Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

segunda-feira, 31 de março de 2008

Foi lindo!


No passado Sábado foi lindo de se ver este breve momento
da passagem da GNR a cavalo na Avenida 25 de Abril.

Afinal...


...afinal em que ficamos!?

É só impedimentos!


Esta entrada para o prédio e lojas da rua Fresca é de tal maneira íngreme, a par de não ter degraus ou qualquer outro acesso mais seguro, que várias pessoas - idosas e jovens - já ali caíram, felizmente sem gravidade. É pena que os responsáveis (o construtor do prédio ou a câmara?) não tenham acautelado tal situação.
A juntar a isto há também os carros que ali estacionam, causando ainda mais dificuldades a quem às lojas e casas deseja aceder.

Vinho vietnamita


Bem, cá o "Palhetas" ainda prefere a "ginginha" com elas!!

Insuportável!


Nesta situação que a foto mostra, será que é o suporte que apoia a árvore ou a árvore que apoia o suporte!?
...já esta árvore situada na rua António Silva Biscaia, a precisar de um "ombro amigo" que a ajude a crescer direito e sem ser em direcção ao prédio, bem que precisava de um suporte de apoio. Que bem poderia ser aquele!

Einstein


Este Einstein dizia cada coisa!...
(Clicar na imagem para aumentar)

Garagens feias


O C.A.E. tem dignificado o Mundo das Artes e dos Espectáculos e, consequentemente, a cidade da Figueira da Foz. Até mesmo a sua situação é adequada bem como os seus acessos apresentáveis... e ainda poderiam ser melhores se as garagens particulares que se situam mesmo ao lado do acesso ao edifício se apresentassem com melhor aspecto bastando, para isso, uma "pintadela"!
Claro que seria uma obra de responsabilidade camarária. Não onerosa, e que daria um aspecto mais airoso ao local e que o público e o próprio Centro de Artes e Espectáculos mereceriam.

Uma factura como deve ser!!


Para aumentar a imagem, clicar em cima.

sexta-feira, 28 de março de 2008

AS PIORES ANEDOTAS DO MUNDO!

O Batman pegou no seu bat-sapato de verniz e no seu bat-blazer. Onde foi?
-A um Bat – zado (dahh)!

Dois litros de leite atravessaram a rua e foram atropelados. Um morreu, o outro não, porquê?
-Por que um deles era Longa Vida (aii tristeza)!

O que é que a galinha foi fazer na igreja?
-Assistir à Missa do Galo (ô ô ô)!

Como é que as enzimas se reproduzem?
-Fica uma enzima da outra... (looooooooool)!!

Porque é que o Batman colocou o batmóvel no seguro?
-Porque ele tem medo que o robin (não, não...)!

Como se faz uma omelete de chocolate?
-Com ovos de páscoa! (k interessante)!

Por que na Argentina as Vacas vivem olhando pró céu?
-Porque tem “Boi nos Ares”! (...esta ganhou de todas!)

Para que servem óculos verdes?
-Para verde perto…(acho que vou me matar!)

Para que servem óculos vermelhos ?
-Para vermelhor... (triiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiste!)

Por que o jacaré tirou o jacarezinho da escola?
-Porque ele ia réptil de ano.(Não digam mais nada!...)

Já conheces a piada do fotógrafo?
-Ainda não foi revelada. (tão original!!!)

Como se diz top-less em chinês?
-Xem – chu – tian. (aii)

Sabes qual a diferença entre uma lagoa e uma padaria ?
-Na lagoa há sapinho, e na padaria, assa pão.(nãummmm!!)

O que é que um cromossoma diz a outro?
-Cromossomos bonitos! (hi... credo!!)

quarta-feira, 26 de março de 2008

Placard em branco


Se a parte de baixo deste placard já não anuncia nada, então mais valia retirá-la para assim não poluir tanto, visualmente, o local, como também permitir uma melhor vista da Avenida Saraiva de Carvalho para o rio e vice-versa.

Nabos há muitos!


Fizeram chegar ao Restaurante Tubarão (passe a publicidade) um nabo de 4 quilos, oriundo de Valada, Nazaré.
Aqui se prova que não é só nos "quintais" governamentais que existem "nabos" deste calibre!

Relvados na praia


Já lemos que a nossa Câmara Municipal vai proceder a uma vasta limpeza da nossa praia no momento devido, bem antes da época balnear. Mas não lemos que tenham contratado uns agricultores para cuidar dos relvados que por lá proliferam!
Olha que coisa!!!

Ar de cão!


Ora vejam só este ar de culpa!!

Cabo Geral de Depósitos...


...mas alguém nos sabe dizer o que é que este cabo está a fazer aqui fora, há já alguns meses, junto à porta traseira da Caixa Geral de Depósitos da nossa cidade!?

sexta-feira, 21 de março de 2008

Semáforos invisiveis


Quem vai de carro pela rua Miguel Bombarda, e precisamente antes do cruzamento com a rua Maestro David de Sousa, depara-se com um único semáforo situado do lado direito da via. Do lado esquerdo, nickles!

Por sua vez, e de quem sobe a Rua Maestro David de Sousa, só tem um semáforo do lado esquerdo. Do lado direito e no passeio nota-se um "cepo" em cimento que, possivelmente, albergaria o suporte do outro semáforo, o tal que deveria estar deste lado direito.
Claro que, devido às obras que durante largos meses se efectuaram no prédio da esquina, os aludidos semáforos estiveram desactivados... então mas agora que as obras já terminaram e os próprios tapumes já foram retirados vai aí para uns dois meses, porque é que ainda não os recolocaram!?

Arre e um porr'i três quinze!!


Calculadora para loiras

quarta-feira, 19 de março de 2008

A troça do troço que torço!...


Vai para bem mais de um mês que arranjaram o piso (Uaau!! Vivaa! Foguetessshhiuuu... pum pum!!) de um troço (também não queriam que fosse o piso todo, não é!?) da avenida Dr. Saraiva de Carvalho, entre o cruzamento que dá acesso à PSP e a rotunda do Centenário.
E vai para mais de um mês que este assinalado troço ficou órfão de passadeiras para peões. Ou seja, do lado que não arranjaram, continuam lá as devidas pinturas indicativas. Do lado que sim, que arranjaram, ainda não as pintaram. Eu troço... (perdão!) eu torço para que não falte muito!
Quem nos deu conta do facto foi um automobilista e leitor do "Palhetas" (A.C.) que viu uma criança a correr e a atravessar a passadeira situada do lado esquerdo (na foto) e resolveu parar apesar de não ver a passadeira... e o rapaz também parou de repente ao reparar que a dita-cuja tinha desaparecido do outro lado da estrada (lado direito na foto)!!
Neste particular houve percepção e bom senso. Mas se tivesse havido algum acidente de quem
seria a culpa? Do porteiro!?...

...e mais abaixo a "coisa" repete-se: passadeira para peões de um lado, inexistência da dita do outro lado.
Quem os mandasse para "aquele" lado!!!

Iniciativas gastronómicas


A Figueira da Foz apresenta, durante o ano, um variado leque de saborosas especialidades do rio e do mar da nossa costa e que, cozinhadas a preceito pelos restaurantes aderentes, tornam bem agradável uma refeição.
No momento está-se no Festival de Peixes Tradicionais. Consulte as restantes iniciativas.

Três é a conta que faz de conta que não vês!


Este pedaço da rua Fresca, desde a Tabacaria Guedes até esta esquina, tem sofrido de vários aluimentos no alcatrão, pelo menos três nos ultimos três meses. Este foi mais um, perigoso, e que esteve três dias sem ser reparado. Aliás, ainda não o foi. Já vai é para três dias que está belissimamente assinalado com esta ramada. Mais três dias e pode ser que o arranjem de vez!!

...ausentou-se!?...


Então e para onde é que ele terá ido!?

domingo, 16 de março de 2008

A vendedora mais antiga do mercado da Figueira:

MARIA LEOPOLDINA
Atrás de uma banca de frutas e flores há 64 anos!

Há vidas confusas ao extremo, atribuladas, que percorrem diversos países, passam por várias profissões, por muitas venturas, aventuras e desventuras e que, muitas das vezes, não dão em nada.

Não é o caso da Maria Leopoldina que, desde 1944, com 10 anos de idade (nasceu em 1934) começou a ajudar a avó numa banca do mercado municipal da Figueira da Foz. Talvez por mera curiosidade e gosto infantil ao princípio mas que, devido às agruras da vida, depressa se tornou, já naquela idade, num trabalho e modo de vida.
De tal maneira se dedicou ao negócio que ficou até hoje atrás daquela(s) banca(s) de venda de flores e frutas, ali perto do portão de entrada pela rua Dr. Francisco António Diniz. Afinal de contas um negócio de família que já atravessou - ou melhor, vai atravessando – 5 gerações!

1ª) Avó : Gracinda Piedade;
2ª) Mãe : Germana;
3ª) Maria Leopoldina;
4ª) Filhos : Maria Piedade e José António;
5ª) Neto : Pedro.

No momento e de modo combinado a Maria Leopoldina conta com o apoio "vital" do marido, o sr. Vital, e com as ajudas da filha, filho… e neto!
Guarda muitas recordações, claro, das quais destaca muitas e “deliciosas” discussões entre peixeiras! As famosas “peixeiradas” do mercado Engenheiro Silva! Lembra ainda da "camioneta das oferendas" que dava a volta ao quarteirão do mercado recolhendo frutas, legumes, carnes, peixe e outros donativos para os oferecerem aos doentes mais necessitados do Hospital da Misericórdea! Mas as melhores lembranças são as das noites de São João no mercado, em que até tinha de passar a noite e madrugada dentro do espaço das suas bancas para evitar o surripianço de fruta por parte dos esfomeados foliões!

Lembra ainda quando a fruta e legumes vinham de Coimbra e dos campos do Mondego trazida por carroças puxadas por cavalos.

Não, a vida da Leopoldina não foi atribulada, nem passou por diversos pontos do globo mas deu, e continua a dar, continuidade nalguma coisa: Não só a manutenção da banca de frutas e legumes mas também, e sobretudo, a transição da unidade familiar em torno do mesmo negócio há já quase um século!!
(Para ver as fotografias em tamanho aumentado, clicar em cima das mesmas)

sexta-feira, 14 de março de 2008

Faleceu Norberto Guimarães


Mais dados sobre o artista plástico
na secção:

LINKS DO AUTOR

em

"Artes e Eventos".

T.F.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Horários dos transportes

Photobucket

Tem "O Palhetas" há já alguns dias, e para além de diversas e incríveis ligações a "sites" curiosíssimos ou de utilidade geral, uma nova secção dedicada a horários de transportes. Aviões, comboios, expressos e até os horários das carreiras urbanas Avic/Farreca da Figueira da Foz.
Para viajar nos transportes, basta viajar no "Palhetas" para saber tudo ao minuto.

Chave de fendas e fios soltos

Foi no fim de Janeiro que demonstrámos aqui o típico (mas triste e incompetente!) desenrasca à portuguesa: uma chave de fendas espetada numa árvore da rua da Liberdade (junto à Farmácia Gaspar) para direccionar os fios telefónicos.
Agora, passados quase dois meses, não só a chave de fendas continua lá espetada (ver melhor na fotografia publicada em 24 de Janeiro passado!) como também mais fios e a caixa que os direccionava e que estava presa à parede se soltou, estando para ali tudo suspenso e encostado à varanda, uma situação criticada por todos que a observam.
Tristeza!

terça-feira, 11 de março de 2008

Poste morten...


Está de parabéns este poste de madeira inestéticamente encostado ao muro desta vivenda na rua Gonçalo Velho, perto do antigo Terminal Rodoviário.
Depois de colocado pela TV Cabo, chegaram à conclusão que, afinal, não era ali que deveria ter ficado... e toca de irem colocar outro poste no local devido. Fica logo aqui a estranheza de não terem retirado e metido este no novo local... mas pronto, esperava-se que depois de todo o trabalho (enfim!) feito, fossem tirar este poste daqui. Qual nada!!
Um dos moradores da vivenda entregou, então, uma queixa assinada na nossa Câmara Municipal insurgindo-se contra a situação. Simpáticamente, na Câmara afiançaram-lhe que, apesar de não ser nada com eles, iriam contactar a TV Cabo e dar conta do sucedido. Isto em 28 de Fevereiro de 2007, fez agora à escassos dias um ano!!

Parbéns a você, nesta data festiva!...

Maternidades de ontem e de hoje em Portugal:

.
.
.
. Maternidade Júlio Dinis
.
.
.
.
.

.
.
.
.
.
. Maternidade Dr. Alfredo da Costa
.
.
.
.
.




Maternidade Correia de Campos

sábado, 8 de março de 2008

As 2 mais altas!

As árvores mais altas
da Figueira da Foz


Há duas árvores que se destacam, pela sua altura, nos horizontes da nossa cidade. Uma situada num terreno entre a rua da República e a rua Direita do Monte, e a outra no Largo Antunes Martins ao final da rua da Liberdade (junto da Pensão Esplanada).
São duas araucárias da espécie heterophylla e que podem crescer até aos 65 metros. São encontradas em várias regiões do Mundo quer em climas quentes (Rio de Janeiro) quer em climas temperados ou mais frios (Nova Caledónia, Norfolk).

Calcula-se que estas araucárias heterophyllas figueirenses sejam centenárias, apontando-se mesmo o ano de 1900 (ou um pouco mais ou menos) como tendo sido o da sua plantação.

Em Portugal, a mais antiga araucária situa-se no Jardim do Monteiro Mor (Jardim do Museu do Traje) no Lumiar, em Lisboa.
Terá sido plantada por Jacome Ratton em 1842, tendo assim 166 anos!

Ele há cada "enganaralho!..."

Ainda se fosse em linho!

sexta-feira, 7 de março de 2008

Tou xim!?

Queira verificar a qualidade do seu telemóvel :

On The Phone

1. Digite *#06# no seu telemóvel: O código internacional de identificação do telemóvel (IMEI) aparecerá no visor
2. Verifique o sétimo e o oitavo dígitos:
• Se for 02 ou 20 -isto significa que foi montado nos Emiratos Árabes .... Muito baixa qualidade!
• Se for 08 ou 80 -isto significa que foi montado na Alemanha ... Não está mal!
• Se for 01 ou 10 -isto significa que foi montado na Finlândia ... É Bom!
• Se for 00 --------isto significa que é original ... É da melhor qualidade!
• Se for 13 --------isto significa que foi montado na Azerbeijão... É da péssima qualidade e potencialmente muito perigoso para a sua saúde !!!!

Letreiro transparente


Na rua de Artilharia 3, ali mesmo encostado ao muro onde antigamente se situava o Terminal Rodoviário, está lá um letreiro que... não está lá! Desapareceu-lhe a indicação, só ficou a armação! Se era importante, porque é que ainda não a repuseram!? E se não é, porque é que não retiram o poste!?

...só!?...


...então e as pedives!?...

terça-feira, 4 de março de 2008

Dizem cada coisa!...


Os jornais dizem cada coisa!...

( Compilação de noticias esquisitas de diversos órgãos de informação de 16 a 29 de Fevereiro.
O autor confessa que era para fazer este serviço todos os meses, mas não aguentou a tensão!)


"O Ministro da Administração Interna Rui Pereira garantiu ontem, na Lousã, que Portugal está preparado para 'combater' os incêndios florestais..."
(As Beiras, 16/02)

"O que estamos a fazer é melhorar a escola pública"
(D.C., 17/02)

"O B.E.S. cobra 104 euros pelo encerramento de conta dos clientes!"
(Público, 18/02)

"José Sócrates prometeu criar 150 mil empregos até 2009"
(SIC, Primeiro Jornal, 19/02)

"Sócrates diz que está garantido apoio para reparar estragos nas zonas mais afectadas" (Inundações)
(SIC, Primeiro Jornal, 19/02)

"Sócrates diz que as pessoas estão satisfeitas com as reformas na área da Saúde"
(Portal Ciberjunta, 20/02)


1ª)"Pão pode aumentar 50%!!;

2ª)"...deve aumentar o preço (do pão) por causa do preço dos cereais" (Presid. Ass. C.I. Panificação);

3ª)"A Europa tem uma produção excedentária de cereais em 16 milhões de toneladas!..."(Min.Agric. Jaime Silva)
(D.C., 28/02)


1ª)"Idosa de 70 anos em Tribunal por furto de creme de 1.39 euros!"

2ª)"Adolescentes que mataram o travesti Gisberta não foram presos mas sim internados em regime semi-aberto!"
(D.N. 29/02)