Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Vamos 'passeadar'!?...

"Passeadeiras" para peões
Do ponto de vista dos peões as passadeiras, na Figueira da Foz ou em qualquer outro ponto de Portugal, talvez do mundo, são essenciais para a sua segurança e, também, para uma maior fluidez e disciplina no atravessamento das vias. Permitem atravessar uma estrada movimentada com segurança, sem ser a correr e sem ser a "fintar" os carros.
Mas parece que ninguém liga ao ponto de vista dos automobilistas quando param para dar passagem a pessoas que: A) Atravessam a passadeira para peões muito devagarinho e a olhar desafiadoramente para o automobilista; B) Atravessam a passadeira muito devagarinho, olhando para o condutor de modo altivo e sempre a falar, também devagarinho:"-Calma... que é isso!? Eu vou aqui na passadeira!... eu é que tenho prioridade!... Ora essa!!..." E continuam, e não se calam, e sempre com a mesma lenga-lenga... "...ora essa!!". C) Duas ou três pessoas a atravessar a passadeira muito devagarinho... que na precisa altura em que vão mesmo a meio, abrandam ou param mesmo para explicar melhor aquela parte da conversa que vão tendo uns com os outros!... D) São os piores: aparecem de repente quando os carros já vão a meio da passadeira e desatam depois a chamar nomes ao desprevenido condutor: "-...seu isto! ...seu aquilo!... então não vê que eu vou aqui no meio da passadeira!?... seu..." E vão olhando à volta para ver o efeito criado!!
Resumindo: Para muitos peões, aquelas 'riscas' não são mais que "passeadeiras"!
--------------
ACRESCENTO: Bem falta faz aquela publicidade institucional que passou na TV há uns anos: Antes de atravessar uma passadeira faça-se ver para ser visto!

3 comentários:

Guimaraes disse...

Não esquecer o caso de pessoas que, embora não aparentem, têm a mobilidade reduzida por, por exemplo, problemas neuromotores.

Anônimo disse...

Boa "malha"! Vem mesmo a propósito! O automobilista é que costuma pagar sempre "as favas" mesmo sem ter culpa!! A.O.

Anônimo disse...

E quando o condutor apanha o peão na passadeira?...e por acaso o peão até vai desta para pior?...Que tipo de "passeadeira" é...?...coitadinhos dos condutores não têm culpa pois não?
Afinal tambem á burros a conduzir e lógico a fazer a "passeadeira"...