Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

sábado, 29 de novembro de 2008

Degraus de Outono!

Era capaz de ficar giro um filme com esta designação: Degraus de Outono! Mas o que não fica nada giro, nem fica bem na fotografia, é o aspecto que estas escadas da antiga escola primária de Conde de Ferreira 'oferece' a quem passa na estrada!
Não sendo as escadas utilizadas pelo menos varram-nas! Será pedir muito!?

Novidades no "Palhetas":

Na secção "Anúncios no Palhetas" pode recordar mais de uma dúzia de antigos anúncios (pasta medicinal Couto, entre outros) que passaram na TV nos anos 60, 70 e 80, e também algumas filmagens curiosas (como por exemplo o último programa da 'TV Rural' do Engenheiro Sousa Veloso);

Na secção "Links de Ocasião" pode aceder a 12 das mais belas Canções de Natal e, bem interessante, pode também montar o seu próprio presépio animado online! Um agradável "link" para fazer em conjunto com os mais pequenitos.

Por sua vez, para estes e na secção "Jardim Escola", uma ligação para o famoso e saudoso pequeno filme dos "patinhos"... indicando que está na hora de ir dormir!

E até ao fim deste mês de Novembro pode, em "Inquéritos do Palhetas", votar na pergunta natalícia: Já está a efectuar as suas prendas de Natal, só as fará mesmo na altura, ou nem sequer as fará!?

Passatempo:

Descubra nesta fotografia onde está o ladrão!
(Solução mais abaixo)

Este não é do BPN...

...não, este buraco é orgulhosamente da Fontela, junto aos semáforos de velocidade de quem vem para a cidade. Tão orgulhoso que está ali há mais de um ano!! É obra! Ou melhor, é obra por fazer!...

Quem se im"porta"?

A porta desta caixa de gás, situada na rua Calouste Gulbenkian, na primeira praceta junto ao edifício da Biblioteca e Museu, está assim vai para mais de meio mês.
Por vezes as entidades queixam-se que estas portinholas são arrancadas por energúmenos. Ora neste caso não parece ser o caso, mas também parece que os responsáveis não quererem saber. Ou será que não há uma adequada fiscalização para detectar e debelar estes casos?
Porque aquilo assim não será perigoso!? Não "oferecerá" um maior à-vontade a quem quizer fazer uma "maldade" e ir para ali remexer!?

Solução do passatempo "descubra onde está o ladrão!

...o quê!? Não tinha ainda descoberto!? Precisa de ser mais perspicaz!

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Vamos 'passeadar'!?...

"Passeadeiras" para peões
Do ponto de vista dos peões as passadeiras, na Figueira da Foz ou em qualquer outro ponto de Portugal, talvez do mundo, são essenciais para a sua segurança e, também, para uma maior fluidez e disciplina no atravessamento das vias. Permitem atravessar uma estrada movimentada com segurança, sem ser a correr e sem ser a "fintar" os carros.
Mas parece que ninguém liga ao ponto de vista dos automobilistas quando param para dar passagem a pessoas que: A) Atravessam a passadeira para peões muito devagarinho e a olhar desafiadoramente para o automobilista; B) Atravessam a passadeira muito devagarinho, olhando para o condutor de modo altivo e sempre a falar, também devagarinho:"-Calma... que é isso!? Eu vou aqui na passadeira!... eu é que tenho prioridade!... Ora essa!!..." E continuam, e não se calam, e sempre com a mesma lenga-lenga... "...ora essa!!". C) Duas ou três pessoas a atravessar a passadeira muito devagarinho... que na precisa altura em que vão mesmo a meio, abrandam ou param mesmo para explicar melhor aquela parte da conversa que vão tendo uns com os outros!... D) São os piores: aparecem de repente quando os carros já vão a meio da passadeira e desatam depois a chamar nomes ao desprevenido condutor: "-...seu isto! ...seu aquilo!... então não vê que eu vou aqui no meio da passadeira!?... seu..." E vão olhando à volta para ver o efeito criado!!
Resumindo: Para muitos peões, aquelas 'riscas' não são mais que "passeadeiras"!
--------------
ACRESCENTO: Bem falta faz aquela publicidade institucional que passou na TV há uns anos: Antes de atravessar uma passadeira faça-se ver para ser visto!

Oftamologista 1

Ensaio sobre a cegueira

Oftamologista 2

Forma cruel de exame da vista para idosos!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Simcas...

Realizou-se o "1º Encontro SIMCA e ROOTB", que teve a sua concentração neste passado Domingo de manhã no Parque "das gaivotas".

Foi giro de ver as elegantes e bem estimadas "senhoras donas máquinas".

E também foi uma forma de podermos relembrar os "anos sessenta" e apreciar como a maior parte delas ainda se portam lind
amente, algumas melhor do que as suas modernas congéneres!

Viva!...

Somos totalmente a favor de mais ciclovias na Figueira da Foz!
Vivam as ciclovias!!

Buraco perigoso 1

Junto à rotunda logo a seguir ao Centro de Saúde de Buarcos, eis a "perigosidade" no seu melhor... rectifico: no seu pior = Um buraco sem qualquer sinalização ou protecção, onde cabe a roda de um automóvel ou onde qualquer transeunte pode partir uma perna!! (Foto enviada por email por CSP)

domingo, 23 de novembro de 2008

Buraco perigoso 2

Já na Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro não conseguimos perceber o porquê destes bueiros tão fundos e tão largos, e que serão aí uns três ou quatro que se estendem desde o antigo "supermarcado Plus" até meio desta mesma avenida.
Será que existe um secreto e mórbido prazer de ver quais os malefícios que uma obra incompetente poderá ocasionar nos outros, mormente aos automobilistas!?

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Pombinhas!

Anda para aí uma saga danada contra as pombas! Porque conspurcam tudo, porque as suas cagadelas (desculpem!) estragam a pintura dos carros e porque, mais importante que tudo o resto, vão progressivamente deteriorando os monumentos onde poisam!!
E quem somos nós para dizer o contrário! Mas enquanto nalgumas cidades se ouve dizer, chocantemente, que as vão aniquilar, noutras, e mais amenamente, dizem que vão tentar fazer a sua deslocalização para outros sitios.doves Pictures, Images and Photos
Pois é! Ainda por cima e a par de tudo isto aconselham as pessoas a não as alimentar!
Mas o que é certo é que todos nós temos sentimentos... e temos pena!

Tá com espirito, sim senhor!!

...mas acontece que eu também já enviei o meu!

Animação!!!??...

Um dos artistas nacionais contratados para animar a passagem de ano 2008/009 na Figueira da Foz é Pedro Abrunhosa.

Para animar!!?

Se disserem que é para actuar ainda acreditamos! Agora essa do animar é que... quem ((!?) o Pedro Abrunhosa!!??
Aquele do...


...se eu fosse um dia o teu olhar.. .
Zzzzz Pictures, Images and Photos
,,,e tu as (bocejo!) minhas (zzzzzz) mãos também...
...se eu fosse um dia (espreguiça!) o respirar(mais zzzzz) ...!!????

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Formação sem emoção

Quem frequenta ou se desloca, uma vez por outra, ao pavilhão Jorge Galamba Marques do Ginásio Clube Figueirense, apercebe-se da imensa actividade ali reinante, através das suas escolas e "escolinhas" de basquetebol, karaté, kempo, natação, remo, triatlo, e até de outras actividades sazonais ou eventuais.
O Ginásio é um agregador de formação... mas não desperta nenhuma emoção!
Expliquem
o-nos: As pessoas, sócios ou atletas em formação ou já formados gostam, para além dos seus treinos, de ter no clube uma modalidade da qual se orgulhem. O Ginásio tem... perdão... tinha o basquetebol.
Se os ginasistas têm razão de se orgulhar do seu passado basquetebolistico, não o têm no momento. Nem os ginasistas nem os outros adeptos de outros clubes. O basquetebol em Portugal está em decadência, por mais que estas palavras firam alguns. Há clubes a desistirem todos os anos, a competividade é nula, e esta coisa de este ano quase não ter havido inicio de campeonato... e no momento haver duas zonas basquetebolisticas que, mais para o final, vão ter jornadas cruzadas... soa a invenção de fraco gosto!
Mesmo no momento, o Ginásio está em penúltimo lugar com duas vitórias!!
Já uma vez escrevemos que, das duas uma: ou o GCF continua a insistir na sua modalidade de tradição (basquetebol profissional) mas que não tem brilho, projecção ou militância nacional, ou então bem poderia dar o ous
ado mas futurístico passo de acrescentar (ou substituir pelo basquetebol) a modalidade que está em crescendo em Portugal e que se adivinha não ser mais onerosa: o Futsal! Tem pavilhão e condições para isso. E teria público, muito mais associados, emoção e militância clubística!
Faltará a coragem e a tal necessária ousadia!? Entre o "deixa andar" e o "dar um passo em frente" qual será também a opinião de quem nos lê!? Pedimos aos leitores que deixem a sua opinião nos "comentários"!

Suíno ciclista!? Coisa banal...

Nós estávamos convencidos, de igual modo como outros, que já não nos admirávamos com mais nada depois de termos visto um porco a andar de bicicleta!

Photobucket

Mas confessamos que estávamos enganados! Veja (...aqui...) a imagem que nos obriga a produzir esta afirmação, de tal maneira que nem nos atrevemos a publicá-la directamente!! (Solicita-se mesmo às pessoas mais sensíveis que não cliquem neste link... e não estamos a brincar!)

...aaaaaaaaiiiiiiiiii!!!!!! Incrível, não é!? Aconselhamos a não experimentar!!

Mais uma!...

Mais uma casa em ruínas! Esta no Vizo!
Podem perguntar os leitores: "-Mas qual é a novidade!?"
...pois!!

domingo, 16 de novembro de 2008

Mais novidades

O "Palhetas" lançou um novo inquérito:
As suas prendas de Natal:
a) Já as estou a comprar; b) Só mesmo na vésp
era; c) Não dou prendas.
Entre em "Inquéritos do Palhetas" e vote.
---------------------------------------------------------
Por sua vez, e em "Empresas e Firmas", reportagem sobre uma nova firma que abriu na cidade, especializada em produtos de cosmética e de cabeleireiro.

Rotunda tipo "casca-de-banana"

Afirmam os moradores que habitam nas imediações desta rua da Dra. Cristina Torres (que vai da antiga "casa-da-mãe" até à Rotunda 31 de Janeiro) que já alertaram a Câmara, presidente da Junta de Freguesia de São Julião, a policia, e até alguns órgãos da comunicação social, dos constantes acidentes de automóvel que, por anomalias do piso que antecede a rotunda (ver foto) - muito liso e escorregadio mormente em dias de chuva - galgam a 'dita-cuja', danificando pneus, jantes... tendo-se verificado mesmo alguns ferimentos num ou noutro automobilista, vá lá que até agora sem gravidade!
Acrescentam que basta passar no local e olhar para o relvado da rotunda para verificar os inúmeros rodados dos pneus ali marcados!
O que será preciso acontecer para resolverem esta situação que não nos parece ser dificil nem onerosa!?

Assim ainda vão à falência...

...a estragarem-nos com mimos!!

Quinta da "Bor...lixeira"

Quem sai do Centro Comercial E. Leclerc pela zona do estacionamento coberto, fá-lo obrigatoriamente pela Quinta da Borleteira, agora transformada em rotunda.
E do lado de lá desta rotunda, precisamente em frente à placa com a designação "Quinta da Borleteira", encontra-se à vista de todos que ali passam o "lindo serviço" que a foto documente.
Sugere-se mesmo a mudança do nome da "quinta"!...

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Iluminação natalicia na Figueira da Foz

Os preparativos para as iluminações de Natal, no ano passado, começaram no início de Novembro.
Estamos a entrar no fim de semana que irá até 16 de Novembro deste ano de 2008... e não se vê preparação nenhuma!! Ora sabendo-se que é benéfico para o comércio, e até para a cidade mostrar aos visitantes que é uma comunidade viva e atempada, a iluminação natalicia deveria estar a funcionar já no final do mês, ou pelo menos a 1 de Dezembro como aconteceu em 2007 (ver foto)!
Não têm gambiarras de rua disponíveis!? Então comprem-nas aos chineses cujas lojas se apressam (estas sim!) a licenciar!

Mercado = Comerciantes querem fazer a decoração natalícia, mas...

Já no mercado eng. Silva os comerciantes propõem-se enfeitar todo aquele espaço à sua conta e a tempo e horas, como fizeram no transacto São João (ver foto) substituindo-se à nossa Edilidade, solicitando a esta somente o apoio básico necessário nestas ocasiões. Solicitação esta já feita ao vereador Lídio Lopes há três/quatro dias... que, talvez por o pedido ter pouco tempo ainda não obteve resposta... ou então considera-se que, já que está tudo atrasado, atrasa-se tudo ao mesmo tempo!...
São mesmo atrasos de vida... perdão!... atrasos na vida com que todos temos que contar!
FRASES DE CAMIÃO
==============================










Familia bêbada

A polícia do estado norte-americano de Indiana deteve uma mulher que conduzia embriagada e com o filho ao lado!
A policia telefonou depois para o marido para vir buscar o menino. Este compareceu prontamente mas igualmente bêbado!!
Os agentes telefonaram então para os avós que apareceram... mas igualmente bêbados!!!
Foi a avó que ficou com o menino por ser a que estava mais sóbria!!! (C.M.)

terça-feira, 11 de novembro de 2008

DESCUBRA AS DIFERENÇAS
Antes...
...e depois!

News...

Na Secção "Desporto, Diversos & Dicas" noticias sobre um atleta paionense que trouxe ouro para o Kihon Karaté Doju (Oucofra / Paião); e o "lembrete" que, até ao próximo dia 15 do corrente mês continua aberto um dos inquéritos do "Palhetas" desta feita com a seguinte pergunta:
-Pode-se vir a construir mais um Centro Comercial na Figueira da Foz. Com qual das seguintes opções mais se identifica?-
Entre em "Inquéritos do Palhetas" e dê a sua opinião.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O lixo também se deve respeitar!!

Se está ali um contentor para vidros (vidrão) porque é que estão garrafas e vidros cá fora!?
...e depois todo aquele mau aspecto à volta!! Por vezes não há culpa de quem recolhe mas sim de quem deposita... ou melhor, de quem deita fora sem respeito pelos outros!

sábado, 8 de novembro de 2008

Um candeeiro ausente...

O sítio de um local onde se encontrava um candeeiro de iluminação pública está neste estado que a foto documenta: Desprotegido e com fios à mostra num local onde, por vezes e em dias de sol, se encontram dezenas de crianças a brincar.
Não será perigoso!?