Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Figueira da Foz / Cidade bonita

Doca de Recreio e rio

5 comentários:

Olímpio disse...

Sem duvida que a Figueira é uma cidade bonita,Quando com a "patroa" andamos ás voltas por outra cidades deste tambem bonito País,o comentário vem sempre na conversa...A Figueira é linda de se vêr,dizemos.Que saudades dos verões da década de 50,aquele bairro Novo e aquelas bonitas espanholas,que bonita era a Figueira,tal como hoje com outros tempos.O Visconde e o Paulino,os Senhores ricos do Alentejo,o pátio das galinhas,os bailes da Figueirense e da Naval,mas a 10 de Agosto e o Sporting,que tempos outros.Vamos partindo com profunda serenidade do dever assumido e sem lamentos,apenas e só com a certeza que a vida é só uma para sentir e viver.

Anônimo disse...

Sem pretender ser saudosista, recordo com alegria tudo quanto "Olimpio" disse desta terra que adoptei como minha... a minha Figueira. E, vou mais longe... a beleza dos banheiros na praia, as garraiadas no Casino, com distribuição de pacotes de bolacha baunilha, a bolacha americana, os gelados do Chico, as pipocas da Sofia do Jardim, o Jaime a vender O Século, O Palhinhas, o polícia Batista a regular o trânsito junto ao mercado... Bom, mas há trinta anos, quando fui viver para a grande capital, perguntavam-me: O que é que a Figueira tem de especial? - ao que eu respondia " Tem uma mística tal, que para além de serra, mar e rio, é preciso saber-se gostar... " E isto, claro, a placa deslumbrante que em Lisboa dizia: "FIGUEIRA DA FOZ 200 Kms. ".Só que os homens estragam o que de belo a natureza nos deu, e, claro, os políticos destroem o que não é deles. Fico por aqui!!!... Continuemos a viver esta Cidade ùnica, esta Terra que Deus deu a quem a mereceu. Abraço aos Verdadeiros Figueirenses !
CÊÉME

Anônimo disse...

Ai como era bom se o Duarte silva não voltasse. Ai como era bom que voltassemos a ver a casa do povo de Lavos preenchida com aquele cromo e a repartição de finanças com aquele conhecido manga de alpaca. Ai como era bom

Anônimo disse...

Ser saudosista, no bom sentido do termo, nunca fez mal a ninguém, até porque "recordar é viver".
Também me lembro do Olímpio, do Manano, do Branquinho e de tantos outros cujo nome não me ocorre; das sortidas que fazíamos no bailes de S.João no Mercado Municipal; dos bailes na Naval e de alguns pifos monumentais; das farras, do namoro às sopeiras espanholas e portuguesas (algumas delas bem bonitas) em férias estivais na praia da Claridade que escapavam ao olhar inquisidor das patroas. Às vezes "a conquista era tudo; o resto pouco ou quase nada".
Como diria Julio Dantas: como era diferente o amor em Portugal!...
E, na Figueira das finas areias, em particular, o "salero" era outro.
Bons tempos meus caros, que já não voltam mais. Para a maior parte de todos nós chegou a idade de contar estas aventuras aos netos.
Abraço deste amigo, porventura o menos conhecido e o menos aventureiro de todos que dá pelo nome de Zéfoz!...

Anônimo disse...

Seja com quem for a cidade será sempre bonita. Quem a tenta tornar feia (denegrir) desaparece depressa!
A.O.