Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

terça-feira, 31 de julho de 2007

1) Bairro Novo com trânsito!!?...


Ninguém consegue perceber se se pode ou não circular de automóvel no Bairro Novo e a qualquer hora, quer seja de passagem ou só para descargas.
Analisemos os avisos.
1º) Quem pretende entrar no Bairro Novo pelo lado da rua Dr. Francisco António Dinis, junto aos Supermercados Ovo (passe a publicidade) depara com um sinal vertical indicando que é proibido todo e qualquer trânsito automóvel naquela zona; que as cargas e descargas só são permitidas entre as 06h00 e as 10h00; “Com exclusão de Sábados e Domingos”, diz uma placa um pouco mais abaixo… mas exclusão de qual das situações!? Do ‘Acesso às garagens’, ou das ‘cargas e descargas’? Quer dizer que essas cargas e descargas se podem fazer indiscriminadamente a qualquer hora aos fins de semana, ou que nesses dias não se podem fazer seja a que horas for!?
(Se o desejar, clique na foto para a aumentar e melhor visualizar a placa escrita, situada por debaixo do sinal).

2) Bairro Novo com trânsito!!?...


Mas já quem pretende entrar no Bairro Novo pelo lado da rua Dr. Calado, junto à Caravela (passe a dita…) também não o pode fazer… nem para cargas e descargas sejam elas a que horas forem… ou então, como não há nada escrito, pode-se fazer a qualquer hora do dia. É para cargas e descargas, ora, ninguém deve protestar, fica mal…

3) Bairro Novo com trânsito!!?...


Já se quiser entrar no Bairro Novo pelo lado da rua da Liberdade, escusa de dizer que não se pode, porque nós vemos entrar todos os dias camionetas para carregar e descarregar mercadorias, a qualquer hora do dia… e na verdade naquela entrada não existe nenhum sinal de proibição, de indicação ou de mera orientação.

(E à parte de tudo isto, o que está também mal é o facto do semáforo para peões, ali na esquina junto ao toldo, estar “torto”, sendo pouco visível mormente à noite. É uma situação perigosa pois os peões, como não o vêem, avançam, mesmo estando aceso o vermelho!..
.)

Ora, e continuando na noticia principal, a verdade é que o trânsito continua desordenado em todo o Bairro Novo, por todo o apelidado “Picadeiro”.
Não só por as “cargas e descargas” serem feitas despudoradamente a qualquer hora, sem respeito por quem ali passeia ou, quando feitas à hora de almoço, não respeitarem quem está a comer, mas sobretudo e mais importante, por as camionetas, carrinhas e afins, circularem por ali a alta velocidade… quando há pessoas a passear pensando que ali não há trânsito e quando há crianças a brincarem, julgando-se que descansadamente!...
E nunca, mas nunca mesmo nestes dois/três anos em que delatamos estas situações vimos um policia, um sequer, que tivesse mandado parar uma destas camionetas e lhes pedisse responsabilidades… ou que pelo menos que os aconselhasse a ligar os “piscas” e a circular "pianinho" quando ali passassem (ainda que o estivessem a fazer contra a lei)!
Que não aconteça nenhum ‘azar’ são os nossos votos, pois só assim agirão os que são (ou deveriam ser) os responsáveis pela circulação automóvel na nossa cidade.

sábado, 28 de julho de 2007

Faleceu o Jose António!...


Faleceu um figueirense de gema extremamente popular

José António

…o Zé António da mercearia, como era mais conhecido particularmente na nossa cidade mas geralmente por toda a gente, um homem ouvido e respeitado, um purista das ideias e dos costumes…

Chegou-nos hoje de manhã a noticia do súbito falecimento de José António dos Santos Antunes, mais conhecido pelo Zé António, o homem que “sabia de tudo um pouco”! Segundo o próprio nos confirmou, chegou a decorar todo o dicionário nos finais dos anos cinquenta. Nasceu a 16 de Novembro de 1931, pelas 20 horas, na rua da Fonte da Figueira da Foz. Foi assistido pelo Dr. Sotero, tudo correu bem. Àh, nasceu com 3.750 quilos, fez questão de nos informar.

Casou, com 41 anos, com a D. Maria da Piedade Vahia Borges na Igreja da Ordem Terceira e com a bênção do padre Paulo Ribeiro, pelas 13 horas do dia 21 de Novembro de 1971, na que foi a maior alegria da sua vida, fazendo-nos na altura notar que ele e a mulher eram homozigóticos, ao qual retorquimos: “-Ai sim!? Não me diga!!...”

Já se sabe que o Zé António, nas suas conversas, ia até ao pormenor dos minutos, dos segundos, dos nomes das pessoas, do tempo que fazia exactamente há 25 anos atrás quando assistiu a determinado caso pelas 23 horas e dezanove minutos… incrível a sua capacidade de relembrar factos e datas das quais mais ninguém se lembrava… e homozigóticos só queria afinal dizer que ambos tinham o mesmo signo!!

Depois de, com 7 anos, ter dado uma queda de cerca de 16 metros e de ter sobrevivido miraculosamente, o que é certo é que até essa altura ele, que era um mediano estudante sem “queda” para os estudos, viu as suas capacidades de aprendizagem desmesuradamente aumentadas, passando os anos com uma espantosa facilidade. Só tirava 19 e 20. Uma vez andou triste uma semana por ter tirado uma nota muito baixinha: Um mísero 18!!
E não entrou para a escolaridade superior por não ter tido nota suficiente a Canto Coral (não percebia nada de música) nem a Religião!!
Era muito assediado por alunos em dificuldade que lhe pediam ajuda para aquele exame muito complicado e, numa dada altura em que foi ao programa ZIP-ZIP da RTP (16/Nov/969) bem lhe tentaram colocar umas rasteiras com perguntas sobre palavras difíceis do Dicionário de Língua Portuguesa, as quais ele todas cerceou. Já aqui o dissemos, dicionários era com ele!

Outro episódio interessante foi quando lhe esconderam, na brincadeira, o discurso que tinha preparado para homenagear o comandante Mário Luís dos Santos (Pardal), aquando das suas “Bodas de Ouro”. O Zé António não se atemorizou e discursou de improviso citando, palavra a palavra, o que tinha escrito, sem falhar uma virgula!! Calcule-se a “cachola” do surripiador!...

E daquela vez em que foi apresentador dum circo, devido ao apresentador principal ter adoecido? Pois apresentou todo o espectáculo sem uma falha, e em português, espanhol, inglês e francês! Um êxito!

Mais histórias tem o autor deste escrito, retiradas duma entrevista com o Zé António em Abril de 1987. Um homem muito particular, de ideias bem vincadas, do qual os figueirenses sentirão muitas saudades, e que com estas palavras se deseja prestar uma singela homenagem.

Faleceu na madrugada de 27 de Julho. O funeral realizou-se na tarde de hoje, dia 28, pelas 15 horas. Que descanses em paz, José António.

T.F.

terça-feira, 24 de julho de 2007

"El Solitario"(1) = Inimigo público nº 1 de Espanha foi preso na Figueira da Foz


Assaltou e assassinou em Espanha:
-O “Solitário” foi preso na Figueira da Foz!

Quando se preparava para iniciar a sua “actividade” na Figueira da Foz assaltando a Caixa de Crédito Agrícola, na Avenida Saraiva de Carvalho, logo a seguir à Câmara Municipal, foi detido “El solitário” através de uma “musculada” e eficiente acção da Policia Judiciária de Coimbra. Acusado de 36 assaltos a bancos (onde actuava sempre sozinho, daí a sua alcunha) e de três assassinatos de polícias espanhóis, o “inimigo público” nº 1 de Espanha era considerado perigosíssimo, andando fortemente armado e usando sempre colete à prova de bala.

"El Solitario"(2)


Preso ontem, chegou hoje de novo à Figueira da Foz pelas 14h10 para ser presente ao Tribunal de Instrução, depois de ter pernoitado nos calabouços da P.J. de Coimbra.

"El Solitario"(3)


Perante a curiosidade de milhares de curiosos que foram circulando pela zona do Tribunal, pode-se ainda ver no momento o aparato montado pelos jornalistas, mormente os espanhóis, que não querem perder pitada desta detenção, já elogiada pela policia espanhola como “muito bem orientada e executada”.

"El Solitario"(4)


Depois de julgado em Portugal “O solitário” será extraditado para Espanha, onde terá tempo para amaldiçoar o momento em que decidiu vir a banhos para a Figueira da Foz.

domingo, 22 de julho de 2007

ANOMALIAS VARIADAS à volta da Esplanada Silva Guimarães ---- A) Onde há urinóis!?...


Numa foto tirada aínda no mês passado mas onde se constata que vêm muitas excursões à Figueira da Foz e que, normalmente, estacionam no "Parque das Gaivotas", nota-se a urgência de prover aquele parque de uns wc's condizentes para os excursionistas fazerem as suas necessidades. Hoje em dia existem grandes e fortes contentores que são autênticas casa de banho ambulantes, e aquele espaço bem poderia ser dotado de um... claro que a sua degradação poderia ser um problema, às mãos de noctívagos e dos próprios utentes menos cuidadosos... mas há que debelar este problema que atinge os restaurantes da esplanada, tornados autênticos urinóis públicos nestes momentos de "invasão" de camionetas!
Ai existem uns urinóis nas escadas junto à Torre do Relógio!!?...

