"Passeadeiras" para peões
Do ponto de vista dos peões as passadeiras, na Figueira da Foz ou em qualquer outro ponto de Portugal, talvez do mundo, são essenciais para a sua segurança e, também, para uma maior fluidez e disciplina no atravessamento das vias. Permitem atravessar uma estrada movimentada com segurança, sem ser a correr e sem ser a "fintar" os carros.
Mas parece que ninguém liga ao ponto de vista dos automobilistas quando param para dar passagem a pessoas que: A) Atravessam a passadeira para peões muito devagarinho e a olhar desafiadoramente para o automobilista; B) Atravessam a passadeira muito devagarinho, olhando para o condutor de modo altivo e sempre a falar, também devagarinho:"-Calma... que é isso!? Eu vou aqui na passadeira!... eu é que tenho prioridade!... Ora essa!!..." E continuam, e não se calam, e sempre com a mesma lenga-lenga... "...ora essa!!". C) Duas ou três pessoas a atravessar a passadeira muito devagarinho... que na precisa altura em que vão mesmo a meio, abrandam ou param mesmo para explicar melhor aquela parte da conversa que vão tendo uns com os outros!... D) São os piores: aparecem de repente quando os carros já vão a meio da passadeira e desatam depois a chamar nomes ao desprevenido condutor: "-...seu isto! ...seu aquilo!... então não vê que eu vou aqui no meio da passadeira!?... seu..." E vão olhando à volta para ver o efeito criado!!
Resumindo: Para muitos peões, aquelas 'riscas' não são mais que "passeadeiras"!--------------
ACRESCENTO: Bem falta faz aquela publicidade institucional que passou na TV há uns anos: Antes de atravessar uma passadeira faça-se ver para ser visto!
3 comentários:
Não esquecer o caso de pessoas que, embora não aparentem, têm a mobilidade reduzida por, por exemplo, problemas neuromotores.
Boa "malha"! Vem mesmo a propósito! O automobilista é que costuma pagar sempre "as favas" mesmo sem ter culpa!! A.O.
E quando o condutor apanha o peão na passadeira?...e por acaso o peão até vai desta para pior?...Que tipo de "passeadeira" é...?...coitadinhos dos condutores não têm culpa pois não?
Afinal tambem á burros a conduzir e lógico a fazer a "passeadeira"...
Postar um comentário