Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Pouca "pouca terra"!

GRANDE PARTIDA!
Por vezes deparamo-nos com situações daquelas que nos levam a exclamar : "-Ele há cá cada coisa!"
Um nosso leitor contactou este Jornal Online para dar conta que, por trabalhar por turnos na zona da Figueira da Foz mas morar em Coimbra, ter de vir e ir de comboio vários dias por semana.
Mas enquanto ao "vir" (Coimbra-Figueira) não há muito problema, já quanto ao "ir" (Figueira-Coimbra) nem ele nem ninguém o pode fazer entre as 22h28 (hora de saída do último comboio do dia) e as 06h32 (a hora do comboio seguinte). Ou seja, entre estas duas horas não há nenhuma ligação ferroviária para Coimbra!!
Então a Figueira da Foz que:
-Tem várias fábricas e serviços que funcionam
à noite e por turnos;
-Que tem uma vasta actividade nocturna, mais acentuada aos fins de semana;
-Num país onde se ouvem incentivos para as pessoas deixarem os carros em casa e usarem mais os transportes públicos;
-Onde se ouvem conselhos para "Se conduzir não beba", pressupondo as alternativas de caminhos de ferro ou camionetas;
-Onde se quer a todo o (nosso) custo construir esse "bicho" chamado TGV (Transporte de Grande Velocidade) entre Portugal e Madrid, ligando-se depois a França e a toda a Europa, um luxo...
...sim, num país onde se processa tudo isto, não se processam partidas de comboio da Figueira para Coimbra durante um periodo de mais de 8 (oito!) horas!?
Photobucket


Terá a nossa Câmara Municipal conhecimento desta aberrante situação ? Porque também terá responsabilidades nisto se não fizer chegar à administração da C.P. o desagrado e prejuízo que esta prolongada omissão provoca a vários trabalhadores nocturnos, bem como também o prejuízo causado a casas abertas à noite que não recebem tantas visitas, porque muitos não vêm até cá... por depois não terem como ir!
Ainda por cima, à tarde, há comboios entre as duas cidades com horários que quase "se atropelam", uns "em cima" dos outros!
Que descoordenação!
Que partida esta que nos estão a pregar, não só condizente com a época carnavalesca que atravessamos mas sim, e infelizmente, extensiva a todo o ano!!
Grande partida!!

9 comentários:

Mr. Burns disse...

Imagine-se agora os estudantes que têm que ir e vir todos dias para coimbra.

Anônimo disse...

Mas qual é a dúvida!? Acham que a C.P. consegue ter percepção para as necessidades das populações!?
A.O.

Anônimo disse...

É uma empresa pública, com certeza!

Anônimo disse...

Vão a pé, ora essa! São só quarenta e tal quilómetros!

Anônimo disse...

A CP também ajuda a criar a crise na Figueira!
Não é só o Sócrates!

João Paulo Simões disse...

Também me debati com esta situação deste leitor. Sou Figueirense, mas resido na região da Mealhada e trabalho em Coimbra.
Quando era solteiro e vinha visitar a minha namorada à Figueira para estarmos um bocado, ou vir a um jantar de aniversário ou estar com a família, das duas uma: ou ficava para o dia seguinte em que me levantava às 6 da manhã, ou vinha nesse combóio das 0.30H.
Decorridos 23 anos, sempre pensei que a CP tivesse colamtado essa falha... Mas não!

Anônimo disse...

Mas nem comboios, nem camionetas, nem os taxis fazem viagens nocturnas! Não há presos nas prisões, mas há muita gente presa na Figueira!

Anônimo disse...

concordo perfeitamente com a indnigação e o desagrado daqueles que todos os dias vao trbalhar para coimbra e sente-se limitados ao hoarios impostos pela CP. Mas tambem nao falamos so de horarios, porque no que toca a responsabilidades, tambem a nossa camara e responsavel pela falta de estacionamento junto a estação da figueira. movem-se campanhas para uso dos tranportes publicos, mas as condições para a sua pratica nao sao de facto das melhores e isso começa pela falta de estacionamentos e de autocarros que façam ligação com a estação.É uma tristeza muito grande quando se chega a figueira nao se tem um autocarro para efectuar as devidas deslocações das pessoas, ou espera-se horas a fio na estação ou tem-se de apanhar um taxi. Esta cidade cda vez mais se esta a perder e esta longe de se desenvolver...mas os unicos culpados somos todos nos que deixamos que nos calem as bocas com "tangas" que os nossos politicos nos espetam nas campanhas eleitorais...

Belinha Fernandes disse...

Olá!Eu uso muito o comboio e estou a par desta situação há muitos anos.Mas também merece ser avaliada a situação das carreiras de autocarro que passam na estação.Que eu me lembre a partir das 19.15 horas já não havia ligações-pelo menos para a zona que me interessava,-e que me lembre, também, um comboio chegava cheio de gente por volta das 19.30 horas.Nem tudo é mau: os condutores dos autocarros que ali por vezes apanhei eram pessoas muito prestáveis.Isso também deve ser dito.