Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

quinta-feira, 19 de abril de 2007

De pequenino se torce o "pepino"...


Pois é, já lá diz o ditado: “De pequenino se torce o pepino” e, na verdade, este papá babado bem se esforça! O pequenito até está de olhos arregalados!...

Pombas com sorte


Pois é, dizem que não se deve dar milho às pombas, porque sujam mais, porque as doenças etc. e mais porque isto e porque aquilo… mas na verdade causa dó vê-las com fome, e pronto, aí vai disto: tomem lá milho que é, ainda por cima, do que elas mais gostam!
Olhem que se fosse ao contrário, e se elas pudessem, com certeza que nos dariam um bom cozido à portuguesa!!
Foi o “Palhetas” convidado pela nova gerência do Restaurante Marisqueira Tubarão, a cargo de João Rodrigues (ex-gerente do Restaurante da Quinta de Santa Catarina na Figueira da Foz, e da Quinta do Santoínho em Viana do Castelo) para a apresentação da sua recente página na Internet, activa desde este Domingo de Páscoa.
Esta página divulga o óbvio: a localização, os serviços prestados, o “staff” e os seus pratos especiais (para além da ementa geral). Anuncia ainda as eventuais iniciativas ou promoções gastronómicas para o mês em curso.
Tudo isto e muito mais pode então ser consultado nesta sua página na net, no seguinte endereço: (www.tubaraorest.blogspot.com).

Dispensores de dejectos caninos


Estes “dispensores de dejectos caninos”, espalhados pela Figueira da Foz, estão inactivos há já vários meses. Porquê? Tanta publicidade afirmando que a cidade iria ficar mais limpa contando, claro está, com as boas acções dos donos dos cãezinhos mas, afinal, vai para alguns meses que não têm os indicados sacos para os dejectos!
Compreendemos que os inevitáveis energúmenos citadinos se “divertem” a retirá-los constantemente, não sabemos o porquê nem para quê (!), mas impedindo que os ‘donos’ mais responsáveis dos melhores amigos do homem os utilizem devidamente; também reparámos que “atafulham” o repositório dos ditos sacos com lixo variado, o que é incorrecto e impeditivo da sua correcta utilização. Mas sabe-se que é assim em qualquer lado e, neste caso, ou se aumenta a fiscalização ou então mais vale retirá-los do que estarem ali feitos “monos”… é que “monos” já cá temos muitos!

terça-feira, 17 de abril de 2007

PERIGO!-Queda de placa...


Segunda-Feira, 16 de Abril, cerca das 23h00, dois amigos encostaram-se a este poste de sinalização vertical (foto tirada por telemóvel) situado na esquina da rua Bernardo Lopes com a rua Dr. Calado. Falavam de trivialidades quando, de repente, a placa que encimava o poste e indicativa de "proibição de circulação a todo o trânsito automóvel", de chapa grossa, maciça e, portanto, bem pesada, tombou inopinadamente, quase batendo na cabeça de um dos amigos... e se assim tivesse acontecido, não se saberia em que Mundo ele estaria agora, se neste... ou no outro!!
Incrível!!
É que bem pior do que alguém, sem querer ou deliberadamente, ter danificado a aludida placa, é o acto de a terem colocado pendurada, periclitante, ao ponto de caír com qualquer encosto, como aconteceu!! Uma imbecilidade a roçar o criminoso!
Só de lembrar que poderia ter caído em cima de alguma das muitas crianças que por ali passam!...

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Portugal Telecom insensível...


Não se compreende que uma senhora idosa (84 anos!) estivesse 2 (duas!!) horas à espera de ser atendida na Portugal Telecom da Figueira da Foz, ali no Passeio Infante D. Henrique... e de pé, por não haver lugares sentados! Isto no passado dia 10 de Abril.
É incrível, palavra aplicada não só ao tempo de espera (duas horas!!?) mas também ao facto de não haver lugares sentados. Será que a P.T. tem medo que alguém vá para ali fazer piqueniques!?
Valeu, no meio desta situação lamentável, o bom senso e louvável percepção de uma funcionária que, ao aperceber-se da situação, providenciou uma cadeira para a senhora se sentar.
Critique-se a instituição, mas louve-se a funcionária.

quinta-feira, 12 de abril de 2007

SEXTA-FEIRA 13


Sexta-Feira 13
Essa crendice de azar na sexta-feira que cai num dia 13 é a mais popular entre os cristãos. Explica-se: Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira e, na sua última ceia, havia 13 pessoas à mesa.

Antes disso, porém, existem versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

Há também suspeitas de que a crença venha de uma rixa entre o rei francês Filipe, o Belo, e a Ordem dos Templários. No século 14, o monarca decidiu cobrar impostos da Igreja Católico. O papa Bonifácio VIII ficou indignado e o excomungou. Filipe tentou, então, entrar para a Ordem dos Templários. Assim, se reaproximaria novamente da Igreja. Mas não foi aceito. Por vingança, ordenou a prisão e tortura de 5 mil cavaleiros. Isto ocorreu em 13 de outubro de 1307

Paragem ou estacionamento!?


Nesta sitio do Passeio Infante D. Henrique, e no estacionamento mesmo junto à ourivesaria Lontro, encontra-se um sinal indicando que aquela zona é para “paragem de camionetas”.
Só que o chão está dimensionado para carros, o que causa enganos aos automobilistas… e os ‘insensíveis’ das multas não olham a isto, só olham mesmo… às multas!!
Ora, aquando da abertura desta via, e em frente ao mercado Eng. Silva, também foi permitido o estacionamento, o que se revelou um erro, devido ao "apertado" da via, o que foi rapidamente remediado mandando substituir as pedras brancas por pretas, de forma a acabar com os lugares de estacionamento.
Uma indicada correcção que, neste particular, também terá (teria) cabimento.

'Coto' curto


Na rua Dr. José Luis Mendes Pinheiro (em frente à antiga Casa da Mãe) está este interessante ‘coto’ de árvore a ‘nascer’ por entre o empedrado, que já causou tropeções e quedas a pessoas menos desprevenidas, como nos contou um nosso leitor que deu conta do caso na nossa redacção.
É! Na verdade, não percebemos porque cortaram a árvore e deixaram lá o ‘coto’. Será que é para os ‘apanhados’!?

Casa decrépita (Rua do Paço)


Pronto! Se todos têm a certeza que esta casa na rua do Paço não cai nem causa perigo de queda de vidros ou de outros materiais decrépitos, então está bem, deixam-na estar!...

quarta-feira, 11 de abril de 2007

"Raio" em Vila Verde


Enviado para o "Palhetas" online recebemos o seguinte e-mail e foto anexa:

No Domingo de Páscoa estava eu a lavar o carro no jardim, cerca das 16h, quando de repente apanhei um susto de morte pelo estrondo e pelos paus que me cairam em cima, tudo isto provocado por um raio que caiu a escaços 10 metros de mim.
Valeu o facto de estar de costas, o que me protejeu os olhos, e o facto de o raio se ter distribuido por duas árvores - centenárias - o que minimizou os estragos. De qualquer modo, e durante um bom bocado, fiquei bastante perturbado. A minha esposa disse-me mesmo que eu naquele momento não dizia "coisa com coisa"...
Lá aconselha o povo: "-Quando há trovoada afasta-te das árvores!"
Olegário Liceia (Vila Verde)

quinta-feira, 5 de abril de 2007

Carros abandonados - Carrinha


CARROS ABANDONADOS
Carros abandonados pela Figueira da Foz é assunto sem assunto, já que são ‘mais que muitos’. O que não quer dizer que, de vez em quando, não voltemos a dar conta de alguns. Hoje seguem mais dois, uma ‘carrinha’ e uma camioneta.
A ‘carrinha’ está ‘prantada’ desde Agosto/Setembro de 2006 na rua Gonçalo Velho, no estacionamento encostado ao antigo Terminal Rodoviário; A camioneta, por sua vez, a apodrecer aos poucos e já sem pára-choques nem matrícula, ‘rouba’ ali um lugar do exíguo estacionamento ao início da rua da Graça (junto à Escola Bernardino Machado). O mais ‘engraçado’ é que, desde que tirámos a foto e até escrevermos este artigo, esta camioneta já mudou de sítio, precisamente para o estacionamento ao lado. Ora para ter ido para o estacionamento ao lado, é porque circulou… mas circulou como (!?), se não tem matrícula!!?

Camioneta

Corrida de sacos "versus" multas!!

Engraçado, o que se passou há uns dias atrás! Decorria a ‘corrida de sacos’ nas Abadias (uma antiga tradição que, felizmente, está a ressurgir) quando alguns agentes da polícia da nossa cidade, dos quais se diz que, prioritariamente, devem ter uma actuação cívica e até adequada às circunstâncias… bem, acabou por se ver foi uma ‘caça às multas’ a alguns carros na estrada. Obviamente que não estariam bem estacionados, mas estava tudo a correr tão bem, que cabe aqui a pergunta: Afinal, onde pára a “actuação cívica e adequada às circunstâncias” da nossa PSP!?
O pessoal das ‘corridas de sacos’ teve que correr foi para os carros!... e apanhou cá um barrete!!!!

O PAULINO em edição jornal (coleccionável)


Nas próximas oito edições do “Palhetas”, nas suas edições em papel no jornal "O Figueirense", vamos publicar todas as histórias, autênticas anedotas, do Paulino. Terão lugar sempre no mesmo local da página e sempre o mesmo tamanho para permitir que se faça a colecção.
Mas quem quiser visionar, desde já, toda a colecção das histórias, já o pode fazer, aqui no “Palhetasonline.

terça-feira, 3 de abril de 2007

Barracas com mau aspecto



Começou nesta passada 2ª feira (dia 2 de Abril) a semana do Instituto Português da Juventude na Figueira da Foz, o que já vem sendo hábito. Para o efeito colocaram umas barracas nalguns pontos da cidade, mormente junto à torre do relógio, na Praça Nova, e esta que a foto mostra no Bairro Novo.
E o que a foto mostra, é que escusavam de dar barracada com as barracas... bastava terem-nas pintado, com uma única demão de tinta que fosse, para não darem aquele aspecto de desleixo, de sujidade... enfim, aquele aspecto de mau aspecto. É pena!

domingo, 1 de abril de 2007

Exposição AMÁLIA HOJE E SEMPRE



Durante este mês de Abril, no Casino da Figueira, está presente ao público uma exposição sobre Amália, intitulada AMÁLIA HOJE E SEMPRE, com acessórios, vestuário, discos, fotografias e outros documentos variados que vincaram a vida da mais carismática fadista portuguesa. Vale a pena uma visita. A entrada é gratuita.