Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Academia de Golfe de Cantanhede = Desporto que um “lince” roubou à Figueira:

Click to get cool Animations for your MySpace profile
A propósito do grande êxito conseguido por Cantanhede que foi a instalação dentro daquela autarquia da “Academia de Golfe de Cantanhede”, recordei, com acentuada tristeza, essa traumatizante desilusão vivida aqui na Figueira da Foz quando o ambicioso projecto do seu Presidente da Câmara, Dr. Santana Lopes, de criar um complexo turístico em torno dum campo de golfe, a norte do Concelho, foi torpedeado pelo Governo sob o cândido argumento de que, por aqueles espaços, vivia um pobre lince, animal em vias de extinção.
E a verdade é que o projecto morreu; quanto ao tal lince, que jamais alguém viu por aqueles sítios, floresta nascida do génio de Alberto rei no século passado, quando aquela faixa junto ao mar, da Serra da Boa Viagem até quase Aveiro tudo não passava de areal, tudo não passou de “desculpa de mau pagador”. Mas, porque a ideia mereceu o interesse de investidores de reconhecida idoneidade, de novo falou mais alto a reprovação saída de José Sócrates, ao tempo Ministro do Ambiente, com o argumento de que o projecto em causa colidia com a Lagoa ali existente e que era necessário preservar.
Surpreendentemente, porém, anos depois, Cantanhede apostou num Campo de Golfe, mesmo, na sua zona urbana e a Academia de Golfe de Cantanhede é hoje uma próspera realidade como a notícia de hoje inserta no Diário de Coimbra comprova: “menos de dois meses depois de ter sido inaugurada, a Academia Municipal de Golfe de Cantanhede recebe, hoje e amanhã, o III Match Ibérico de Pitch & Putt Portugal-Espanha, prova de golfe organizada pela Federação Portuguesa de Golfe em parceria com a Real Federação Espanhola de Golfe, Câmara de Cantanhede e Entidade regional de Turismo do Centro”.
Só que, enquanto a Figueira se viu altamente prejudicada com o veto à realização daquela atracção turística e desportiva, no Algarve os campos de golfe surgiram como os cogumelos por todo o lado constituindo hoje como “galinhas de ovos de oiro da região”, destino de milhares de ingleses e outros visitantes que ali deixam milhões ao longo de todo o ano.
Quanto à Figueira da Foz, a triste realidade é que nem o “lince” é atractivo nem as lagoas constituem atracção, uma vez que, por falta de conservação, se transformaram em autênticos silvados onde é impossível chegar. Que se ouçam os brados de descontentamento a miúde vindos a público.
É por isso que, em pleno jogo de golfe disputado em Cantanhede, ao abordar-se o caso do Campo de Golfe da Figueira que não saiu do papel, caíram que nem pedradas estes desabafos:
- Pérolas a porcos!
Que cada um interprete tal desabafo…
(Jornal "O DEVER" de 05/Nov/009 - Coluna "De Soslaio" assinada por "Al Sabre")

6 comentários:

Anônimo disse...

Olhe que está enganado! O projecto não morreu: foi aprovado e nunca executado pelos amigos do Santana Lopes (Amorim). O Lince também nunca foi entrave, mas antes a densidade construtiva (está a ver as unhas do lince?).

Anônimo disse...

O anónimo das 00.53 tem o desplante de dizer que o golfe foi aprovado!? Ora informe-se bem! Aprovar um ou dois "buraquitos" não se chama "aprovar", mais a mais não podendo construir o imprescindível complexo hoteleiro!! E a "culpa" é de quem? do Amorim!? Nºao nos faça rir!!
A.O.

SicGloriaTransitMundi disse...

Outra activiadde que podia trazer mais vida à Figueira que foi por "água abaixo"...

Assim nunca mais a Figueira crescerá!

Quem é que anda a prejudicar essa terra???

Anônimo disse...

Mas agora como "este" é da mesma cor "socratiniana", agora é que vem cá calhar tudo!!

Anônimo disse...

Pérolas a Porcos!
É isso mesmo!... senão veja-se o que está acontecer junto às Lagoas:
Como não existe saneamento básico, uns senhores particulares com os seus tractores cisterna despejam o conteúdo das fossas cépticas,com todo o tipo de químicos e detergentes, junto às mesmas. E isto numa localidade a 10 Km da Cidade da Figueira da Foz. Para algumas mentalidades o Campo de Golfe não tem interesse mas espero que com a nova Presidência esta área do Conselho seja vista com outros olhos e apostem no progresso e na evolução não deixando de proteger a natureza, quando ao Lince, deve ser algum gato que anda a comer as galinhas!...

chipicao disse...

a culpa é inteiramente de um senhor engenheiro que hoje é primeiro ministro de portugal. na altura era ministro do ambiente. não é dificil encontrar o culpado. resta saber qual ou quais os interesses que estiveram por detrás desse chumbo e do "avistamento" do tal lince ibérico. o tal lince que, vindo de espanha, só agora foi para o algarve porque não existia em portugal