Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

domingo, 18 de janeiro de 2009

Comer com qualidade na nossa cidade

Encerramento do Figueira Gastronómica 2008
Realizou-se no dia 17 de Janeiro, pelas 20h00, no Aparthotel Sotto Mayor, o jantar de Encerramento do Figueira Gastronómica 2008.
A Figueira Grande Turismo – EEM (FGT-EEM) e a Associação de Hotelaria e Restauração do Centro (AHRC) realizaram, ao longo de 2008, um conjunto de eventos gastronómicos tendo em vista a sua dinamização ao longo do ano, numa intrínseca associação com os produtos da nossa costa marítima e/ou com ligações à História da Figueira da Foz, conhecida pela riqueza e variedade dos seus pratos, com uma inerente ligação ao Mar.
O Figueira Gastronómica surgiu como um projecto que engloba vários eventos gastronómicos, ligados entre si, por um elemento emblemático que é o Peixe, e que decorreram entre Março e Dezembro de 2008.
Assim, o Figueira Gastronómica 2008 foi composto pelos seguintes eventos: Peixes Tradicionais, de 14 a 23 de Março; Sável e Lampreia, de 28 de Março a 6 de Abril; Festa da Sardinha, de 13 de Junho a 6 de Julho; Marisco, de 17 a 27 de Julho; Mês das Caldeiradas, de 1 a 30 de Setembro e Mês do Bacalhau, de 1 a 31 de Dezembro.
Com o Figueira Gastronómica 2008 pretendeu-se atingir os seguintes objectivos: consolidar eventos realizados em anos anteriores; divulgar a gastronomia regional através de uma boa confecção e apresentação dos peixes tradicionais propostos para o Evento; estimular o consumidor na época baixa; incrementar dinâmica na restauração local; promover a gastronomia regional como um complemento à oferta turística do destino Figueira da Foz; solidificar o posicionamento da Figueira da Foz no mapa das rotas gastronómicas nacionais.
Associado à gastronomia esteve sempre presente a doçaria regional e, naturalmente, as Brisas da Figueira da Foz, doce muito apreciado confeccionado à base de ovos e amêndoa, que se destacou, mais uma vez, como o doce escolhido para encerrar uma boa e típica refeição.
No total, foram 39 os restaurantes aderentes aos vários eventos de 2008, sendo que 28 participaram nos Peixes Tradicionais, 14 no Sável e Lampreia, 34 na Festa da Sardinha, 16 no Marisco, 25 no Mês das Caldeiradas e 31 no Mês do Bacalhau.
Neste jantar de encerramento, foram, igualmente, entregues o Prémio Gourmet Nacional 2008, à apresentadora televisiva Fátima Lopes, pelo apoio que tem dado à Gastronomia e, acima de tudo, pelo que tem feito em defesa da cidadania, e o Prémio Gourmet Regional 2008, a Arnaldo Saltão, vulgarmente conhecido por “Doutor Arnaldo”, que soube sempre encontrar o meio-termo entre a Gastronomia e a simpatia que conseguiu espalhar por clientes de diversas proveniências e de várias gerações. Foram ainda entregues os Certificados de Participação aos 39 restaurantes aderentes.
(Foto dos anos 50 - Arnaldo Saltão rodeado de amigos portugueses e espanhóis)

Um comentário:

Anônimo disse...

O "Dr." Arnaldo!! Ai, ai, que saudades!! Mas esta malta nova nem sabe quem foi nem do que é se fala!
A.O.