Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

terça-feira, 5 de junho de 2007

(1)Escuteiros recriaram Invasões Francesas


No passado fim-de-semana cerca de uma centena de escuteiros entre os 10 e os 14 anos recriaram as invasões francesas que tiveram como palco o actual Concelho da Figueira da Foz em meados do ano de 1808. Participaram nesta actividade quatro agrupamentos de escuteiros do Corpo Nacional de Escuta:
*Agrupamento 235 – Escuteiros Marítimos da Figueira da Foz;
*Agrupamento 1215 – Escuteiros de Tavarede;
*Agrupamento de Escuteiros Marítimos em formação de S. Pedro;
*Agrupamento de Escuteiros em formação de Vila Verde.
No Sábado de manhã, simulando o acontecimento de há 199 anos atrás, 10 “guarnições”, de aproximadamente 10 elementos cada, partiram da freguesia de S. Pedro Realizando a travessia do estuário do rio Mondego, em kayak, desembarcaram a escassos metros do Forte de Santa Catarina, fortificação que teve um papel muito importante, no inicio do séc. XIX, aquando das investidas dos homens comandados por Junot a mando de Napoleão Bonaparte. Dentro desta mística realizaram-se alguns jogos escutistas onde as “guarnições” puderam conhecer, de uma forma lúdica mas também com algum realismo, algumas páginas da história local.
Após algumas simulações de batalhas em campo e socorros aos feridos em “combate”, foi a vez de, em Tavarede, cantarem alguns cânticos de júbilo seguido de um merecido repasto.
Mais tarde, ao chegar da noite, teve lugar o Fogo de Conselho, em memória das vitórias dos contingentes portugueses e os seus aliados sobre os invasores franceses.
No Domingo de manhã, após uma dormida em regime de acampamento / acantonamento, foi a vez de escuteiros, familiares e a população em geral assistirem uma bonita missa campal na praia, na zona da Ponte do Galante.

Nenhum comentário: