Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Placa quebra-cabeças!...

Esta placa, a primeira de uma sequência delas que se estendem até ao final do passeio, em frente ao tribunal, assinalando estacionamentos privativos para diversos fins e entidades, está muito baixa, já tendo causado "galos" aos mais distraídos. Se passar naquela zona, cuidado...

...e placa de um lugar só!

Mas já mesmo a terminar a sequência de estacionamentos privativos, e logo a seguir a este, em primeiro plano, destinado ao Conservador do Registo Civil, ainda sobrou um lugarzito... que ainda assim mereceu o trabalho da colocação de um poste e placa indicativa de "Zona Paga"! Não escapa nada!
Irra! Algum dia ainda colocam alguma no estacionamento da garagem cá do "Palhetas"!

News

Dia 01 de Dezembro, 11h30, Praça 8 de Maio: Neste Natal o Centro Brilha. O Pai Natal vai andar por aí e percorrer uma ruas da cidade! Saiba mais em DIVERSOS E DICAS.


E em ARTES E EVENTOS duas noticias sobre a Stone Splash = Roysel Alfonso + recolha de brinquedos.

Óh senhor policia...

...então mas eles disseram-me que podia andar por onde quisesse durante 15 minutos!!...

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ATENÇÃO = Grande "furo" :

COMBATENTES DO CONCELHO DA FIGUEIRA DA FOZ FALECIDOS NO ULTRAMAR HOMENAGEADOS NA FIGUEIRA DA FOZ

Foi inaugurado na manhã desta 5ª feira, dia 26 de Novembro, no largo Luís de Camões - ao início da Praça Velha - o Memorial aos COMBATENTES DO CONCELHO DA FIGUEIRA DA FOZ FALECIDOS NO ULTRAMAR - 1961/1974.
Para além do mentor do monumento, José Manuel dos Santos, de muitos familiares das vitimas e de muito público anónimo, marcaram presença diversas individualidades, entre elas o tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, presidente da Liga dos Combatentes Nacional, o presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes local Carlos Pimentel, o artista plástico Mário Silva e o engenheiro Silvestre - grandes apoiantes do projecto - e o presidente da câmara João Ataíde. E coube a Fernanda Oliveira, presidente da Junta de Freguesia de Santana, ler o rol dos 35 Combatentes falecidos, devido ao facto de ter um familiar entre eles. No fim da cerimonia, que foi acompanhada por um pelotão do exército e por uma fanfarra, o Memorial foi benzido pelo Cónego João Veríssimo e na sua base depositada uma coroa de flores.

Lixo fluorescente

Nem sempre é a empresa responsável pela recolha dos ecopontos que tem culpa de todas as sujidades que, por vezes, vimos ao lado destes, no chão.
Na rua Calouste Gulbenkian, num dado dia da passada semana, deparámo-nos com esta situação, e se ainda poderíamos ponderar que o (i)responsável procedeu assim por ter dúvidas onde colocar as lâmpadas, já os 3 sacos de lixo sublinham a falta de civilidade e o excesso de desprezo social!
Mas também verdade seja dita: telefonámos para a câmara ao fim da tarde, e no outro dia de manhã tudo estava retirado e limpo! Boa!
Neon Bar Pictures, Images and Photos
E já agora, você sabe onde colocar as lâmpadas fluorescentes? A DECO informa:
"Evite deitar estas lâmpadas no lixo e, muito menos, no vidrão. As lâmpadas fluorescentes ou de descarga não podem ser depositadas no contentor do lixo indiferenciado, pois contêm substâncias perigosas que devem ser recolhidas separadamente.
Quando uma lâmpada deste tipo se funde, pode entregá-la, sem qualquer custo, no estabelecimento onde vai comprar a nova. Também pode depositá-la nos centros de recolha de resíduos de equipamento eléctrico e electrónico, ou nos ecocentros que as aceitam."

Anúncios (des)classificados




(Vá clicando nos diversos módulos para melhor os visualizar)

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Ruas da Figueira (1)

Rua Maurício Pinto

Ruas da Figueira (2)

Rua Fresca

Dicionário de uma loira:

Testículo - Texto pequeno.
Abismado - Pessoa que caiu num abismo.
Pressupor - Pôr preço em alguma coisa.
Biscoito - Fazer sexo duas vezes.
Padrão - Padre muito alto.
Democracia - Sistema de governo do inferno.
Barracão - Algo que proíbe a entrada de caninos.
Ho
mossexual - Detergente para lavar as partes íntimas.
Ministério – Aparelhagem FM de dimensões muito reduzidas.
Detergente - Acto de prender seres humanos.
Eficiência - Estudo das propriedades da letra F.
Conversão - Conversa prolongada.
Halogéneo - Cumprimento a pessoas muito inteligentes.
Expedidor - Pedinte que mudou de classe social.
Luz solar - Sapato que emite luz por baixo.
Cleptomaníaco - Mania por Eric Clapton.
Contribuir - Ir com uma tribo.

Aspirado - Carta de baralho completamente maluca.
Coitado - Pessoa vítima de coito.
Regime Militar - Dieta e exercícios feitos pelo Exército.
Caçador - Indivíduo que procura ter dor.
Assaltante - Um A que salta.
Determine - Prender a namorada de Mickey Mouse.
Coordenada - Que não tem cor.
Presidiário - Aquele que é preso diariamente.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

MEMORIAL AOS COMBATENTES DO CONCELHO DA FIGUEIRA DA FOZ FALECIDOS NO ULTRAMAR (1961-1974)

Vai ser inaugurado nesta 5ª feira, dia 26 de Novembro, pelas 11h30, um monumento evocativo dos militares falecidos na então Guerra Colonial.
Após solicitação à Câmara Municipal, através da intervenção do então presidente da Junta de Freguesia de São Julião Victor Coelho (inexcedível e preciosa colaboração) e por informação do então vereador responsável pela secção de toponímia Lídio Lopes, foi destinado ao memorial um lugar condigno: o primeiro espaço ajardinado do Largo Luís de Camões (Praça Velha).
A ideia e desenho deste monumento partiu de José Manuel dos Santos que, sendo natural de Cascais, vive na Figueira da Foz há 45 anos (desde 1964). Para a construção do monumento contactou o artista plástico Mário Silva e o eng. Silvestre que apoiaram a iniciativa sem qualquer custo. Seguiram-se os habituais protocolos de aprovamento para o IGESPAR, Ministério da Cultura do Centro, Câmara Municipal e dr. Pedro Pita que aprovou o projecto.
A lista dos militares falecidos oriundos do Concelho da Figueira da Foz nas três frentes de guerra, enviada pela Liga dos Combatentes em Lisboa, completava 35 nomes: Angola-18; Moçambique-10; Guiné-7.
Os donativos não se fizeram esperar, sendo a grossa fatia proveniente da própria Liga dos Combatentes, que transferiu 1.250 euros para o seu núcleo da Figueira da Foz; da Câmara que subsidiou com 2.000 euros; e o restante de parte de inúmeros particulares, empresas, antigos combatentes e Juntas de Freguesia, que ultrapassaram mesmo o mínimo necessário.
A inauguração contará com a presença de um pelotão do exército, fanfarra do exército, o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e do Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, presidente da Liga dos Combatentes.

SEGUEM-SE OS NOMES DOS MILITARES DO CONCELHO DA FIGUEIRA DA FOZ FALECIDOS NO ULTRAMAR PORTUGUÊS ENTRE OS ANOS DE 1961 E 1974:

ANGOLA (18): Joaquim Gonçalves Dias/Buarcos; Elísio Curado da Silva/Lavos; Arrménio Gonçalves Cadete/Alhadas; Joaquim Maria Marques Espada/Buarcos;
Fernando Nunes Duarte/Quiaios; Serafim Serra/São Julião; António Graça Carrapato/Vila Verde; Manuel Marques Sardão/Maiorca; Alfredo Carramona Trindade/Buarcos; Júlio Augusto de Almeida/Buarcos; José das Neves Mendes/Alqueidão; Victor Manuel Sousa Lopes Trovão/São Julião; Manuel Vidas Mendes/Buarcos; Mário Vicente Monteiro da Silva/Alhadas; José Simões da Cruz/Paião; João Maria Certo Loureiro/Buarcos; José Melandes Ferreira/Alhadas; Wilson Lopes Ferreira Câmara/Lavos.

MOÇAMBIQUE (10): Armando Gaspar Pedro/Vila Verde; Jorge Grou de Oliveira/Quiaios; Albino Rodrigues da Silva/Lavos; Joaquim Cunha Marques/Alqueidão; Carlos Manuel Monteiro Reveles/Lavos; Samuel Guiomar Gomes/Figueira da Foz; José Fernando Santos Sousa/Cabo Mondego; António Joaquim Melanda Oliveira/Ferreira-A-No
va; José Ferreira Pereira/Marinha das Ondas; Lino Galhardo Silva Leal/Alqueidão.

GUINÉ (07): José Augusto Neves Carvalho/Paião; Victor Manuel Oliveira Neto/Buarcos; José de Oliveira Fadigas/ Tavarede; António José Pereira Fernandes/Maiorca; Aurélio Silva Barbosa/Buarcos; Aires Silva Pedrosa/Paião; José Alberto Ferreira Silva/Paião.

O cariz internacionalista do povo português é peculiar:

- Se tem um problema para ultrapassar... vê-se grego;

- Se alguma coisa é difícil de compreender... é chinês;

- Se trabalha de manhã à noite... é um mouro;

- Se vê uma invenção moderna e mais ou menos inútil... é uma americanice;

- Se alguém mexe em coisas que não deve... é como o espanhol;

- Se alguém vive com luxo e ostentação... vive à grande e à francesa;

- Se alguém causa boa impressão aos outros... é só para inglês ver;

- Se alguém regateia o preço de alguma coisa... é pior que um marroquino;

Mas quando alguma coisa corre mal... diz que é à PORTUGUESA.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Mercado, comerciantes e utentes alarmados:

Estalou a bronca,vem aí a confusão!
Mercado Engenheiro Silva no centro das atenções.
Um jornal espalhou a noticia:

"-O povo está revoltado com 3 ou 4 entidades da cidade... com medo de ser verdade o que se ouve!
Esta não lembra ao diabo, trocar o mercado para devolver o coreto?????
Precisamos de um líder para a figueira, mas não de um ditador.
Como hoje é dia de S.Martinho fui ao MERCADO,e estava tudo revoltado por não serem vistos nem achados no processo de requalificação daquele espaço.
Vou esperar para ver se o poder económico vence, ou se o povo ainda tem força nesta dita democracia.
Não resisti a dar esta informação naquilo que ouvi, com nomes e tudo... é só de “ouvir”, mas diz-se que “onde há fumo há fogo”!
Até os 100% andam na corda bamba, mas esses pelo silêncio comprometedor.
Finanças e ASAI não largam mercado e malta pergunta “mas porquê”?
Agora vamos ver a que ponto a justiça em portugal funciona, seja contra um juiz seja a favor do querer de um povo!"
(Carta recebida com pedido de publicação, identificada por iniciais e que aludia a nomes e entidades da nossa cidade. Devido à sua oportunidade e ao que, na verdade, cada vez mais se ouve por aí referente a uma possível remodelação do mercado eng. Silva - já tentada pelo antepenúltimo presidente da câmara, eng. Aguiar de Carvalho - decidiu este Jornal Online publicá-la, mas retirando-lhe, com o devido respeito pelo autor mas também no restrito respeito das suas próprias regras de publicação, as aludidas citações)

Recentes publicações noutras páginas do Palhetas:

Na página EMPRESAS E FIRMAS, saiba tudo sobre a iniciativa da Stone Splash = Uma visita ao Buddha Eden Garden no Bombarral.
E também a reportagem feita ao restaurante Brigantino, mais uma inauguração do empresário César Afonso.
Photobucket

Já em ARTES E EVENTOS seguem as habituais noticias sobre as actividades do CAE, e também o anúncio da exposição de carros de bombeiros no CCRC de Carvalhais de Lavos, da autoria do bombeiro voluntário Luís Caldeira.

22 barcos de pesca, arrastões e traineiras da Figueira da Foz

22 barcos de pesca, arrastões e
traineiras da Figueira da Foz
Photobucket
(Ver na página DIVERSOS E DICAS)

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

MUNDIAL DE FUTEBOL:


Photobucket
África do Sul = Aí vamos nós!!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Esplanada antiga, antes das obras...

...numa Figueira da Foz sempre bonita!
EI! Entre na página "Inquéritos do Palhetas" e deixe a sua opinião à seguinte pergunta:
Photobucket
-Acredita que este elenco socialista da Câmara da Figueira da Foz, recentemente eleito sem maioria absoluta, vai conseguir levar o seu mandato até ao fim?
E saiba tudo sobre os "Cães Danados" na página DIVERSOS E DICAS. É uma banda figueirense a subir no "ranking" e a farejar o sucesso!

Muro 'quase' a cair...

...fica ali na Travessa do Circo e é coisa que toda a gente vai perceber só quando cair mesmo!

Parque das Gaivotas...

...até parece!

sábado, 14 de novembro de 2009

Árvore (1)

Esta árvore, situada num dos pequenos jardins em frente do edifício do Museu e Biblioteca, na rua Calouste Gulbenkian, não teve quem a "apoiasse" quando era mais nova... não com um ombro anigo, mas sim com umas estacas que a impedissem de vergar devido ao vento que, naquela zona, é mais forte do que noutros sítios.
Agora que pelo menos tratem dela, de modo a que não venha a prejudicar mais a circulação automóvel no local, como já acontece, e de maneira a preservá-la, evitando que caia ou que se chegue à antipática necessidade de abatê-la!

Árvore (2)

Já esta, situada no passeio junto ao Largo da Carvão, não provoca muito incómodo pois o dito passeio é largo... mas não haverá quem lhe dê uma boa e oportuna poda "por causa das coisas" !?

News...

Para além das cíclicas publicações nesta primeira página do Jornal, há actualidades em todas as páginas. Na secção "FIGUEIRA DA FOZ - Noticias e Actividades" saiba de tudo:
-Em ARTES E EVENTOS leia sobre as constantes e interessantes iniciativas e exposições do Centro de Artes e Espectáculos. Noticia também sobre "O meio ambiente" em exposição no Paço de Tavarede, organizada pela Associação de Amizade e das Artes Galego Portuguesa e pela Magenta.
Na página EMPRESAS E FIRMAS saiba que o restaurante bar do OÁSIS já abriu ao público!
DESPORTO E TEMPOS LIVRES com a noticia de que 3 bodyboards figueirenses foram convidados para prestigiada prova Mundial!
E agora uma coisa completamente diferente: Na parte final deste jornal entre em BLOGUES DE PORTUGAL e inspeccione o blogue DEMOCRACIA EM PORTUGAL. Olhe que vale a pena!
CURIOSIDADE: Em DIVERSOS E DICAS saiba como apareceu o termo muito "chato" para os internautas designado "SPAM"! Sabe que foram os "Monty Python" os acidentais inventores!?
E já agora aproveite e VOTE no novo INQUÉRITO do PALHETAS: Entre em INQUÉRITOS DO PALHETAS e deixe expressa a sua opinião sobre a seguinte pergunta:
-Acredita que este elenco socialista da Câmara da Figueira da Foz, recentemente eleito sem maioria absoluta, vai conseguir levar o seu mandato até ao fim?
Tem 4 opções de resposta = Sim - Não - Talvez - Não quero Saber.

Alegría é preciso...

...até na roupa interior!
(...e o leitor, tem boa vista!?)

Câmara da Figueira da Foz - Vereadores eleitos:

De França recebemos um e-mail de um nosso leitor (A.G.Silva), emigrante figueirense, pedindo a publicação dos nomes dos vereadores da nossa câmara. Cá vai ela:

Com pelouros atribuídos:
PS =
Presidente — João Ataíde das Neves:
Relações Institucionais e Comunicação; Recursos Humanos; Obras Municipais; Assuntos Jurídicos e Auditoria; Desenvolvimento Económico; Sector Empresarial Municipal; Protecção Civil; Trânsito e Viação.

Vereador a tempo inteiro – Carlos Monteiro:
Educação e Formação Profissional; Juventude e Desporto; Acção Social e Reabilitação; Mercados e Feiras.

Vereadora a tempo inteiro – Isabel Cardoso:
Administração, Património e Notariado; Orçamento e Gestão Financeira; Planeamento e Controlo; Modernização Administrativa; Coadjuvação (do presidente) nos Recursos Humanos.

Vereador a tempo inteiro — António Tavares:
Urbanismo e Ordenamento do Território; Ambiente; Cultura e Colectividades; Toponímia.

Sem pelouros atribuídos:
PSD = Teresa Machado, Miguel Amaral e João Gonçalves.
Figueira 100% = Daniel dos Santos e Vítor Coelho.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Hoje foi dia de São Martinho

O Dia de S. Martinho comemora-se a 11 de Novembro há dezenas de anos. Neste dia, assam-se castanhas, e os adultos bebem um pouco de vinho chamado água-pé ou jeropiga, e em algumas zonas os mais corajosos saltam por cima de fogueiras.
A esta festa popular chama-se magusto.
A castanha está na árvore protegida por uma bola cheia de picos que se chama "ouriço". Quando chega o Outono, o ouriço abre e deixa cair a castanha no chão. É no Norte de Portugal que os castanheiros se dão melhor, e é desta região que vêm as castanhas para vender no País todo.

A lenda de São Martinho:
Martinho era um soldado romano muito corajoso que estava a regressar da Itália para a sua terra natal, em França.
Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito frio.
Martinho estava vestido com roupa quente e tinha uma capa vermelha. De repente, aparece-lhe um homem pobre, vestido com roupas velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.
Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.
Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão!
É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho!

Espla(que não é...)nada!

Um chão constantemente a parecer (ou a estar) sujo, um banco partido e um castelo a cair!
Eis a esplanada principal da Figueira da Foz!