Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Esquerda ou (e) direita!


Para aceder ao estacionamento das Abadias situado junto ao Núcleo do Sporting da Figueira da Foz só o pode fazer descendo pela rua Fresca até à sua entrada.
Para sair, curiosamente, pode fazê-lo para a direita (Abadias) ou para a esquerda (subindo a rua Fresca) o que se revela um potencial perigo , já que não existe um sinal de trânsito indicativo de proibição de virar à esquerda orientado para quem sai do parque. Claro que muitos automobilistas da nossa cidade sabem que não podem subir a rua Fresca, mas quem não é de cá, não o sabe! E estes "contra-mãos" acontecem ali todos os dias!!
Antes de haver algum acidente grave - cuja ocorrência mereceria, concerteza, um pedido de indemenização à autarquia - aqui fica a pergunta:
-Falta muito para colocarem ali o tal sinal de trânsito!?

Lixo em liberdade


Tem um tapume este terreno situado na rua da Liberdade, mas não evita que pessoas menos consciênciosas atirem lá para dentro sacos de lixo! Mesmo até de algumas janelas vizinhas o que é ainda mais de lamentar. E claro está que os outros limpos vizinhos não gostam, e por isso disseram o que se passava cá ao "Palhetas"!!

É loura...


Porque é que ela está a tirar uma foto ao próprio olho!?

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

O mistério da "grelha" desaparecida!


Nesta esquina junto do passeio onde se situa a Tabacaria Guedes (passe a publicidade), no chão e mesmo ao lado da base do poste de sinalização (rua Fresca), existia uma ligação através de um grosso tubo de plástico, protegido por uma grelha de ferro, que atravessava por debaixo do passeio de cimento e fazia as águas escoarem-se (mais as areias e pequenas sujidades) para o lado de lá (rua da Cadeia) evitando assim que o dito passeio da dita tabacaria se atulhasse de água e lixo.
Depois das obras feitas na estrada há um par de anos, o bueiro desapareceu. Os funcionários camarários removeram-no. Ninguém sabe porquê!
O que se sabe é que se removeu uma coisa útil... se fosse inútil ainda era capaz de lá estar!

Pronto!...


Pronto, "tamos" safos!...

Escoamento (pro) fundo!


Mas porque é que os escoamentos de água situados no alcatrão da Avenida D. João III são tão profundos ao ponto de causar "engulhos" e desvios inopinados aos automobilistas que têm a desdita de, por não se aperceberem, lhes passar por cima!? Isto a par dos óbvios danos causados nos pneus!
Mas estas coisas são feitas na proporção. É que se aqui estão baixos...

Tampa alta


...já num dos passeios da Avenida Saraiva de Carvalho existe uma tampa de saneamento aí com uns bons 4 / 5 centímetros acima do nível do empedrado, provocando os inevitáveis tropeções e algumas quedas.

O melhor amigo


Uma imagem para descontraír!

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

1) As desventuras da Av. Dr. Joaquim de Carvalho


Quem segue da Rotunda do Centenário pela Avenida Dr. Joaquim de Carvalho, acompanhando as Abadias e em direcção do quartel da Policia de Segurança Pública, dá de "caras" com algumas anomalias.
Logo ao inicio, os lancis tortos devido às raízes da árvore enfeitam o local.

2) As desventuras da Av. Dr. Joaquim de Carvalho


Mas logo a seguir e do lado direito (já dentro das Abadias), este belo candeeiro inclinado qual Torre de Pisa, acolhe a pergunta: "-Então e ninguém vê isto!?"

3) As desventuras da Av. Dr. Joaquim de Carvalho


A meio da subida vê-se um bueiro inestético, torto e entupido, aliado a um espaço que deveria estar ajardinado... mas não está! Que mau aspecto!

4) As desventuras da Av. Dr. Joaquim de Carvalho


Já perto da virada para a PSP, mesmo junto a uma padaria / pastelaria, as raízes desta árvore não só já estão a levantar o lancil como também, e há já muito tempo, a atravessar a estrada, causando engulhos aos automobilistas que por ali passam e que não são tão poucos como isso! Os carros fazem "catrapum/catrapum" e as jantes, pneus e amortecedores é que pagam!
Àh, pois é!!

5) As desventuras da Av. Dr. Joaquim de Carvalho


A terminar, deparamos com este aspecto decadente e decrépito, uma situação vergonhosa que já ali está há dezenas de anos e que se adivinha de fácil resolução. Bastaria um punhado de boa vontade, competência, e de umas pequenas obras!...
Três coisas inexistentes!
A nossa Câmara Municipal anda muito distraída!

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

O Bar-pub Perfumaria expõe trabalhos da artista plástico
Lucy de Sousa. A não perder.
Ver noticia mais desenvolvida em Links do Autor / Artes e Eventos.

domingo, 18 de novembro de 2007

Fim-de-tarde na Figueira da Foz


Domingo dia 18 de Novembro: -Imagem de um fim de tarde ensolarado mas que se adivinha frio. Mas para amanhã vem aí chuva!

Bueiros entupidos!


...e a propósito de chuva, quando as primeiras chuvadas caiem na Figueira da Foz há inundações por todo o lado.
A Protecção Civil nacional avisa os serviços de protecção civil das várias cidades. Na nossa cidade nunca existiu a mínima preocupação do óbvio e básico a fazer no imediato: uma limpeza às sarjetas, esgotos e bueiros de forma a evitar ou minorar essas inundações.
Ora prevê-se chuva durante toda a semana (e que venha ela que bem falta faz!), a começar nesta 2ª feira, 19 de Novembro. Só para exemplo, vejam este bueiro: à parte de estar torto e partido, está entupido, bem "recheadinho" de areias e folhas. Fica na rua da Liberdade, pouco propensa a inundações, na verdade, mas sendo a imagem de todos os outros que, em zonas críticas, estão na mesma... ou pior!
Preparem os botes!...

sábado, 17 de novembro de 2007

Banco rico, banco pobre!


Banco rico, banco pobre!

A avenida das anomalias


A Avenida Saraiva de Carvalho tem algumas anomalias. Nenhuma que não seja resolúvel ou que seja de vulto, diga-se em abono da verdade. Mas esta foto é logo um 2 em 1! A par da decrepitude da porta, que "polui" visualmente a avenida, o passeio está abaulado (o que a foto não demonstra muito bem) provocando ali tropeções e quedas, como aconteceu à senhora que nos motivou para esta noticia.

Aspecto figueirense


Uma das travessas da Figueira da Foz.

Bush preso!?...


...não sei porque não "topam" o homem! Não ficava ali melhor o "Chavez"!?

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Quais militares!?


Na Figueira da Foz!? Mas quais militares!?

Àrvore de decisão das Juntas Médicas:

Mau aspecto na Rua da República!


Pois é verdade! Mas este mau aspecto não se deve só ao abandono do terreno que parece ir ali ficar assim eternamente como, infelizmente, se vê noutros locais! Então ninguém constrói ali!? E como assim acontece, não há nada que a nosso câmara possa fazer!? Ou vai ficar ali assim... isso mesmo: Eternamente!?
A par desta deplorável situação acresce a publicidade desgarrada colocada na decrépita vedação! São coisas a mais.
Não é só uma situação de mau aspecto, é também uma situação vergonhosa para a cidade!

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Cara de 2ª. Feira


Vocês desculpem lá, mas hoje acordei com cara de
2ª. Feira!

sábado, 10 de novembro de 2007

Não é uma árvore qualquer!


Esta é a verdadeira Figueira... na Foz!

Um Sábado à tarde no Parque Infantil do jardim na Figueira da Foz:


Um Parque Infantil para "crianças grandes" daqui resultando o visível esquecimento dos mais pequenitos, com alguns equipamentos a exigirem força de braços e outros de nula atracção para os enfadados miúdos, com os pais sem nunca se sentirem descansados e a terem necessidade de ajudarem constantemente os filhos ou netos a subirem para cima "daquelas coisas" que os responsáveis pela sua instalação apelidaram de "equipamentos novos aos quais os miúdos se têm que habituar"!!
Resultado: Quase sempre "às moscas".

Um Sábado à tarde no Parque Infantil de Buarcos:


É um Parque Infantil com escorregas, baloiços e outros equipamentos simples e adaptados ao gosto dos mais pequenitos, não causando problemas aos pais e avós.
Resultado: Sempre apinhado.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Buracos "chatos" e vastos


Pois! Não é que estes buracos sejam fundos... e por isso também não são própriamente daqueles "parte-jantes"! Mas são vastos já que se estendem dum passeio ao outro e mesmo até ao meio da rua Dr. Luis Carriço!
No entanto, são "chatos", mais "chatos" do que aqueles que vêm a situação e nada fazem... ou pelo menos fazem de conta que fazem alguma coisa, pois ontem colocaram um bocadito de alcatrão (aí de meio metro quadrado) numa metade de um dos buracos "chatos".
Que "chatos"!

Buraco/vala


Já este buraco/vala fica situado em plena rua Alexandre Herculano (vendo-se ainda o inicio da rua Actor Dias). E os carros que se lixem e as pessoas que escorreguem que ninguém se importa!

Cura tudo...


...menos a gramática!

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Marés vivas!


Pois, há que precaver as marés vivas na Praia de Buarcos, para não acontecerem as inundações de épocas passadas. Está bem que estamos a falar de épocas em que a chuva vinha nos meses em que tinha que vir e em que no Verão só fazia calor sem chover. Agora não se sabe bem o que se vai passar. Será que amanhã vai chover ou fazer sol!? Ou pedraço!? Ou nevar!?
Mas que é de bom tom precaver, lá isso é!!

Jardim no empedrado!


Quem entra na rua António Silva Biscaia. e no passeio do lado esquerdo, pode ver este belíssimo jardim ainda em fase de crescimento.
Pois é: Quando não se pode meter o betão nos jardins, mete-se os jardins no betão! Neste caso no empedrado!
E já agora uma pequena sugestão: faltam ali umas rosas e uns gladíolos, e até mesmo um arbusto maior para colocar umas luzinhas pelo Natal!

Contentores recheados


Já se vai tornando habitual vermos este contentor para plástico recheado, obrigando os moradores da zona (esquina da rua Calouste Gulbenkian com a rua António Silva Biscaia) a despejar os desperdícios de plástico caseiros no contentor normal do lixo ou, então, a deixá-los no chão! Ora, com tanta publicidade a pedir para se separar os lixos, as pessoas já não se sentem bem com estes actos!
Já no Verão que passou este contentor estava quase sempre a abarrotar mas, como era época alta, deixámos o assunto em claro e nada escrevemos sobre o assunto.
Mas afinal é vício e a constatação que não há por parte da firma que faz a recolha (ERSUC), na verdade, uma verificação dos locais onde serão necessárias recolhas mais frequentes. Neste sitio faz-se aí há média de uma vez por semana, talvez até mais espaçada. Ora é pouco para uma zona de tanta habitação!

Nota do Autor : Este artigo foi ontem, dia 06 de Novembro, publicado. Hoje, dia 07, a situação está, óbviamente, muito pior, com os sacos e garrafões de plástico a invadir o passeio.
E este não é caso único. O mesmo acontece no contentor para plásticos situado na Avenida do Dr. Manuel Gaspar de Lemos, mesmo em frente ao "supermercado Abadias"(passe a publicidade).
Uma vergonha!

São da mesma altura!


São da mesma altura!...

sábado, 3 de novembro de 2007

"Hat-trick" buraquístico da Figueira da Foz = Buraco 1:


Quando se tem a esquisita e pioneira ideia de "consertar" o alcatrão com cimento (!) dá nisto: Buracos a nascerem como cogumelos (venenosos)!...

Buraco 2:


Também na rua Dr. Francisco António Diniz esta bela arte "buraquística"... ainda que consideramos este buraco de dificil detecção devido a estar situado num local de estacionamento automóvel e, por isso, quase sempre "invisível"!...

Buraco 3:


Outra "obra de arte": Esta fica situada em frente à entrada do nº 29 da rua de Buarcos (que liga a rua do Viso à rotunda da Ponte Galante) e é um perigoso convite a "parte-pés"!

O preservativo!

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

O PALHETAS visitou o CCB, a Colecção Berardo, os Jerónimos e a famosa casa dos pastéis de Belém!


O Palhetas foi ver a Colecção Berardo ao C.C.B.
e aproveitou para (re)visitar os Jerónimos. E, claro está,
deliciar-se com os famosos pastéis de Belém!
-Ir a LINKS DO AUTOR e clicar em 3D, DIVERSOS, DICAS E DECO-