Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

INTERNA I ONAL!!?


Caixas de Correio
(Jardim)
Sem ser por Correio Azul vai mais devagar...
...e nem há grande preocupação com a escrita !!

O Sr. Dexim!


Correios de Portugal
Está demais e é verídico

"Fui recentemente aos Correios na baixa de Lisboa e fui atendido por uma dessas novas funcionárias dos Palops. A funcionária (era loira de carapinha!!) dos Correios perguntou o nome para colocar no recibo.
Sem dar importância disse-lhe:” -Deixe em branco.”
Agora podem ver no recibo o que a funcionária escreveu no local do meu nome.
Para não dizerem que é mentira... Aqui vai!"

Chamem a policia!... Óóóó...


O que vale é que estes não são casos para se chamar a policia... mas se fossem também era capaz de não valer de nada!!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

As saudades da tasquinha do "Doutor" Arnaldo

Doutor Arnaldo
1916 / 2008 = 92 anos
As saudades da casa (tasquinha) que foi a mais conhecida e apreciada da Figueira da Foz.

Arnaldo Saltão nasceu em 26 de Fevereiro de 1916 (pois é, faz esta 3ª feira 92 anos!) oriundo de uma família humilde. Como tal, e após ter tirado a então 5ª classe, cedo começou a trabalhar.
Começou por ganhar 38 escudos por mês e percorrido diversos empregos, desde marçano, carvoeiro, servente de pedreiro, vidreiro, vassoureiro...
Em 1943, com 27 anos, estabeleceu-se por conta própria, abrindo uma tasquinha no Bairro Novo, aquela que se tornou bem afamada pelos seus petiscos, saborosos e baratos, e frequentada não só pelos figueirenses, mas por doutores, artistas, romeiros, veraneantes, trabalhadores das docas,
governadores civis, pedreiros, estadistas, e por muitos espanhóis que, ano após ano, não dispensavam nas férias as idas diárias ao frequentado "consultório" para curar as suas maleitas! Muitos acompanhados da esposa e filhos, pois ali tudo entrava, comia e falava, o respeito sentia-se, a educação imperava.
Foi a pequena tasca dos grandes acontecimentos, das fortes amizades, de inesquecíveis momentos bem acompanhados de um "tintol" de barril ou do "branco" do lavrador. Das conspirações contra a ditadura reinante e do calar de boca quando entrava aquele tipo da "PIDE", que todos os anos ali passava férias! Tudo isto "intervalado" com uns quentinhos pasteis de bacalhau, uns carapaus, petingas, pataniscas ou ossos cozidos... (...e como a água já me cresce na boca!).
Duas quadras de Fausto Caniceiro da Costa ilustram o que aqui escrevemos:

Nos belos tempos de outrora
Havia no Bairro Novo
Um "consultório afamado"
Onde ía muito bom povo.

Lá se curavam maleitas
Com muita amizade e calor
E muitas vezes lá fui
Para dar de beber à dor!

Dizem ter sido ele o inventor do vinho verde à pressão. Com a intenção de melhor servir os seus fregueses apreciadores de vinho branco verde, resolveu aplicar-lhe a fórmula do processo utilizado para a cerveja, e começou a tirá-lo à pressão! Acertou em cheio, pois as vendas subiram em flecha, chegando mesmo a vender dez barris por dia! Claro está que a concorrência pegou-lhe
na ideia e, na época, era verem-se letreiros em todas as tabernas e tascas anunciando: "Aqui há vinho verde à pressão"!
Em Dezembro de 1988, uma comissão encabeçada por António Fiel da Silva, António Neves e António Valdemar Fernandes organizou uma homenagem para lhe agradecer os inesquecíveis momentos passados, onde largas dezenas de amigos e clientes confraternizaram num almoço, muitos vindos de longe, até mesmo de Espanha, com a presença de duas famílias.
Terminamos este escrito com um trecho de um artigo escrito em Janeiro de 1995 por A. M. Fonseca:
"Do espaço que foi a sua tasquinha estou certo que não sou o único a sentir saudades e boas recordações.
Ainda mais agora, que a rapaziada se acotovela na penumbra das discotecas cujo ruido jamais deixará alimentar uma conversa ou cimentar uma amizade, e se afoga em bebidas esquisitas que nada têm a ver com aquele verde à pressão ou com o palhete do Carvalhal então servidos na tasca do ti Arnaldo, saborosos acompanhantes de uma patanisca de bacalhau ou de um naco de
queijo da serra, imprescindíveis alimentadores de animadas e subidas dissertações que, por vezes, um copito a mais dava o tempero tão necessário à eloquência!
1916 / 2008 = Arnaldo Saltão = 92 anos de vida. E que conte mais aqueles que Deus lhe permitir.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Descubra as diferenças:


Antes...

...e agora!

Candeeiro de "boca aberta"!


Talvez admirado com o avolumar do vento que se começou a fazer sentir neste Sábado, 23 de Fevereiro, este candeeiro de iluminação pública, situado na rua Calouste Gulbenkian junto ao Museu. até ficou de "boca aberta"!
Até nós ficámos pois, apesar de ter aumentado de intensidade, não era um vento tão forte quanto isso. Será necessária, futuramente, uma melhor fixação destes globos para evitar que se soltem e até que possam cair!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

G.N.R.


Pois, podem andar e correr a pé, mas isso de terem os carros estacionados no largo em frente ao seu quartel, é que não, reclamam comerciantes e moradores.
Ainda há pouco tempo "ai Jesus que vamos ficar sem militares na cidade o que vai ser muito mau para o comércio local", agora é o problema dos muitos carros estacionados, pertencentes aos praças, ocuparem todo o largo e ruas envolventes com as suas viaturas, não deixando espaço para comerciantes e moradores.
Valha a verdade que, agora, qualquer militar tem um carro! 500 militares serão 500 carros! Para um equilíbrio a contento de todos, há que encontrar solução condizente

Jura!...


Por acaso ainda não me tinha apercebido!!

Salafrários...


...(perdão) ...salários na União Europeia!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Lugar lindo / muro feio


Não é por nada, mas não poderiam dar uma "demãozita" de tinta naquele muro para lhe retirar o ónus de poluir visualmente o local!?

Ticket ou não ticket


Será que a Figueira-Parques também cobra aqui estacionamento pago!?

Perigo sem aspas...


No passeio que ornamenta o prédio em frente ao Museu, na rua Calouste Gulbenkian, está este "perigoso" buraco que, na passada 2ª feira, provocou um joelho bem esfolado a uma menina de sete anos. De maneira que este buraco é mesmo perigoso, agora sem aspas!...

...e perigo de "desnorte"!


...e já agora, no mesmo passeio e junto ao dito buraco perigoso sem aspas, pode-se ver esta caixa de electricidade toda podre! Então como é (?), põem lá o sinal de "perigo de morte" mas depois não se importam que a ferrugem possa vir a provocar algum curto-circuito ou até algum contacto eléctrico que "apanhe" a chapa!?

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Mau estado do estrado


Este estrado situado no areal de Buarcos, zona da Tamargueira, está a desfazer-se... ou melhor, já está desfeito há muito tempo. Mas, e infelizmente... enfim, por cá é o hábito.
Mas o que chamamos à atenção dos (i)responsáveis é o vislubrarem-se no meio dos destroços alguns cabos eléctricos aliado ao facto de por ali brincam muitas crianças!! Estes cabos eléctricos não estarão activos? Quem disse!? Quem sabe!? Alguém se atreve a lá meter a mão para ter a certeza!?

Está quase a caír!


À parte da óbvia perigosidade dos fios eléctricos à mostra, está o facto de este candeeiro estar quase a partir-se o que, a acontecer, causará evidentes estragos. De certeza materiais, eventualmente pessoais! Notem-se as fissuras junto ao buracão aberto...
(Adenda: Fica situado no Parque de Estacionamento do Mercado, mesmo junto dos semáforos).

E logo "uma dúzia"!


Tem lógica. Assim, até eu 'ovo' melhor!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Estacinamento onde!?...


Dizem da Câmara Municipal da Figueira da Foz que alguns restaurantes do passeio por debaixo da esplanada Silva Guimarães reclamam que se permita de novo o estacionamento na parte da estrada junto à praia e à Torre do Relógio para assim alguns comensais poderem estacionar mais perto e frequentar as suas casas!
Lemos e não acreditámos!! Então, baseados no facto enganador de poderem vir a ter mais gente, pretendem tirar a belissima vista para a praia e mar aos seus clientes!? E claro está que essa presunção de terem mais gente é enganadora, pois ali só veriam carros estacionados todo o dia de pessoas que transformariam o local numa garagem! Então no Verão haveria de ser bonito! E para se evitar isto só com estacionamento pago... mas não acham que já existem estacionamentos pagos a mais!!?
É confrangedora a pouca visão dos factos por parte de alguns! Então o apelidado "Parque das Gaivotas" não está ali a dois passos? E quem não quizer estacionar neste pode fazê-lo um pouco antes da sua entrada, na avenida de Espanha!
É! Há coisas que não dá mesmo para acreditar!

Democracia


Grandes democratas!!

O Castelo dos Caídos


Agora não é só o Castelo que está a caír,
é também a sua vedação!!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

O "PALHETAS" de parabéns!


O Palhetas comemora hoje, dia 12 de Fevereiro de 2008, o primeiro ano da sua existência como Jornal Online.
Digamos que tudo começou em 1978, no jornal local "A Voz da Figueira", com a secção "A Pulga" (que mais tarde derivou para "A Pulguita"). O que significa que neste ano também se comemoram os trinta anos deste formato de noticias sobre a cidade da Figueira da Foz.
Já com a designação de O Palhetas continuou a ser publicado no jornal "O Figueirense" durante cerca de 10 anos. E agora vai para um ano que só é editado na presente versão online.
O Palhetas tem somente a pretensão de publicar noticias visando a Figueira da Foz e o seu Concelho com o fim de alertar para coisas e casos que possam não estar bem. Não tem, nunca teve, nem nunca terá, a intenção de escrever ou publicar fotos contra pessoas ou entidades. E também não tem a pretensão de ser um "site" com "centenas de milhar"(?) de visitantes (como já lemos num) ou de ser "um monstro na web" (como já lemos num outro).
Tem, isso sim, cerca de 16.000 visitantes desde Junho de 2007 (altura em que foi instalado o contador de visitas) e uma média, no momento, de mais de 100 visitantes / dia, divididos pela Figueira, por outros locais de Portugal e por diversos países onde há comunidades lusas, especialmente figueirenses.
E desde já se agradece todas as manifestações de parabéns que, ao lerem estas linhas, os leitores formulem mentalmente cá ao Palhetas.
(N.R. = O Palhetas estreou hoje uma nova configuração do cabeçalho para assinalar a data, mas que pode exibir pequenas anomalias que serão debeladas o mais rápido possível. )

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Tudo "lixado"!...


...ou seja, tudo cheio de lixo naquele naco de praia que tem um letreiro com o extremo cuidado de avisar que é zona "sem controle de qualidade"!
Pudera!!
Ora se ao invés de escreverem cartazes a roçar a idiotice mandassem limpar a zona, coisa que não seria muito onerosa... não seria difícil... não seria demorado... não demonstraria incompetência!... não fariam (os responsáveis, se é que os há) melhor figura!?

Já na parte de cá, pegado a esta "praia da perdigota" (para não dizer mesmo o nome que verdadeiramente lhe chamam... e com toda a razão, pelos vistos!!...) pode-se apreciar uma moderna cabine eléctrica, onde os cabos obedecem às normas europeias de segurança (cada um passa pelo seu buraco na madeira, não há cá essa coisa terceiromundista de passarem dois pelo mesmo buraco... nada disso!) e à sua volta um belissimo e vanguardista relvado!
Claro que só muito longe desta cabine, aí a uns bons 3 a 4 metros (!), é que se vê uma vasta área coberta de imundice...

...e também montes de lixo que, à parte do seu mau aspecto visível para os milhares de turistas, peregrinos e visitantes que, todas as semanas, estacionam no apelidado "Parque das Gaivotas", revelam-se um atentado ecológico e até um perigo para a saúde pública, já que se adivinha a bicharada, fungos, maus cheiros e putrefacção que dali emana. Incrível, não é!?

...e aínda mais lixo, até mesmo na estrada que passa no 'molhe'. Mas note-se a preocupação de proporcionar umas belas vistas para a cidade do local onde o lixo se encontra! Lixo.. vá lá... sim!! Mas com uma panorâmica amenizante!!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Grande "cornada"!!


Olhem que foi preciso uma grande "cornada" para derrubar
aquela laje do varandim para a relva!!...

Nunca mais!...


O "Palhetas" descobriu a origem do pregão popular
"Nunca mais é meio-dia!"

Oásis desprezado


Oásis:
Sujo, abandonado...
...e com ratos e esgotos à vista!!
Uma tristeza!

...no comments...

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

LAVIFOZ
(antiga Tinturaria e Lavandaria Figueirense)
abriu nova firma na Figueira da Foz.
Vêr noticia desenvolvida na secção
"Links do Autor" / Clicar em "Empresas e Firmas"


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Rua sem placa toponímica


A maioria dos figueirenses sabe que aqui é o inicio da rua Dr. Luis Carrisso... só que quem não é de cá não o sabe nem tem maneira de saber, pois há muito que não existe uma placa toponímica a informar do nome. Existe ao inicio, lá em cima, mas aqui, de quem vai das Abadias, nickles!
Falta muito!?...

Leia bem as instruções!

INDICAÇÕES (in)ÚTEIS:

Na embalagem de sabonete Dove:
"INDICAÇÕES: UTILIZAR COMO SABONETE NORMAL"
(Boa! Cabe a cada um imaginar para que serve um sabonete anormal!)


Em alguns pacotes de refeições congeladas Iglo:
"SUGESTÃO DE APRESENTAÇÃO: DESCONGELAR PRIMEIRO"
(É só sugestão! De repente o pessoal pode estar afim de lambê-la, como se fosse um gelado...)


Num hotel que oferecia touca para o duche:
"VÁLIDO PARA UMA CABEÇA"
(Alguém muito romântico poderia colocar a sua e a da amada na mesma touca...)

Na sobremesa Tiramisú da marca Tesco, impresso no lado de baixo da caixa:
"NÃO INVERTER A EMBALAGEM"
(Oops!!! leu o aviso...é porque já inverteu!)


No pudim do Mini Preço:
"ATENÇÃO: O PUDIM ESTARÁ QUENTE DEPOIS DE AQUECIDO"
(Brilhante!!!)


Na embalagem da tábua de passar Rowenta: "NÃO ENGOMAR A ROUPA SOBRE O CORPO"
(Gostaria de conhecer a infeliz criatura que deu origem a este aviso)


Num medicamento (pediátrico) contra o catarro infantil, da Boots:
"NÃO CONDUZA AUTOMÓVEIS NEM MANEJE MAQUINARIA PESADA DEPOIS DE TOMAR ESTE MEDICAMENTO" (Tantos acidentes na construção civil poderiam ser evitados se fosse possível ter esses Hooligans de 4 anos longe dos Catterpillars!)


Nas pastilhas para dormir da Nytol:
"ADVERTÊNCIA: PODE PRODUZIR SONOLÊNCIA"
(Pode não, deve!!!! Foi para isso que eu comprei!!!)


Numa faca de cozinha:
"IMPORTANTE: MANTER LONGE DAS CRIANÇAS E ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO"
(Será que lá os cães e gatos são “ninjas” disfarçados? É que nunca vi nenhum pegar em facas!)


Numa fileira de luzes de Natal:
"USAR APENAS NO INTERIOR OU NO EXTERIOR"
(Alguém me pode dizer qual é a 3ª opção?)


Nos pacotes de amendoim da Matutano:
"AVISO: CONTÉM AMENDOINS"
(Mania de estragar as surpresas!)



Numa serra eléctrica da Husqvarna:
"NÃO TENTE DETER A SERRA COM AS MÃOS OU OS GENITAIS"
(Podem ficar descansados!!! )

Pintura elucidativa!


Numa empresa, o teto da sala para fumadores foi pintada por um artista plástico de uma maneira fortemente elucidativa... e desmotivante!!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

FIRMAS:
Quiosque "O Eco"
e OverVoltage
em destaque na secção
"Links do Autor" / Clicar em "Empresas e Firmas"

O Oásis em expansão!!


Para quem dizia que o Oásis não tinha futuro, aqui deixamos a prova que está, afinal, em franco desenvolvimento. A nossa câmara, inventiva (até porque, sem "cheta", aguça-se o engenho!) deixa crescer a erva e as gramíneas de forma espontânea e até estamos convencidos que, como acontece nos oásis que se prezam, irão aparecer por lá uns camelos para além daqueles que, obviamente embasbacados, vêm na areia da praia a relva a crescer!!

Que mau aspecto!


Esta portinhola de tão mau aspecto situada numa parede com um aspecto não menos mau, e que pretensamente deveria servir de protecção às canalizações do gás, situa-se na rua Dr. José Jardim. O seu aspecto é tão visualmente ofensivo que nos dispensamos de mais comentários.

Áh g'anda abreu!!

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Janeiro/2008:

Os jornais dizem cada coisa!...

04/Jan/008
“…metade dos restaurantes e cafés portugueses estão condenados a fechar.”
(Presidente da ASAE António Nunes, in “O Figueirense” )

“Homem de 43 anos tentou fugir à polícia depois de ser apanhado a conduzir em sentido proibido… sem documentação… tentou agredir o policia… a identificação que forneceu era falsa… o tribunal mandou-o em liberdade!”
(“As Beiras”)

05/Jan/008
“Gestores portugueses ganham 32 vezes mais que os trabalhadores/base da mesma empresa.”
(“SIC”, Primeiro Jornal)

06/Jan/008
“Morreu professora com cancro sem que o Ministério da Educação lhe reduzisse o horário de aulas.”
(“24 Horas”)

07/Jan/008
“Norte-Americano pede asilo político a Portugal!...”
(“As Beiras”)

08/Jan/008
“Pensionistas que recebem 400 euros mensais vão ter aumento único de 9.60 euros, pagos a prestações de 68 cêntimos durante 14 meses!”
(“C.M.”)

“…mil e quinhentos funcionários públicos vão-se aposentar em Fevereiro”
(“C.M.”)

“Das 24 urgências(Centros de Saúde) prometidas,só abriu uma (Odemira).
(“SIC Noticias”)

“Ministro da Saúde substituiu Urgências de Anadia por uma ambulância!”
(“Presidente da Câmara de Anadia, Litério Marques, SIC Noticias”)

10/Jan/008
“Os transplantes de órgãos com colheita em dador vivo estão parados no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, por falta de seguro para proteger dadores.”
(D.N.)

11/Jan/008
“O proprietário de uma empresa informática despediu três não fumadores... por perturbarem o bom funcionamento no trabalho!” (Alemanha)
(“Sexta”)

15/Jan/008
“Rosa Reis pediu o Livro de Reclamações (para aceder ao qual teve que chamar a policia!) mas o tribunal condenou-a a pagar 300 € ao restaurante por difamação. A reclamação, ainda por cima, não foi encontrada!”
(“Sic”, Jornal da Noite)

18/Jan/008
“Filho de Bin Laden quer ser embaixador da paz!”
(“Sic Noticias”, Jornal das 7)

20/Jan/008
“18% da população estava em risco de pobreza em 2006.”
(“Sic”, Primeiro Jornal)

23/Jan/008

“Portugueses têm das pensões mais baixas da Europa!”
(“As Beiras”)

24/Jan/008
“-Eu era chofer, administrativo, telefonista… fazia de tudo! E parece que fazia tudo bem, porque nas avaliações atribuíam-me sempre bom.”
Até ao dia em que soube que estava na lista dos “despachados”!
(“J.N.”)

“Um homem de 30 anos apontou uma arma à cabeça de um ‘segurança’ do Hospital Padre Américo, do Vale do Sousa. Foi levado até ao posto da GNR de Penafiel, solto, e logo a seguir voltou ao hospital…”
(“J.N.”)

27/Jan/008
“Mulher morre à espera de socorro. Familiar diz que INEM demorou 2 horas a responder à chamada.”
(“24 Horas”)

28/Jan/008
“Homem que esfaqueou adepto do Guimarães foi detido e posto em liberdade depois de ser ouvido pelo juiz.”
(“R.R. –Bola Branca”)

“Devido a assistência deficiente apenas 4,5% dos doentes cardíacos são devidamente encaminhados. Muitos ficam, assim, com deficiências graves ou morrem.”
(“Sic”)

29/Jan/008
“Pai afectivo de Esmeralda (o sargento Luis Gomes, que está praticamente na miséria por ter lutado para não lhe tirarem a menina) em risco de perder a casa, pois tem que indemnizar o pai biológico (Baltasar Nunes) em 30 mil euros!”
(“C.M.”)

“A falta de bombeiros é um problema que existe há anos e que se agravou desde que fecharam algumas Urgências e Serviços de Atendimento Permanente.
(“C.M.”)