WC mal assinalado!


...e não se sabe que existem ali uns urinóis porque o letreiro é só um, é minúsculo e está mal colocado !

2)Mau aspecto na Esplanada


Já em plena esplanada, uma zona calcorreada por tudo o que é turista e pelos figueirenses, este mau aspecto da porta, do interior, das janelas partidas e da parede a caír, deve ser, òbviamente, para contrabalançar com o mau aspecto do Castelo Eng. Silva!!

3) Mau cheiro na Avenida


Desta grelha saiem uns maus cheiros que "não vos digo nem vos conto"! Há por ali um qualquer problema de esgotos, que ligam à àgua que devería passar pela grelha mas não passa porque é escassa, o que quer dizer que só passa mesmo o esgoto dos "xi-xis e có-cós"... ufa!... e portanto imaginem o 'pivete' ali mesmo em frente aos restaurantes que se esforçam por defender o turismo gastronómico mas só recebem queixas do mau cheiro!!
A câmara já tem conhecimento disto há alguns meses(!), já lá mandou o sr. eng. "tal", mas parece ser sina neste país os engenheiros desiludirem!!

4)Escadas perigosas


As escadas que ligam a esplanada ao passeio da avenida, ao lado do hotel Atlântico, estão muito perigosas para os peões, devido ao pó e areia das obras que decorrem neste edifício.
Claro está que se compreende que as obras são necessárias, mas ao fim do dia bem se poderia dar uma varridela ou passar com um compressor de ar nas ditas, a fim de as limpar devidamente para assim evitar escorregadelas e as consequentes quedas que se podem revelar bem perigosas.

5) O cilindro dos tropeções


Este cilindro (em primeiro plano na foto) já nosso 'velho' e antipático conhecido de outros anos, continua a "semear" quedas e tropeções na Esplanada Silva Guimarães, ali mesmo em frente ao decrépito Castelo Engenheiro Silva, ao inicio da rua Cândido dos Reis. Ora é incrível como não o retiram dali, já que não serve para nada, pois o "piço" que lá estava nunca mais foi reposto.
E as pessoas lá vão tropeçando, caíndo e, nalguns casos, ferindo-se, perante a passividade de quem, concerteza da nossa autarquia, deveria colmatar tal anomalia da qual já demos conta no ano passado!
Incrível!!
Pode ser que para o ano vá!...

sexta-feira, 20 de julho de 2007

NUFICOL (1) - NÚCLEO FIGUEIRENSE DE COLECCIONADORES


=NUFICOL= Núcleo Figueirense de Coleccionadores a caminho de coleccionar 30 anos de actividade

Inaugurado em 8 de Março de 1978, o Nuficol tem-se distinguido pelo apoio, divulgação e crescentes actividades em prol do coleccionismo. Mas sobretudo tem conseguido agregar os coleccionadores, não deixando esmorecer o seu hobby e promovendo, até, diversas exposições onde o seu trabalho de coleccionadores é visto e exaltado para merecido orgulho próprio.

NUFICOL (2)


Todos nós temos um pouco de coleccionador. Quem não se lembra de juntar “cricas” de garrafas (o autor deste escrito ainda se lembra de fazer colecção das bolas de vidro dos ‘pirolitos’ de bola de vidro!...) ou de caixas de fósforos… ou de bilhetes de comboios em cartão… de cromos dos jogadores de futebol… isto para além das triviais colecções de selos e moedas…

NUFICOL (3)


Pois tudo isto o Nuficol, Núcleo Figueirense de Coleccionadores, se propôs unir, incentivar e divulgar, o que tem conseguido plenamente nesta caminhada já a caminho dos 30 anos de vida.

NUFICOL (4)


As suas exposições citadinas já conheceram vários locais, desde o Salão Nobre da Assembleia Figueirense, o passeio do Edifício O Trabalho, até ao actual local no passeio do Jardim Municipal, sendo bastante apreciadas pelos visitantes e bem concorridas por expositores de vários pontos do país, chegando muitas das vezes a ultrapassar as duas centenas.

NUFICOL (5)


Estas exposições no Jardim Municipal, habituais sempre nos primeiros Sábados de cada mês, vão ter agora nos meses de Verão (Julho, Agosto e Setembro) a frequência de duas vezes por mês, no primeiro e no terceiro Sábado (neste Sábado, dia 21 de Julho, há mais) não só com a apreciada mostra de coleccionismo mas também com a transacção de velharias e antiguidades.
T.F.

NUFICOL (6) = Localização e contactos


Presidente José António Sousa na sede da Associação.

=NUFICOL, Núcleo Figueirense de Coleccionadores=
Rua da República, nº 131, 2º, sala 60
Tlf : 233 425 353 Fax: 233 428 440 Tlmvl: 966 930 593
E-mail: nuficol@nafigueira.com
3080-036 Figueira da Foz

segunda-feira, 16 de julho de 2007

"Chuveirinho"


Uma curiosidade do 'chuveirinho' no nosso jardim municipal. Como o Verão vai mesmo aquecer (dizem eles!) eis uma sugestão para uns refrescantes duches!!

Poste de electricidade perigoso


17 horas de hoje, dia 16 de Julho, rua da República: Poste com fios e disjuntores à mostra, o que se traduz num evidente perigo para as pessoas, mormente para as crinças que por ali passam.
Mas também nunca conseguimos perceber bem estes postes de iluminação pública, parecendo feitos de contraplacado e com as suas tampas sempre a cair, e muitas delas presas já com fita cola ou com fitas à volta!!!... Uma vergonha!!

Sinal às avessas


Pois, é um sinal que esteve às avessas durante boa parte de Sábado passado, dia 14 de Junho, situado ali na curva junto à loja da Tulmar (vê-se mal na foto, e passe a publicidade), induzindo em erro pelo menos um automobilista que já ía em contramão. Claro que é quase impossível apanhar os energúmenos que os viram ao contrário, não pensando que podem provocar acidentes.
Ou então pensando isso mesmo!!

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Também acho que é 'dificio'!!!

Rua que não tem nada de garrido!!


..."que a rua é suja e já não é lavada há anos !!" - Queixam-se alguns moradores e queixam-se também os utentes mais assíduos da rua Luis Garrido.
..."e que também não tem passeios" - Queixam-se ainda outros.
Queixinhas!!

Côto de árvore


Este côto de árvore visivel em primeiro plano na foto, e situado no prolongamento da rua Vasco da Gama, bem que poderia ser removido e dar lugar a uma nova árvore!

Ecopontos cheios!


Seria de bom tom que os ecopontos fossem esvaziados mais vezes, agora que estamos em época de Verão. Um Verão que custa a estacionar pela Figueira da Foz, é verdade, mas onde já se nota mais gente, mais movimento e... mais lixo! Queixam-se muitas pessoas de já terem despejado o lixo nos contentores normais sem fazer a separação... devido aos ecopontos estarem a abarrotar. Ora se tanto incutem nas pessoas, hoje em dia, a necessidade civica de separar os lixos, também deveria haver uma maior assiduidade, por parte da empresa responsável, no esvaziamento dos citados ecopontos.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

BP fechada, cidade prejudicada


Não nos compete aqui analisar quem tem razão neste diferendo com o posto de gasolina da BP situado à entrada da Figueira da Foz.
O que nos compete a nós aqui ressalvar é o enorme prejuízo, incómodo e desconsideração a que são votados os automobilistas, locais ou turistas, que ali prentendem (pretenderíam!) abastecer as suas viaturas.
É uma situação indigna para a cidade!!

Obra (mal) parada!!


Mal começou, esta obra parou!! Nada a que não estejamos já habituados, mas 'gaita'(!), pelo menos podiam deixar os passeios livres para os peões passarem em segurança! É que já por duas vezes, e mormente no passeio do lado da churrasqueira (lado esquerdo da foto) aconteceram 'toques' de carros em pessoas, felizmente em ambos os casos de pouca gravidade, segundo nos contou um morador na zona. Estarão à espera de que haja algum acidente grave!?
Se a obra estiver embargada, nada a opôr, eles lá sabem. Mas pelo menos desimpeçam os passeios!!

Zeribanco no mercado!


Pois é! O único multibanco situado no mercado da Figueira da Foz passa dias seguidos sem ter dinheiro! Nada que não seja igual ao que se passa com a maioria dos portugueses: Tesos! Mas causa problemas aos utentes do mercado que querem levantar dinheiro e não conseguem, e também aos comerciantes que vêm os fregueses irem embora sem comprarem!
Pergunta-se: - É o banco que não carrega este "zeribanco" com dinheiro, ou a empresa encarregada da sua manutenção que não o arranja!?

quinta-feira, 5 de julho de 2007

01 = Feira das Freguesias - Fig.Foz/2007

02 = Sal Tradicional da Figueira da Foz

03 = Quiaios

04 = Alqueidão

05 = Bom Sucesso

06 = Brenha

07 = Paião

08 = Moinhos da Gandara

09 = Maiorca

10 = Tavarede

11 = S.Julião / Bombeiros Voluntários da Fig. Foz

12 = Alhadas

13 = Borda do Campo

14 = Santana

15 = Buarcos

16 = São Pedro

17 = Lavos

18 = Vila Verde

19 = Ferreira-A-Nova

20 = Marinha das Ondas (Não participou)