Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

sábado, 12 de abril de 2008

...3...2...1...

Embargados(3)
Degradados(2)
Complicados(1)

...e nós lix
ados!!Chamemos a esta situação "embargado 1"! E é muito bem capaz de ser "o pai" dos prédios embargados na Figueira da Foz! Parece que já está assim vai para uns bons ("maus", dizem os moradores da zona!) dez anos!!!
Dificulta quem quer entrar na rua das Galinheiras, desfeia a rua do Pinhal, é ninho de ratos e de "mosquitagem" e incomoda visivelmente os vizinhos.
Mas deixem lá, pode ser que daqui a mais dez anos...


Já aqui ("embargado 2") é a segunda vez que focamos esta situação: prédio embargado há já vários meses, com o caricato de existir uma clara situação de perigo para os peões: não podem circular no passeio, têm de vir para a estrada que ali é bastante apertada mais notoriamente quando há carros estacionados (o que é quase uma constante)!...

...e este "embargado 3" estará mesmo embargado ou tão "simplesmente" abandonado!? Não é por nada, só que ali naquela zona onde passam tantos turistas, e mesmo em frente a um conceituado hotel, não fica nada bem nem dignifica a cidade. Antes pelo contrário!...


Nesta categoria - e que "categoria"! - de prédios degradados, este da rua do Paço já tem "barbas"! Estarão à espera que venha abaixo!?
A inépcia, ou a espera que eles, com o tempo, aumentem de valor, não deveria ser sinónimo de tal degradação. Pelo menos entaipá-los seria de bom tom. Mas isso era quando na nossa edilidade existiam fiscais que se preocupavam com estas coisas...


Já este prédio... enfim, é mesmo aconselhável as pessoas não se arriscarem a passar nem perto do passeio pois correm o risco de... correm risco de vida se um pedaço de vidro - dos muitos que já caíram - lhes acertar na cabeça!


Para terminar esta "saga", o "Palhetas" agradece que alguém explique o que é isto que se observa nesta casa e neste passeio da rua Dr. Santos Rocha.
"Sopraram-nos" que antigamente existia ali um chafariz do qual ainda lá resta a base, e que até construíram o bueiro propositadamente para apanhar a água que se escapava...
Claro que o chafariz já lá não está lá há um ror de anos! Desde o século passado e aí pelos anos sessenta/setenta... mas continua lá a base e o bueiro!! Mais valia lá terem deixado o chafariz, desactivado que fosse, que sempre daria um ar de graça à rua e evocaria outros tempos! Assim, "nem é carne nem é peixe"!
E depois, já repararam também no passeio esburacado, partido e abaulado, provocando quedas e os inevitáveis "torce-pés"!?


Nenhum comentário: