Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

ESGOTOS NA PRAIA


Esgotos na Praia da Claridade, mesmo em frente ao Grande Hotel Mercure. O Verão aproxima-se e não será certamente esta a imagem que se quererá dar a quem nos visita.
Claro que estamos convencidos que até lá as “coisas” estarão “au point”, ou seja, este esgoto debelado, a praia limpa de ervas daninhas (é verdade, aquilo às vezes parece um prado, o que na foto também se pode verificar) e os campos arranjados e “varridos”.
Mas somos como S.Tomé : -…ver para crer!...

O PALHETAS ONLINE

E o leitor já sabe que nos pode contactar dando conta de casos que entenda não estarem bem. A seu tempo o “Palhetas” analisará e publicará o facto se for considerado pertinente, não colocando a identificação de quem nos deu a notícia, que nos pode ser entregue directamente na nossa redacção, por carta, ou por e-mail (toniflorido@gmail.com) podendo, em qualquer dos casos, juntar fotografias ou documentos que entender necessários.
Aproveitamos o ensejo para lembrar que agora já pode ver o “Palhetas” na
internet até mais repleto de notícias, fotos e factos que surjam na hora, através do sítio www.opalhetas.blogspot.com .

FLOREIRAS


Não é só colocar floreiras em locais estratégicos entre-prédios e depois “deixar-andar”. Não!
É necessário um acompanhamento mesmo que não exaustivo, para não dar o aspecto desolador destas floreiras colocadas ali numa das pracetas da rua Calouste Gulbenkian.

O GENE...

Foi identificado o gene do cheiro a maresia! Viva! Ficámos eufóricos ao lermos num jornal que cientistas britânicos descobriram a origem exacta
do cheiro a maresia, que é, nem mais nem menos – pasmem-se! – uma bactéria! Incrível!! E nós a pensarmos que era tão somente o cheiro normal dos oceanos!
Pois é! Só sei que nada sei! (citação d’O Palhetas!)

3 em 1


-“Mas o que é isto!?” – pode perguntar quem passa na rua da República ao ver esta cena de “3 em 1”.
E “3 em 1” porque:
1º) Nunca mais ali se constrói nada!? Ou lojas, ou prédio de habitação, ou qualquer coisa… e como assim é e tudo indica que continuará a ser, as paredes continuam em ruínas, o recinto sujo, colocam-se uns tapumes e “toca a andar”!!...
2º) …só que os tapumes colocados recebem publicidade “em barda” que depois, com o vento e com a chuva, se descolam e ficam pelo chão causando muito mal aspecto.
3º)O estacionamento no passeio continua a fazer-se… pois, é o hábito!

PARAGEM DE AUTOCARROS

Os sinais de paragem de autocarros estão quase todos mal colocados, uma vez que agora o código da estrada diz que é proibido estacionar 5 metros para a frente e 25 metros para trás do referido sinal (quando pela leitura do
anterior código a proibição era de 15 metros para trás e 15 metros para a
frente). Ora os sinais ainda não foram alterados nas distâncias na nossa cidade, que é o que nos interessa. Falta muito!?

ESCONDIDINHO

DUAS SEGUIDAS

Comecei, na passada semana, a ficar preocupado comigo mesmo quando dei por mim a concordar plenamente com duas opiniões – daquelas “fora do contexto” dos seus pares, como já vem sendo hábito – do vereador da maioria P.S.D. na Câmara Municipal da Figueira da Foz Dr. Paulo Pereira Coelho!
Nada me move contra tão douta personalidade… bom, talvez só aquela pequena “rivalidadezinha” caseira de ele ser “o-homem-de-Coimbra-aqui-
-na Figueira!...”
Concordei com ele numa sua primeira intervenção em que considerava ser
“uma perda irremediável” para a cidade a não demolição do edifício “O Trabalho”, como estava previsto, prevendo-se agora por parte do proprietário uma “indeterminada”reformulação.
Concordei – pensei eu - mas foi uma excepção!
Eis senão quando porém (ou será ‘eis porém quando senão’?) me apanhei a dar-lhe também razão quando se opôs a uma proposta visando a isenção de taxas à empresa “Fozbeach”, fundamentando devidamente as suas razões.
Já viram bem o que “o-homem-de-Coimbra-aqui-na-Figueira”ocasionou?
É que isto de “duas seguidas” é coisa que já não se usa… e olhem que estou a falar de “concordâncias”, seus depravados !!

Toni Flórido

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

E.D.P. = É De Pasmar!!



E.D.P. – Iniciais que, porventura, quererão significar “É De Pasmar!”, a julgar por aquilo que passo a relatar:
No passado dia 5 de Fevereiro, uma 2ª feira e último dia para o pagamento da factura de electricidade (N.R.-Na foto) aí por volta das 10h30, dirigi-me aos balcões da E.D.P. da nossa cidade situados na Avenida Saraiva de Carvalho.
Primeiro tive que esperar na rua, na fila que se tinha formado para aceder a um espaço exíguo (aí uns 3 metros quadrados)
onde um funcionário distribuía senhas de triagem para (depois sim!) entrar “lá dentro” onde vários outros funcionários, em espaço já bem largo e desafogado, atendiam os portadores das tais senhas. Tanto espaço no interior e tão pouco na triagem, obrigando filas a formarem-se, diariamente, na rua... Caricato!
Dez a quinze minutos depois lá fui atendido pelo funcionário da triagem… que olhou para a factura, mostrou espanto, e me disse que aquela factura da EDP não podia ser paga ali na EDP, e que só podia ser paga num quiosque, tendo-me até sido sugerido um, situado na Rua da República. Abismado, ainda perguntei o porquê, tendo-me sido respondido que “era uma quantia muito grande” (pouco mais de dois mil euros que eu levava em dinheiro) para ser ali paga!!! Ora julgava eu que, por isso mesmo, mais se justificava ali o pagamento!
Enfim, e lá fui eu à rua da República, a um quiosque previamente indicado pela própria EDP, pagar a minha conta de electricidade!!
Mas estou convicto que existirá uma qualquer lógica explicação para esta situação, que até já aconteceu a mais pessoas, mas que não posso deixar de achar estranha!

Figueira da Foz,Fev/007
(Leitor identificado – J.R.)

Buraco perigoso


Mesmo ao lado do G.I.S., na rua Dr. Manuel de Arriaga em Buarcos, encontra-se um perigoso buracão a céu aberto. As pessoas só com dificuldade passam no passeio, ir para o meio da apertada estrada é complicado… e as crianças, que muitas são, que circulam por ali, correm risco de queda grave, como já ía acontecendo no inicio deste mês de Fevereiro, “safando-se” de maiores danos por os seus colegas o terem agarrado!

Mau sinal


Na rua Dr. Calado, no final do troço entre a Telepizza e a rua da Liberdade, podem-se ver dois sinais de trânsito, um de “Stop” e o outro de obrigatoriedade de “virar à direita” (este último até algo encoberto por uma ramada dos arbustos ali ao lado, quase que a querer repor a legalidade)…
Isto porque não se compreende este último sinal, pois pode-se perfeitamente seguir em frente. Não há nada em contrário, nem sentido proibido ali junto à placa de “proibido estacionar” do outro lado da estrada, nada! Até mesmo quem desce a rua da Liberdade vira ali à esquerda sem problemas!
Vejam lá isto!

E daqui a 9 anos!?...

ESCONDIDINHO
E DAQUI A 9 ANOS!?...

Em 1998 realizou-se o 1º referendo tendo como base
a despenalização do aborto.
Venceu o não. Como tal, surgiram desde logo as
movimentações para novo referendo para ver se o
sim , finalmente, venceria, o que veio a acontecer no
transacto fim-de-semana.
Agora que o sim, enfim, venceu, há que respeitar
o voto do povo (já que o voto do não só foi
respeitado 9 anos) e cabe aqui a pergunta: -Será que
daqui a outros 9 anos não haverá novo referendo
tentando que o não vença de novo!!?

Toni Flórido