Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

domingo, 30 de setembro de 2007

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

O MAIOR / MELHOR FIGUEIRENSE VIVO!

Vamos aqui em breves linhas escolher democraticamente (com um único voto cá do “Palhetas”) o maior/melhor Figueirense de… não, de sempre não, mas actual. Vivo, e que resida na Figueira da Foz.

E por onde começar esta escolha "ao vivo"? Sim, porque estamos a escrever e a pensar ao mesmo tempo… ora deixa cá ver, com calma… isto exige arte!... e por falar em arte, ora aí está: o pintor de arte Mário Silva !
Óptimo! Mas espera aí: o Mário Silva nasceu em Coimbra… pois é!


Mas sejamos realistas: dizem que a boa disposição e boas decisões se tomam pelo estômago, portanto temos de escolher um figueirense que nos trate bem do apetite. Já sei, o empresário de restauração Mário Esteves! Boa! Mas estão-me ali a fazer sinal que… ele nasceu onde!? Em Mortágua!?...



Pronto, será um político. E salta-nos logo um nome à boca: Paulo Pereira Coelho... mas é de Coimbra, é verdade!



Então o Dr. Joaquim de Sousa que… o quê!? Foi registado na Figueira mas nasceu também em Coimbra!?



Mau! Viremo-nos para o futebol que, afinal, é o que arrasta multidões. Vamos mas é eleger o presidente da Naval, que tem sabido manter o clube na 1ª Liga! Ah, grand’Aprígio, que é um figueirense da Tocha… ah, pois, não pode ser!...






Bem, o melhor é escolher uma mulher. E continuando no desporto, quem nos tem dado alegrias lá por fora? A nossa Ticha Penicheiro! Campeã na Rússia, campeã nos Estados Unidos… bolas, mas não reside cá, reside ora na Rússia ora nos Estados Unidos, também não pode ser a escolhida!


Mas médico famoso e distinto é o Dr. José Nascimento Costa, figueirense de gema…
...mas vive em Coimbra.





Já sei: o Augustus! Famosíssimo costureiro e estilista da alta moda internacional…
Raios (desculpem a imprecação) !!
Nasceu aqui mas vive em Lisboa!




Só se for o nosso João Mário Grilo, conceituadíssimo realizador, cineasta, professor universitário. O quê!!? Também vive em Lisboa!?





E agora de repente lembrei-me do Hugo Almeida, futebolista de alta qualidade, Campeão Nacional pelo F.C. Porto, agora a viver na Alemanha, onde representa o Werder Bremen! Pois, também não vive cá!...





Definitivamente, vamos para um político, que começou do nada e agora é um digníssimo deputado da Nação, e figueirense de gema: Miguel Almeida, pois claro… ai também vive em Lisboa!?



…bem, após largos minutos de meditação, e depois de algumas dificuldades encontradas neste processo do maior/melhor figueirense vivo e residente na Figueira da Foz, escolhemos com a maior isenção o eleito, um descendente do “Palhinhas” (que foi um apreciado jornal crítico, irónico e cosmopolita dos anos 50 e 60) : O PALHETAS!

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Paragem de autocarro complicada!


Carta dirigida (e nunca respondida) ao Sr. Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz (recebida por e-mail e assinada por A.G.):

"Não tenho meio de transporte próprio e uso diariamente o autocarro da AVIC "Cabo Mondego/Cova/Cabo Mondego". A paragem no percurso para a Figueira, mais perto da minha residência fica localizada na Avenida 25 de Abril na direcção do restaurante "O Paquete". O piso desta paragem não está fixo, as pedras "dançam", não tem banco para nos sentarmos e o sistema de rega das zonas verdes está também direccionado para aquele espaço."


"Esta situação já se arrasta há longo tempo, pelo que me dirijo a V. Exa, para que tome as necessárias providências a fim de melhorar esta paragem, em todo o seu aspecto e, inclusivamente, no sistema de rega. A NOSSA CIDADE necessita de contribuir para evitar o desperdício de água que é pouca e cara e dar conforto aos seus habitantes e turistas que nos visitam ."

N.A.= Pois, e para tomar banho cada um prefere faze-lo em sua casa e não numa paragem de autocarro. Então e o sabonete!? Então e a toalha!?


Passeio de mau aspecto!


Após uma publicação aqui no "Palhetas" datada de 07 de Setembro e dando conta do mau estado da entrada para o mercado municipal, os nossos leitores registaram com agrado o seu arranjo, aínda que precário, pois arranjar o alcatrão degradado com cimento... enfim, não será para durar muito, mas para já, e com muita boa vontade... serve!
E já agora sugerimos o pequeno arranjo deste naco de passeio, onde faltam pedras ou um pouco de cimento, ali mesmo ao inicio da rua Dr. Francisco António Diniz. Agradecíamos agora é que não arranjassem este passeio com alcatrão!!!

Confusão maritima!!


Você é capaz de descodificar esta imagem!?

sábado, 22 de setembro de 2007

Figueira sem carros... mas com Presidente!



A Figueira da Foz aderiu ao Dia Europeu Sem Carros e assinalou a data com várias iniciativas dedicadas aos mais pequenos, tendo para isso encerrado um troço da Avenida do Brasil e outro na rua da República (na foto).
À tarde o Presidente da Republica, no âmbito do Roteiro para a Inclusão, associa-se às comemorações do 125º aniversário da Figueira da Foz como cidade, visitando as Instituições Associadas: Misericórdia - Assembleia Figueirense - Bombeiros Voluntários - Ginásio Figueirense.
Depositando uma coroa de flores na Estátua do Centenário, Cavaco Silva receberá ainda a Chave de Honra da Cidade em sessão solene no Salão Nobre da Câmara Municipal.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

PARABÉNS FIGUEIRA PELO 125º ANIVERSÁRIO


A Figueira da Foz comemora hoje, dia 20 de Setembro de 2007, os seus 125 anos como cidade.
O Jornal Online "O Palhetas" deseja-lhe as maiores venturas em todas as suas vertentes.

SOCOLARI...


quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Nova decoração!


O Castelo Engenheiro Silva tem uma nova vedação/decoração. Depois de já ter estado entaipado em madeira, de ter tido uma vedação metálica, outra vedação em rede, de tanta vedação e de tanta decoração chega-se à conclusão que "aquilo" continua é... sem solução!
É pena ! É uma "pena" de muitos anos que a Figueira lamenta!

(...e já agora uma insignificante pergunta: -Têm a certeza que o seu inclinado "cocuruto" não cai, não têm!?)


PSD ou PSV!?


Não nos compete saber se a sede concelhia do Partido Social Democrata da Figueira da Foz tem ou não telhados de vidro. O que sabemos é que um vidro partido de uma das suas janela, há já largos meses, ainda não foi reposto. Não é que seja coisa grave mas é demonstrativa de um certo desleixo. Já há quem lhe chame a sede do PSV (Partido Sem Vidro)!
Não há dúvida que é preciso para ali mais coisas novas para além do vidro!...

Buraco "chato"!


É, na verdade, "chato " e persistente este buraco que, volta e meia, "renasce" ali em pleno Bairro Novo, mesmo em frente à pastelaria Império (passe a publicidade). Diga-se em abono da verdade que já foi arranjado, foi sim senhora! Mas mal apanha os funcionários da Câmara de costas, "pimba", toca de abrir outra vez.
Ora também chegou a vez dos tais funcionários mostrarem melhor a sua competência e tratarem mais incisivamente do assunto. Porque senão anda-se eternamente neste "tapa-destapa"!!

domingo, 16 de setembro de 2007

Dr. Pedro Santana Lopes


Do blogue do Doutor Pedro Santana Lopes, postado no passado dia 12 de Setembro, retirámos, com a devida vénia, o texto que se segue intitulado Justiça :

"Entraram e estão a dar entrada, em Tribunal, as acções judiciais com pedidos de indemnização a todos os que escreveram, ou disseram falsidades, que constituíram calúnias graves, quando estive no exercício do cargo de Primeiro - Ministro, em 2004-2005.

Deixei decorrer o tempo suficiente, dentro dos prazos legais, para que os autores se pudessem retratar e para que eu, eventualmente, atenuasse a percepção que tinha sobre as consequências desses actos. Não houve a devida retratação e, por outro lado, não alterei a minha ideia sobre a gravidade dessas condutas.

Escreveram de tudo, nomeadamente absolutas e absurdas invenções sobre deslocações oficiais, saídas nocturnas, festas e o dia-a- dia na Residência Oficial de São Bento, num caso; uso de avião do Estado para férias, noutro caso, com referências pessoais inadmissíveis; ainda noutro caso, inacreditável insinuação, de uso de substâncias proibidas, sempre gravíssima (acrescida do facto de ser dirigida contra quem exercia as funções de Primeiro- Ministro). Nesses processos, um deles demandando um Ministro do actual Governo, foram deduzidos os pedidos que eu considero serem os correspondentes aos danos e prejuízos causados por essas falsidades caluniosas.

O primeiro destes processos entrou há dois meses, o segundo há duas semanas e o terceiro entrará na próxima semana. Não pensem que ficava esquecido o que alguns fizeram. Mas é assunto que não quero desenvolver. Fica só a informação. Há que respeitar os Tribunais, e, esse respeito, implica que o seu trabalho possa decorrer sem debates externos e estéreis. Agora, serão, pois, esses mesmos Tribunais a decidir. É assim num Estado Democrático de Direito."

A língua traiçoeira é muito portuguesa...


Não sei bem porquê, sempre desconfiei que a palavra otorrinolaringologia era uma palavra de esquerda, tal como todos sabemos perfeitamente que redondo é uma palavra centrista e que recta é uma palavra de direita!
Desconheço por que 'raio' me veio isto agora à memória pois na verdade nunca tinha reflectido filosoficamente acerca de tema tão profundo e complexo.
A palavra hemiplegia, por exemplo, é outra acerca da qual sempre fiquei "de pé atrás", por me fazer lembrar algo que "não ata nem desata".
Por sua vez também crru... curru... (...como se diz!?) coru... ah, corrupção, é isso, tem contornos morfo-sintácticos dificeis de definir, de forma a podermos integrá-la em qualquer daquelas entidades espaciais!
O elemento grego "clepto", por exemplo, não tem (segundo penso) um lugar especial na tal geometria , embora possa estar repartido um pouco por todos eles e dar origem a grandes equívocos pois a língua portuguesa , como todos sabemos, é muito traiçoeira!! (JMSO)

Vidros perigosos


Na esplanada Silva Guimarães. e por debaixo das escadarias onde se encontra a gelataria Emanha (passe a publicidade) existem umas garagens que, por sua vez, têm umas pequenas janelas que dão para a via pública.
Acontece que os vidros destas três janelas estão partidos, o que ocasiona um evidente perigo para as crianças que por ali brincam que, na sua inocência, têm a imprevidente curiosidade de meter a cabeça para "vêr o que está lá dentro"!
Cuidado!! Afinal, a quem pertence a responsabilidade de colocar os necessários vidros novos!?

Alcatrão degradado...


Encontra-se visivelmente degradado o piso na rua poeta Acácio Antunes. Se já dá mau aspecto a sua visualização, o pior mesmo é a degradação causada nos "pobres" dos pneus, mormente dos carros cujos condutores ali passam amiude.
-"...queres ver que nem há dinheiro para umas latas de alcatrão!?"

sábado, 15 de setembro de 2007

Associado CNAFF ganha em Bayona


A embarcação BetterSoft Pégaso,
associada do Clube Náutico da Figueira da Foz
ganha Troféu Conde de Barcelona

A Embarcação BetterSoft Pegaso de Jorge Marques, associado do Clube Náutico da Figueira da Foz, participou em Bayona no XXII Troféu Principe das Asturias onde estiveram presentes cerca de cem embarcações competindo em sete classes.
O BetterSoft Pegaso ganhou o troféu Conde de Barcelona, atribuido à melhor embarcação de toda a frota portuguesa presente, bem como o segundo lugar na classe “Open Cruzeiros”.
Depois do titulo de vice-campeão no Campenato Nacional de Cruzeiros classe ANC, ganho em Portimão, obteve o nono lugar em IMS Open no troféu Quebramar Chrysler, disputado ao largo de Cascais.
A tripulação composta por Rosário Fino (leme e táctica), Jorge Marques (trimmer da vela grande) Paulo Duarte (genoa e balão), Luis Duarte ((genoa e trimmer do balão) Paulo Fernandes (piano) e Antonio Maranha ((mastro e proa) continuará durante o mês de Setembro (14 a 16) com a participação no Desafio Audi em Sanxenxo, e no Campeonato do Mundo de IMS 670 (de 19 a 23).

terça-feira, 11 de setembro de 2007

O "ticket" está lá!...


...pois está, e nada há a dizer!

Falta o 'contentor' do papel!


Pois, falta o contentor de papel há já vários meses, ali mesmo junto à saida traseira do Grande Hotel Mercure, na rua de Santa Catarina. Estão lá os outros dois (plástico e vidro) e até está o normal contentor de lixos caseiros. Mas os moradores andam "ao papel"!

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Faz falta Parque Infantil


Faz falta um parque infantil na Urbanização Vale de Sampaio, situada ali mesmo à esquerda antes da entrada em Tavarede.
É já uma zona muita habitada e, portanto, com muitas crianças. Mas apesar de ter alguns espaços relvados, não dispõe de nenhum entretem para as crianças. Uns baloiços e "escorregas" seriam o encanto dos mais novos e um descanso para os pais.
A nossa Câmara costuma estar atenta a estas coisas. Estamos em crêr que aqui também irá agir.

Pode-se ou não!?


Aqui pode-se virar à direita. Todos o sabem. Então porque é que há um sinal que indica que não!? É capaz de estar incorrectamente virado "para cá"... mas nesse caso endireitem-no, ou será que é preciso contratar um engenheiro para isso!?

Sujidades (1)


Alguém nos conseguirá explicar este mau aspecto fisico/mau aspecto visual / mal cheiroso sítio, desta "desgraçadinha" entrada no mercado municipal pela rua Dr. Francisco António Diniz!?

Sujidades (2)


É também visível a sujidade no chão e nas paredes deste troço da Rua Cândido dos Reis o que, aliado ao mau cheiro que se adivinha, não abona em nada a nossa Câmara Municipal, que deveria ter mais em conta a limpeza desta zona, uma das mais calcorreadas da cidade.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

O GRANDE "MAS"... DO BAIRRO NOVO!


MAS…

Estava um belíssimo dia naquele primeiro Sábado do passado mês de Agosto, que se fazia sentir particularmente agradável no Bairro Novo.

Mas… da parte da tarde, algumas pessoas sentaram-se numa esplanada para, deleitadamente, beber um refresco e umas águas mas um dos donos, passados escassos cinco minutos, pôs a conta na mesa e, olhando incisivamente para o relógio, lá foi dizendo que “a esplanada não é sítio para se estar muito tempo” porque “há mais pessoas a quererem-se sentar!!...”
Claro está que as pessoas foram-se embora indignadas com o que lhes foi dito e as que se seguiram também, pois também ouviam a mesma antipática “cantilena!!
Ora as esplanadas são para quê!? Para beber e andar como num self-service!?
E qual será o tempo cronometrado para, por exemplo, um café e uma água?

Mas… e entretanto, as pessoas iam-se entretendo a ver, isto por volta das 18 horas, passar algumas camionetas de cargas e descargas que ali só se podem (só se poderiam!) fazer das 06h00 às 10h00 da manhã!!
Polícias!?
Mas… policias nem vê-los, talvez com receio de serem atropelados pelas inúmeras bicicletas que por ali circulam a alta velocidade “pilotadas” por adultos e jovens, passando ‘rasantes’ aos assustados turistas e crianças que julgavam ali poder caminhar em segurança, isto porque ninguém os avisou que o Picadeiro não era uma ciclovia!

Mas… o que vale é que o pessoal divertia-se a ver as funcionárias de alguns restaurantes passar com os estridentes contentores e pestilentos sacos de lixo. Eram (repetimos!) cerca das 18 horas!!

Mas… o que vale é que chegou as 20 horas e, saltitando aquém e além para não pisar os inúmeros excrementos caninos que recheiam o empedrado do Picadeiro, mais gente passava por ali para ir jantar… e ir para outra esplanada onde não existisse cronómetro!

Mas… eis que cerca das 23h30 daquela noite cálida e sem vento do primeiro Sábado de Agosto num Bairro Novo apinhado de povo, os empregados desta esplanada sem cronómetro começaram a levantar as mesas, a empilhá-las, a correr autenticamente com as pessoas que estavam ali descansadamente sentadas!!! Pois é!

Mas… se agora forem perguntar aos responsáveis das firmas aqui não citadas como decorreu o mês de Agosto, olhem que ainda são bem capazes de, com todo o descaramento, afirmar que “não foi nada bom”!!

Mas… porque terá sido!?