do Arroz e do Mar, o Porto com a Confraria das Tripas à Moda do Porto, Poiares com a sua chanfana, Mira com os grelos de nabo, o maranho de Pampilhosa da Serra, e até mesmo eventos nacionais abrangentes como a Semana Mediterrânica.
Até mesmo um país – a China – aqui realizou a sua semana gastronómica (e não só) já por duas vezes, com elevada presença diplomática.
É por isso que a nossa cidade bem poderia promover-se, e com toda a legitimidade fornecida por estes exemplos (não exaustivos, porque há mais) como Capital Nacional da Gastronomia… ou Capital da Gastronomia Nacional… antes que outros peguem na ideia.
E bem aproveitada e burilada, traria com certeza proventos para os restaurantes locais e, de certeza, para a própria Figueira da Foz.

Toni Flórido

Nenhum comentário: