Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Formação sem emoção

Quem frequenta ou se desloca, uma vez por outra, ao pavilhão Jorge Galamba Marques do Ginásio Clube Figueirense, apercebe-se da imensa actividade ali reinante, através das suas escolas e "escolinhas" de basquetebol, karaté, kempo, natação, remo, triatlo, e até de outras actividades sazonais ou eventuais.
O Ginásio é um agregador de formação... mas não desperta nenhuma emoção!
Expliquem
o-nos: As pessoas, sócios ou atletas em formação ou já formados gostam, para além dos seus treinos, de ter no clube uma modalidade da qual se orgulhem. O Ginásio tem... perdão... tinha o basquetebol.
Se os ginasistas têm razão de se orgulhar do seu passado basquetebolistico, não o têm no momento. Nem os ginasistas nem os outros adeptos de outros clubes. O basquetebol em Portugal está em decadência, por mais que estas palavras firam alguns. Há clubes a desistirem todos os anos, a competividade é nula, e esta coisa de este ano quase não ter havido inicio de campeonato... e no momento haver duas zonas basquetebolisticas que, mais para o final, vão ter jornadas cruzadas... soa a invenção de fraco gosto!
Mesmo no momento, o Ginásio está em penúltimo lugar com duas vitórias!!
Já uma vez escrevemos que, das duas uma: ou o GCF continua a insistir na sua modalidade de tradição (basquetebol profissional) mas que não tem brilho, projecção ou militância nacional, ou então bem poderia dar o ous
ado mas futurístico passo de acrescentar (ou substituir pelo basquetebol) a modalidade que está em crescendo em Portugal e que se adivinha não ser mais onerosa: o Futsal! Tem pavilhão e condições para isso. E teria público, muito mais associados, emoção e militância clubística!
Faltará a coragem e a tal necessária ousadia!? Entre o "deixa andar" e o "dar um passo em frente" qual será também a opinião de quem nos lê!? Pedimos aos leitores que deixem a sua opinião nos "comentários"!

15 comentários:

Mr. Burns disse...

Também concordo com o futsal.

Anônimo disse...

Ao ler esta opinião, e como ginasista que sou, comecei por torcer o nariz... mas acabei por concordar. O basquet já não arrasta ninguém! E quem não se lembra daqueles "inflamados" jogos do Ginásio no Pavilhão dos "Caras", em Buarcos, ou até mesmo no Pavilhão do Liceu!? Isso é que era! Agora nem pensar! E tudo isto começou quando, há bem mais de uma dezena de anos, o Sporting acabou com a modalidade. E uma competição pode não ter o F C P que ainda "é como o outro", mas se não tiver ou o Sporting ou o Benfica, então tem tendência a não ter sucesso. Veja-se o caso do Futsal em que, já hoje em dia, um Sporting-Benfica arrasta multidões! O futsal no Ginásio daria uma maior alma ao clube e à cidade. Estou de acordo.
A.O.

Anônimo disse...

E porque não o Volei. é um desporto bonito e onde não há contacto fisico entre os praticantes.

Anônimo disse...

E porque não as caldeiradas?
Treinador: Quim Pancada.

Anônimo disse...

Também são 5... a troca seria bem vinda!

Anônimo disse...

Por mais fenòmenos que se busquem como justificação para tal desinteresse,estou em querer que o GINÁSIO se fecha demasiado para a comunidade.Assim é facto, que tem um investimento apreciável na Formação, e não deixa de ser verdade que tem um valor patrimonial admirável, mas não o promove dando brilho ao que tem.
Uma das razões reapare-se,tem a ver com a falta de ligação com os orgãos de cumunicação social,tendo problemas quase com a generalidade deste meio de promoção fulcural.
Fechado no seu "umbigo directivo" e baseado na filosofia viciada do senhor JOAQUIM,vive orgulhosamente só e a suspirar de saudade,por um Galamba Marques que do trabalho fazia a devisa e da humildade o segredo para promover o seu GINÁSIO.
De resto com esta postura, nunca pode haver estratégia e adaptação aos tempos modernos e por isso não vou alvitrar se o Futsal por exemplo seria uma boa solução.
Sem as permíssas mencionadas,dar opinião é chover no molhado.
Tenho dito,viva o Mercado Eng.Silva.

Anônimo disse...

Desculpem os erros ortográficos,é que só sei mesmo pensar...
Tinha esquecido no comentário atrás...

Anônimo disse...

Não sou muito favorável ao eventual "acabar" com o basquetebol no Ginásio. Bom seria coexistirem o basquet e o futsal... mas se me dessem a escolher... talvez escolhesse mesmo o futsal. Pelo menos encheria o pavilhão! (M.R.S.)

Anônimo disse...

A desgraça do Clube chama-se Quim Pancada. Ninguém entende qual o papel do Engº Tomé como Presidente.
O " taliban " é que manda em tudo e o resto são cantigas.
Com o Pancadas à frente do Clube nada vinga. O Clube está descaracterizado, não sendo de espantar que cada dia que passa mais pessoas se afastem da colectividade.
O culpada é só um o Quim Pancada e mais nenhum...

Anônimo disse...

Deixem lá o Dr. Joaquim de Sousa em paz! Não só ele não se importa de ter a alcunha de "Kim-pancada" como tem dado muito ao clube! Adivinho mesmo que muitos do que aqui "postam" ainda não eram nascidos e já J.S. dava muito ao Ginásio!
Quanto à questão posta pelo Palhetas... é dificil! Mas a verdade é que o basquetebol já não dá nada, nem emoção, nem devoção! Uma pessoa pode dizer que é ginasista... mas ginasista "de quê"!? De que modalidade? As escolinhas são espectaculares, como diz na notícia, mas e o resto? Onde está uma modalidade "charneira" que orgulhe o sócio?
M.S.

Anônimo disse...

O Quim Sousa, (sim, porque ele não é dr. é sim licenciado, num país onde impera o provincianismo e se chama dr. a todo e qualquer badameco licenciado em serviços sociais) deu muito ao Ginásio??Cala-te, pois defenitivamente, não sabes do que falas. Aposto que feitas as contas, beneficiou muito mais ele do Ginásio do que o Ginásio dele. Nem só o dinheiro conta...

Anônimo disse...

SSSim, ninguem vê, nos Estados Unidos chamarem ao presidente, Dr. Barack Obama, só mesmo neste país mediocre se promove dessa forma a mediocridade reinante, isto há-de acabar com tipos com o antigo ciclo a obterem licenciaturas através das novas oportunidades, pobre país este.

Anônimo disse...

O Dr. Joaquim de Sousa, desde a sua meninice que é sócio, foi desportista, seccionista, dirigente, director... e continua hoje em dia a prestar a sua colaboração. Dos que o criticam algum terá, só um décimo que seja, do seu curriculum!?...

Anônimo disse...

E eles a dar-lhe com o Dr. Será que os portugueses não têm imaginação e dão o nome de Dr. aos filhos com tanta frequência ou somos só um país de tesos e ignorantes mediocres mas doutores?
Já agora, descreva-me o magnifico curriculo do Quim Pancadas, sem nomear os cargos de nomeação politica ou seja cunha. E já agora desfaça-me a dúvida entre dirigente e director, como se eu fosse mesmo estúpido, ok?

Anônimo disse...

pois