Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Hoje foi dia de São Martinho

O Dia de S. Martinho comemora-se a 11 de Novembro há dezenas de anos. Neste dia, assam-se castanhas, e os adultos bebem um pouco de vinho chamado água-pé ou jeropiga, e em algumas zonas os mais corajosos saltam por cima de fogueiras.
A esta festa popular chama-se magusto.
A castanha está na árvore protegida por uma bola cheia de picos que se chama "ouriço". Quando chega o Outono, o ouriço abre e deixa cair a castanha no chão. É no Norte de Portugal que os castanheiros se dão melhor, e é desta região que vêm as castanhas para vender no País todo.

A lenda de São Martinho:
Martinho era um soldado romano muito corajoso que estava a regressar da Itália para a sua terra natal, em França.
Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito frio.
Martinho estava vestido com roupa quente e tinha uma capa vermelha. De repente, aparece-lhe um homem pobre, vestido com roupas velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.
Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.
Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão!
É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho!

3 comentários:

Cusco & Cusca disse...

Mas porque raio deu o São Martinho agasalho ao pobre? Nos Alpes não há verão de São Martinho?
O Astérix tinha razão quando dizia que os romanos devem estar loucos!

Cães Danados disse...

Para além do endereço no My Space (http://www.myspace.com/caesdanados), os Cães Danados tem agora um blogue onde poderás ficar a saber as mais recentes novidades sobre a banda punk-rock da Figueira da Foz.

Cães Danados disse...

CÃES DANADOS AO VIVO


"I House of Rock"
Casa do Povo de Maiorca
Figueira da Foz
05-12-2009 22H00

Cães Danados
Skarface
The Ozzies
Insidus