Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

terça-feira, 29 de abril de 2008

Campos de Tédio...


Ao abrigo do projecto, foi construído na Urbanização Vale de Sampaio (à entrada de Tavarede) um campo de ténis. Bem justificado devido à já assinalável densidade populacional.
Ora este campo de tédio, perdão, de ténis, já foi entregue à Câmara em Outubro do ano passado para aprovação. Já lá vão 7 (sete!!) meses e... nada! Deixem acrescentar 'infelizmente como é hábito'!
Acontece que não é raro verem-se alguns pais acompanhados dos filhos irem para ali na presunção de trocarem uma "raquetadas" mas... baterem com o nariz na porta. Fechada!
Porquê!? É assim tão dificil aprovar uma coisa que foi a própria câmara a exigir aos empreiteiros!?
--------------------------
...e já agora: Como nesta urbanização há muitas crianças, não seria de bom tom colocar uns equipamentos (baloiços, escorregas, etc) no relvado que dá (que deveria dar!) acesso ao campo de téd... ténis!?

"Mamarracho"!


Será que vai ali passar outro Verão desfeando a rua Dr. Francisco António Diniz (a apelidada rua do mercado) mas, e sobretudo, causando "engulhos" à circulação automóvel!? Agora ainda "vá-que-não-vá" mas durante os meses que se aproximam o incómodo será maior.
A Câmara lincenciou o empreiteiro para uma obra assim tão demorada, parada e incomodativa!?

Eu quero os outros!

domingo, 27 de abril de 2008

Novidades na Secção "Links do Autor":
Em 'Empresas e Firmas' = Novo Snack-bar abriu no Bairro Novo;
Em 'Artes e Eventos' = A inauguração do novo pavilhão do Clube Náutico.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Para descontrair:

África
onde tudo acontece
onde tudo pode acontecer!!



Como se sabe, adoram futebol, construindo fabulosos e inovadores estádios em locais centrais que, obviamente, estão sempre recheados de público...






...existindo toda a preocupação em proteger o meio ambiente!









Amplo saneamento citadino!







Desenrascados! Nada é impossível!






Onde tiveram início as grandes invenções tecnológicas como o "kit mãos-livres"...











...o mp3...











...e o "ipod5"!













É tudo muito bem explicadinho!!





A Comunicação Social tem uma força
inusitada...







...a sinalização é bem explicita...







... e os transportes são mesmo públicos!

Arranjos rápidos! Boa!


Vejam bem como são elas: tirámos duas fotografias a dois buracos situados em curvas, que "mordiam" os pneus dos carros causando-lhes danos especialmente quando chovia pois tornavam-se invisíveis.
Ora ainda hoje, véspera do dia 25 de Abril, passámos pelos dois "malandrecos" e... surpresa das surpresas: vimos uma "revolução"! Os dois buracos estavam arranjados!
A sério!!
Não escondemos que ficámos admirados!
Até nos apeteceu cantar o "Grândola Vila Moreno"!

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Velhas glórias do Ginásio (campeões nacionais de basquetebol na época 1976/77) juntaram-se de novo na Figueira da Foz.
(Ver notícia desenvolvida na página 3D-Desporto, Diversos e "Dicas", na secção Links do Autor)

Os carros não podem!...

No lugar da antiga central de camionagem, e desde que foi desactivada há já uns anos, pode-se estacionar "à borlix".
Menos num determinado local devidamente assinalado onde só podem estacionar camionetas. Então porque é que nunca lá vemos camionetas mas sim carros a desrespeitarem o sinal!?
Fluxos
As coisas em Portugal acontecem aos fluxos.
Quando o caso “Casa Pia” foi espoletado, com a palavra pedofilia a aparecer de repente, durante muitos meses surgiram vários casos de violações de menores, como nos Açores com o caso “farfalha”, e ainda outros menos mediáticos. Nos jornais e noticiários televisivos era todos os dias… lembram-se? Agora amainou…
Depois foi o caso da ponte que caiu em Entre-os-Rios. Durante alguns meses “ai Jesus que aquela ponte também está para cair e aqueloutra idem!...” e algumas até encerraram mesmo, como aqui perto em Montemor-o-Velho e no Algarve!
E o desaparecimento de crianças? Com o caso da pequena Joana, “descobriu-se” que afinal até já tinham desaparecido outras crianças ao que, na altura, não se ligou tanta importância (Rui Pedro, por exemplo) bem como várias outras foram dadas como desaparecidas durante o tempo em que o caso ocupou as primeiras páginas.
E já repararam que, quando ouvimos a infausta notícia da queda de um avião num dado ponto do Mundo, caiem logo mais dois ou três noutros distintos lugares!?
Aquando dos assaltos aos taxistas, bem: todos as semanas havia um que tinha sido assaltado, outro raptado, e mesmo dois ou três assassinados! Agora, fora um outro caso pontual, já não acontece.
Ainda há pouco tempo era quase notícia todos os dias os roubos de caixas multibanco em centros comerciais ou gasolineiras. Foi um “fluxo” que durou aí uns 3 meses!
O que anda agora “na moda” são os “carjacking’s”! Então e as demoras das ambulâncias ou do “INEM” em que até os doentes acabam por morrer devido a esses atrasos!?
Lembram-se do acidente, há cerca de duas semanas, de uma camioneta com alunos, felizmente sem feridos graves a lamentar!? E não se lembram que houve mais dois acidentes iguaizinhos logo a seguir, igualmente com camionetas com alunos e sem feridos!?
Já repararam que quando há uma intoxicação alimentar numa escola, num casamento ou num lar, há logo mais três ou quatro a seguir?
E as fugas de gás? Quando acontece uma “aqui”, dão-se logo outras noutros locais!
É! As coisas em Portugal acontecem aos fluxos.

sábado, 19 de abril de 2008

Acordo ou Desacordo ortográfico!? Pelo sim, pelo não...

Photobucket

O O Palhetaspublicou, na sua página 3D-Desporto, Diversos e Dicas (situada na secção Links do Autor) duas abalizadas opiniões sobre o Acordo Ortográfico, acompanhadas de um artigo que explica tudo sobre este acordo realizado em 1990 entre sete países de Língua Oficial Portuguesa e que irá ser rectificado dentro de, aproximadamente, dois meses.

Verdadeiramente a não perder. E vote na pergunta que lhe fazemos em 3D : É a favor ou contra o Acordo Ortográfico?

--------------------------------------

Aproveitamos o ensejo para informar das três novas secções deste Jornal Online: Uma intitulada Horóscopos / Signos, outra Linguas / Códigos / Sinais e ainda uma terceira que lhe dá para aprender línguas: Aprenda Linguas (Grátis). Ou não fosse esta página a que mais links úteis disponibiliza, preferencialmente sobre temas figueirenses mas também sobre temas de Portugal e Mundiais visando os mais diversos assuntos e matérias.

Qual é a novidade!?


Já há vários anos e em diversos alertas nos jornais escritos e neste próprio Jornal Online que vimos alertando para a constante queda de pedras e azulejos deste prédio do Bairro Velho, perdão, Bairro Novo, que chegaram a furar os toldos, estilhaçando-se nos chão. Não vamos escolher as palavras: Era morte certa se atingissem alguém!
Agora, perante forte queda de pedras que rasgaram a tela do toldo da casa de óptica, e até lhe entortaram a armação metálica, toca de vedar o prédio.
Até aqui (quase) tudo bem! Mas por quanto tempo vai "a coisa" estar assim? Como nós já sabemos como é!... por exemplo, vamos passar o Verão a ver isto neste estado!!?

Uma publicidade à maneira!!

Sinceridade acima de tudo!

Anúncio bem engendrado!

Escuridão a pagar!!


Os dois candeeiros de iluminação pública do parque de estacionamento pago das Abadias, situado quase em frente do Núcleo Sportinguista da Figueira da Foz, estão "às escuras" há já várias semanas. De dia este espaço é calcorreado pelos zelosos funcionários(as) da Figueira-Parques vendo se o "papelinho" está lá metido, senão... multa! À noite este espaço não é calcorreado por nenhum funcionário para detectar anomalias... será por não terem a quem passar uma multazinha!?
Só se interessam pela parte do "pagar"!

Alguém que nos explique...

...porque assim um tipo até fica zarolho!!

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Escuridão


Publicamos esta foto tirada de dia só para dar conta a quem de direito que não a podemos tirar de noite... porque esta praceta situada na rua Calouste Gulbenkian, junto ao Museu, está sem iluminação pública há mais de uma semana.
Vejam lá se dão à luz!

(ÚLTIMA HORA: ...e já deram à luz, sim senhor! São 21 horas e a iluminação está reposta!)

Estranho estacionamento!


Ou o espaço de estacionamento é curto ou o passeio é que é muito largo! Mas como parece que é consensual!...

O "Patusco Paulino"


Estas noticias estão a ser escritas às 04 horas da manhã e lá fora o vento sopra com uma força que nem vos digo nem vos conto! Só se ouvem barulhos de "coisas" a ser levadas pela borrasca!
Se o Paulino - essa figura típica e única da Figueira da Foz, e cujas hilariantes histórias pode ler neste Jornal Online - ainda fosse vivo, com certeza que diria como era seu hábito quando estava este tempo:
-"Óh senhor Doutor, óh meu Deus... está um oeste-farweste desgraçado!..."

Não tem pinta!...


Não é tanto pela visível falta de tinta na passadeira que leva cá o "Palhetas" a publicar esta fotografia, mas sim chamar a atenção para a falta de uma outra passadeira mais à frente e do lado esquerdo, afim de permitir o atravessamento mais em segurança por parte das pessoas que por ali passam e que, em virtude das escolas situadas na zona, são na maioria crianças e jovens.
E o trânsito automóvel por ali já não é tão pouco como isso!...

3 em 1!


Em frente à Universidade Internacional pode-se apreciar este mau aspecto pouco educativo: 1º) Uma caixa de electricidade podre em cima e em baixo (não é perigoso!?); 2º) O passeio esburacado, "descimentado" e entortado; 3º) Uma parede que, para além do óbvio mau aspecto está-se a desmoronar aos bocados!
Deixa andar!...

terça-feira, 15 de abril de 2008

O "Mundo-cão" dos buracos na Figueira da Foz!

Incomoda tanto os peões como os automobilistas e deixa uma pergunta no ar: mas que 'raio' de arranjos são estes sem um mínimo de qualidade!?
Afinal, aquela é mais uma tampa de 'chateamento' do que de 'saneamento'!!
-"Mas olhem que eu digo-vos... estas coisas dão-me cá uma raiva!!!"
Na Estrada de Mira, junto à Escola Secundária nº 3 e em pleno alcatrão do cruzamento da estrada para a Várzea, pode-se apreciar este pernicioso buraco! Não é só incomodativo, é também perigoso para a condução automóvel! Ainda por cima,quando chove não se vê, o que piora a situação!
-"Estou aqui metido num 'buraco e pêras'!! Esta gaja tá quase a dar-me 'xeque-mate'! Mas cá o 'Kãosparov" índa lhe vai dar a volta!"
Claro que não é só nas curvas e cruzamentos que há buracos! Também nascem nas passadeiras para peões o que é compreensível, pois poupa-se no incómodo: aqui, incomodam ao mesmo tempo os peões e os automobilistas!
É o chamado "2 em 1"!!

-"Claro que eu sei porque é que há por aí tantos buracos! É que muitos põem-se a dormir à sombra da bananeira e não fazem nada! Para fazer figuras dessas não contem comigo!"


Para terminar este roteiro 'esburacado' pela cidade, deixo-vos com um último e incomodativo exemplo bem citadino, situado na rua do Paço! Ai este 'mundo-cão' dos buracos!
-"Olhem, sabem que mais!? O melhor é entreter-me com o yó-yó... pelo menos deixo de pensar porque é que chamam a esta 'buracada' toda de 'mundo-cão!' Não será antes 'mundo-homem'!?"

sábado, 12 de abril de 2008

...3...2...1...

Embargados(3)
Degradados(2)
Complicados(1)

...e nós lix
ados!!Chamemos a esta situação "embargado 1"! E é muito bem capaz de ser "o pai" dos prédios embargados na Figueira da Foz! Parece que já está assim vai para uns bons ("maus", dizem os moradores da zona!) dez anos!!!
Dificulta quem quer entrar na rua das Galinheiras, desfeia a rua do Pinhal, é ninho de ratos e de "mosquitagem" e incomoda visivelmente os vizinhos.
Mas deixem lá, pode ser que daqui a mais dez anos...


Já aqui ("embargado 2") é a segunda vez que focamos esta situação: prédio embargado há já vários meses, com o caricato de existir uma clara situação de perigo para os peões: não podem circular no passeio, têm de vir para a estrada que ali é bastante apertada mais notoriamente quando há carros estacionados (o que é quase uma constante)!...

...e este "embargado 3" estará mesmo embargado ou tão "simplesmente" abandonado!? Não é por nada, só que ali naquela zona onde passam tantos turistas, e mesmo em frente a um conceituado hotel, não fica nada bem nem dignifica a cidade. Antes pelo contrário!...


Nesta categoria - e que "categoria"! - de prédios degradados, este da rua do Paço já tem "barbas"! Estarão à espera que venha abaixo!?
A inépcia, ou a espera que eles, com o tempo, aumentem de valor, não deveria ser sinónimo de tal degradação. Pelo menos entaipá-los seria de bom tom. Mas isso era quando na nossa edilidade existiam fiscais que se preocupavam com estas coisas...


Já este prédio... enfim, é mesmo aconselhável as pessoas não se arriscarem a passar nem perto do passeio pois correm o risco de... correm risco de vida se um pedaço de vidro - dos muitos que já caíram - lhes acertar na cabeça!


Para terminar esta "saga", o "Palhetas" agradece que alguém explique o que é isto que se observa nesta casa e neste passeio da rua Dr. Santos Rocha.
"Sopraram-nos" que antigamente existia ali um chafariz do qual ainda lá resta a base, e que até construíram o bueiro propositadamente para apanhar a água que se escapava...
Claro que o chafariz já lá não está lá há um ror de anos! Desde o século passado e aí pelos anos sessenta/setenta... mas continua lá a base e o bueiro!! Mais valia lá terem deixado o chafariz, desactivado que fosse, que sempre daria um ar de graça à rua e evocaria outros tempos! Assim, "nem é carne nem é peixe"!
E depois, já repararam também no passeio esburacado, partido e abaulado, provocando quedas e os inevitáveis "torce-pés"!?


segunda-feira, 7 de abril de 2008

Uma bela imagem mas...


...bem demonstrativa de como a serra foi sendo escavada
perante o "deixa andar" de muitos (i)responsáveis!
Multibancos portugueses

Lancis


Agora que vemos funcionários a arranjar alguns dos lancis (mormente os da Avenida Dr. Joaquim de Carvalho e que estavam bem "levantados" devido à força das raízes das árvores) bem que poderiam também arranjar os lancis que rodeiam estas árvores situadas no Largo de Santo António. Já que estão com a mão na massa!...

Não leia se é susceptivel

Humor negro, muito negro!


laugh

Humor negro ou o cumulo do azar?!
Um sujeito encontra um amigo que não via há muito tempo e, querendo ser simpático, inicia a conversa:
- E aí Paulinho, tudo bem?
- Péssimo. - Responde o outro.
- Mas como... Então e o teu Ferrari?
- Desfeito num acidente ... E o seguro tinha acabado de caducar...
- Bem, vão-se os anéis, mas ficam os dedos... E o teu filho super-inteligente?
- Foi o que estampou o Ferrari... Morreu.
O amigo muda então de conversa:
- E a tua filha, aquela linda, que era modelo?
- Pois é... Ia com o irmão... Só a minha mulher é que não estava no carro.
- Graças a Deus! Como está ela?
- Fugiu com o meu sócio...
- Bem... Pelo menos a empresa ficou só para ti.
- Sim, falida... Totalmente falida... Estou a dever milhões!
- Porra, vamos mas é mudar de assunto! E o teu clube?
- Tá mal, sou do Benfica!
- Pelo amor de Deus, Paulinho! Não tens mesmo nada de positivo?
- De positivo… tenho HIV!