Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Óleos alimentares usados - Deposite em local apropriado:

Tendo eu contactado os serviços camarários competentes para me informar sobre assuntos relacionados com a recolha de resíduos (óleo alimentar usado) recebi a seguinte informação que acho útil todos ficarem a saber:

Recentemente, o Município da Figueira da Foz iniciou um projecto de recolha de óleo alimentar usado, estando a sua divulgação programada para o decorrer do mês de Outubro. No entanto, já foram instalados vários recipientes em determinados espaços públicos, onde os munícipes poderão depositar a sua garrafa e/ou garrafão onde acondicionaram o óleo usado sem qualquer encargo financeiro.

Quanto à pergunta que coloca acerca de deixar garrafões de óleo junto a ecopontos, sou a informar que os Ecopontos instalados na via pública apenas permitem a recolha dos seguintes recicláveis: papel/cartão e embalagens de papel/cartão, embalagens de metal e plástico e embalagens de vidro (p.ex: garrafas, boiões, frascos….). A recolha dos ecopontos é realizada por uma empresa multimunicipal – ERSUC, com sede em Coimbra. Assim, os recipientes com óleo colocados junto aos ecopontos não serão recolhidos por esta empresa, transformando-se num resíduo não valorizado que poderá contribuir para a insalubridade do espaço público envolvente ao ecoponto.

Indico em baixo alguns locais, nas freguesias urbanas, onde poderá colocar o seu óleo usado. Mais informo que, a maioria desses locais são espaços vigiados e, portanto, com um determinado horário de funcionamento.
(Cons
ideramos que o óleo usado é um resíduo especial e a sua colocação em recipientes instalados na via pública poderia ser alvo de algum vandalismo e má utilização, favorecendo um estado de degradação daquele local não condizente com as exigências de qualidade que pretendemos a nível).

Tavarede:
-Junta de Freguesia, Paço de Tavarede, Escola Secundária com 3º Ciclo Dr. Joaquim de Carvalho, Grupo Musical Carritense, Saltadouro (Restaurante “A Cova”)
S. Julião:
-Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Museu Municipal, Mercado Municipal,Bombeiros Municipais
Buarcos:
-Junta de Freguesia, Mercado Municipal, Serra da Boa Viagem (Rua 1º de Maio), Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Infante D. Pedro, Escola Básica de 1º Ciclo do Serrado, Escola Básica de 1º Ciclo do Castelo, Escola Básica de 1º Ciclo dos Vais

Nenhum comentário: