Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

terça-feira, 30 de junho de 2009

Meeting Point!!

Pois é! Houve por aqui um "ponto-de-encontro"... ou melhor, qualquer coisa que foi de encontro aos azulejos... que neste caso são mais 'amarelejos'... que os partiram! Terá sido um "raio qu'os parta"!?
Claro que o Jornal Online O Palhetas é muito educadinho, porque senão diria que foi alguma "cornada das valentes"!

Pois!!

domingo, 28 de junho de 2009

"Pedinchisse"!

Assiste-se a uma "pedinchisse" pegada à porta da nossa Igreja Paroquial à saída das diversas missas de Domingo! Chegam aos 3 e 4 a mendigar ao mesmo tempo, tocando nas pessoas e puxando mesmo por vestidos e casacos!
E se a Igreja Cristã ensina a ser caridoso para com os pobres, também ensina que não se deve, em nome de Cristo, pedir quando não se precisa!

Novidades no "Palhetas" :

Na secção
EMPRESAS E FIRMAS:
-Noticias da loja "Crocs/Pégada", uma forma de calçar mais confortável na Figueira da Foz-
-Saiba coisas sobre o Restaurante Rodízio "Sabores da Carne" que abriu em Maio em Buarcos.
-E informe-se das razões porque a STONE SPLASH se afirma ser "muito mais" do que u
m SPA!
**********************
Na Secção

DESPORTO, DIVERSOS E DICAS:
A) Passou na Figueira da Foz uma ilustre comitiva náutica;
B) Basquetebol = VIII Encontro de Moçambicanos;
C) 4ª etapa do Circuito Nacional de Bodyboard/Esperanças na Praia do Cabedelo;
D) Torneio de snooker na Assembleia Figueirense;
E) ...e uma "caminhada saudável" no Percurso Pedestre das Salinas

**********************
Na Secção
ARTES E EVENTOS:
-Lions Clube de Santa Catarina da Figueira da Foz passou testemunho, com mudança dos Corpos Sociais e homenagem ao Eng. Manuel Joaquim Moreira dos Santos;

-Artur Franco com desenho e pintura no CAE.

**********************
Clique na imagem e veja todos os eventos das
FESTAS DA CIDADE / 2009 em 112 fotos:
» Iluminação de São João;
» Feira Popular;
» Marchas = Na Avenida e no Coliseu;
» Fogo de Artifício;
» Fotos da noite de São João;
» Procissão e Benção do Mar;
» Feira das Freguesias.

Um belo local...

...para os não fumadores!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Na rua do Paço...

...colocaram umas fitas vedando esta casa, devido ao óbvio perigo que a queda de vidros, telhas e pedras causava aos peões.
Ora, quando se esperava que umas obras, ou vedações mais adequadas, melhorassem as condições do perigoso local, eis porém quando senão... (ou será que é 'eis senão quando porém'? - ou será que será - 'eis porém senão quando'!?)... que as fitas, pura e simplesmente, desapareceram, sem que pelo meio tenham arranjado a casa ou, pelo menos, a "remendassem".
Será que agora, por obra e graça do Espirito Santo, a casa já não "oferece" perigo!? Se sim, óh rapaziada, então deixem-se de fitas e, pelo menos, metam lá de novo as ditas cujas, isto para ninguém vos acusar de desleixados e incompetentes!!

Solução eficaz...

...mas terá sido inteligente!? Afinal, é uma árvore a pagar o progresso!!

domingo, 21 de junho de 2009

= O FIM DE SEMANA EM QUE O VERÃO COMEÇOU = (01) A Feira Popular

O VERÃO COMEÇOU (02) = Bairro Novo iluminado por Harley's


Enquanto
a
iluminação
de
São João
continua
apagada
(e


vão
5
ou
6
dias!!!)...


...coube
às
Harley
Davidson
iluminarem
um
pouco
o
"Picadeiro"
e
encantarem
os
passeantes!




O VERÃO COMEÇOU (03) = Ginásio Clube Figueirense a mil!!

O GINÁSIO CLUBE FIGUEIRENSE levou a efeito este ultimo Sábado várias iniciativas no âmbito do "GRANDE ENCONTRO DE GERAÇÕES GINASISTAS", uma 2ª edição que contou com cerca de mil participantes nas diversas actividades que foram desde um passeio ciclista, basquetebol, futebol, futsal, boxe, halterofilismo, kempo, natação, remo... seguido dum não menos interessante "desporto" que foi o almoço convívio no seu pavilhão!
Foram entregues diplomas a sócios, campeões nacionais de diversas modalidades e a algumas entidades apoiantes.

O VERÃO COMEÇOU (04) = O Ponto de Encontro com a "EFA"

Num feliz encontro de vontades, interesses e responsabilidades, as entidades Centro Social Bem Querer, de Brenha; FachoNet-Formação e Serviços de Informática, Lda; Casa Nossa Senhora do Rosário e Associação Cultural Recreativa e Social de Samuel, reuniram e articularam esforços/recursos no sentido de proporcionar a partilha de boas práticas entre todos aqueles que empenhadamente promovem cursos de educação e formação de adultos, através da dinamização de uma Feira EFA (Educação e Formação de Adultos) vocacionada para a região do Baixo Mondego e Gândaras, a qual teve lugar no Ponto de Encontro da Esplanada Silva Guimarães, na Figueira da Foz, neste fim de semana.
Esta iniciativa serviu para informar e esclarecer, tanto quanto possível, toda a população deste relativamente novo processo das novas oportunidades no ensino, e onde se está continuamente a aprender, desfazendo-se equívocos e alimentando o seu interesse, importância e necessidade para grande parte da população portuguesa.

O VERÃO COMEÇOU (05) = Wii Fit Tour

O Wii Fit Tour 2009 é um espaço outdoor onde o público de todas as idades poderá experimentar uma nova e divertida maneira de praticar exercício, através da consola Wii Fit.

O objectivo do Wii Fit Tour 2009 é informar e sensibilizar toda a família para a importância da prática de exercício físico regular que agora poderá ser feito no conforto das nossas casa.

A campanha Sente-te bem Portugal pretende ainda alertar a população adulta portuguesa, entre os 30 e os 64 anos, para os riscos da obesidade e do excesso de peso que, no nosso país, atinge já mais de metade da população.

Em três dias presentes na Figueira da Foz junto à Torre do Relógio, e com as monitoras Lili, Raquel, Cintia, Joana, Lara, Rita, Mariza, Filipa e o Jorge, o Wii Fit Tour revelou-se um êxito, tendo sensibilizado e prestado instruções úteis a largas dezenas de pessoas.

O VERÃO COMEÇOU (06) = ...e as "broncas" também (como não podia deixar de ser!):

Sabe-se que as noites de Sextas e de Sábados são bem vividas, pouco "regradas" e muito "regadas"!
Por isso, nas manhãs de Sábado e de Domingo, os serviços de limpeza camarários , ou a quem incumbe (ou deveria incumbir) a responsabilidade de ordenar e velar por estas situações, deveriam ter sensibilidade para dar uma volta pelos locais mais "críticos" para uma limpeza, passageira que fosse, e não permitir o (mau) exemplo que a fotografia mostra: ossos(?) pelo chão, excrementos humanos mais ao lado (que por decoro não exibimos) e copos, um dos quais de vidro, perigosamente "repousados" no varandim da esplanada Silva Guimarães, podendo cair lá em baixo devido alguma rabanada de vento mais forte em cima de... adivinhe-se! Um carro!? Uma pessoa!!?...


...por sua vez, a missa do meio dia era para ser celebrada no jardim. Mas não o foi porque estava a decorrer a Feira de Coleccionismo, Antiguidades e Velharias.
O Presidente da Nuficol (Núcleo Figueirense de Coleccionadores) afirmou ao nosso jornal que a Câmara não os avisou de nada. Mas perante a visita ao local do Senhor Cónego Veríssimo, foram dadas todas as condições para a missa se realizar, até porque não estavam presentes nem metade dos habituais expositores, como também o espaço de madeira em frente ao palanque não estava ocupado. Os próprios comerciantes, católicos, mostraram a sua satisfação, e até se prontificaram a encerrar as suas bancas com plásticos para darem melhores condições e também poderem assistir à missa.
Mas o Sr. Cónego, apesar de toda a boa vontade e compreensão dos coleccionadores presentes, entendeu que não existiam as "tais" condições (mas quais seriam!?...) e não realizou ali a esperada missa, transferindo-a para a igreja.
Enfim!...

sábado, 20 de junho de 2009

Demos umas voltas por aí e descobrimos uma dúzia de situações que a Figueira oferece a quem nos visita = Situação 01 - Espectáculos:

Situação 02 = Arte rupestre:


Situação 03 = Comércio centralizado:

Situação 04 = Agradáveis lugares para descansar:

Situação 05 = Amplos passeios:


Situação 06 = Centro de Diversões:

Situação 07 = Centros comerciais:

Situação 08 = Gastronomia e bons cozinheiros:

Situação 09 = Passeios equestres:

Situação 10 = Jardins até nos passeios!

Situação 11 = Parques de campismo:

Situação 12 = Por último, vias pedonais em "tortan":

Notas:

Consulte a Programação de Verão da Figueira da Foz na secção ARTES E EVENTOS que foi apresentada na Piscina de Mar já aberta ao público!
===========
Abriu mais uma loja chinesa na nossa cidade, o que não é novidade. Novidade é que a maioria dos seus produtos são de origem portuguesa!

À reportagem sobre a abertura do Skiqper bar - situado no passeio que acompanha a marina - foram acrescentadas fotos da inauguração oficial que decorreu neste Sábado dia 19 de Junho. Veja tudo em EMPRESAS E FIRMAS.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

As 3 vendedoras ambulantes mais antigas da Figueira da Foz, todas exercendo a sua actividade desde (+ ou -) 1974) = D. Anaide Zenaide...

...diz mesmo que já vinha para a Figueira antes de 1974, portanto quase a completar 40 anos a vender - sempre junto ao forte de Buarcos - os seus bolos secos, pinhadas, folares, amendoins, etc.

...a D. Arminda da Silva no Bairro Novo...

...vendendo castanhas...

...e a D. Maria dos Prazeres junto à praia...

...com a apreciada "fruta seca" - tremoços, amendoins, pevides, cajus, "chupa-chupas", e mais do género!

Olhem o que se tem que andar da casa até ao carro!!

...e vendo bem as coisas ainda são para aí uns 50 metros até ao iate!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

domingo, 14 de junho de 2009

Novidades no "Palhetas"

Na secção EMPRESAS E FIRMAS leia um artigo sobre a abertura do agradável bar envidraçado com vista para a marina da Figueira da Foz.

"Saia Curta e Consequências" no CAE, com destaque em ARTES E EVENTOS.

Capas de discos antigos - A não perder! Veja-as em 3D-DESPORTO, DIVERSOS E DICAS!!

Saiu a newsletter nº 6 do País Positivo (www.paispositivo.org) de 13 de Junho de 2009.

Como destaque da semana, seleccionámos - na secção PARQUE-CINE do "PALHETAS" - uma ligação que lhe permite ver filmes completos e grátis. Atenção que a lista de filmes é actualizada regularmente e são legendados em portuguê
s.

Por último, e em INQUÉRITOS DO PALHETAS vote na seguinte pergunta: Figueira da Foz = Junho, mês de festas e iniciativas. De qual gosta mais?
A) Feira Popular; B) Festa da Sardinha no Coliseu; C) Iluminação de São João; D) Noite de S.João-Marchas; E) Noite de S.João-Fogo de Artifício; F) Noite de S. João-Banho Santo; G) Feira das Freguesias.
(Este inquérito decorre durante todo o mês de Junho)

Iluminação torta

No relvado das Abadias existem alguns candeeiros de iluminação pública. Este "coitado", situado junto à Avenida Dr. Joaquim de Carvalho (e junto àquela vedação que está por ali a ser montada ) é que não há meio de o endireitarem!
Deve ser para não destoar do resto da cidade...

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Entrada livre!!!?

Acrobacias aéreas na Figueira da Foz, sobre a Praia da Claridade! Óptimo! O folheto até indica que um bom local para ver o espectáculo é na Esplanada Silva Guimarães.
Agora não percebemos aquela da "ENTRADA LIVRE" (em destaque dentro do circulo)!!
Mas entrada aonde!? E "livre" de quê!? Estas acrobacias só podem ser vistas daquele local!? Se as pessoas as virem de outro local da cidade têm de fechar os olhos!?
A "esperteza saloia" (para não adjectivar mais incisivamente) bem poderia ter limites...

Azulejos a cair

Mas o que é que se passará com os azulejos que revestem as fachadas de alguns prédios, já que muitos estão a cair!?

Atenção que só nos referimos a alguns prédios, e dos construídos recentemente... já que, curiosamente (ou não!?) dos diversos prédios antigos que existem na nossa cidade e que têm azulejos, estes não caiem!!

Na rua Dr. Luis Carriço, junto à en
trada de uma conhecida escola de condução, vêm-se vários azulejos espatifados no chão. Caíram lá do alto no passado fim de semana!

Na rua Dr. João José Bugalho, mais do mesmo. E se algum dia atin
girem alguém, de quem será a culpa?
Arrumar-se-à a "coisa" para "ora, o seguro paga"!?