Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Marina do recreio!!


Então porque é que ele não compra um barco
ao invés de escrever nas paredes!?

What!?

Para parares de dizer que a Língua Portuguesa é complicada, lê em voz alta:
”-Três bruxas olham para três relógios Swatch. Qual bruxa olha para qual relógio Swatch?”
E agora em inglês:
”-Three witches watch three Swatch watches. Which witch watch which Swatch watch?”

Foi fácil? Então agora para os especialistas:
"-Três bruxas suecas e transsexuais olham para os botões de três relógios Swatch suíços. Qual bruxa sueca transsexual olha para qual botão de qual relógio Swatch suíço?" E agora em inglês:
”-Three Swedish switched witches watch three Swiss Swatch watch switches. Which Swedish switched witch watch which Swiss Swatch watch witch?”
Conseguiste?
Não, então pronto. Pára de dizer que a Língua Portuguesa é complicada!

Vale mais que 1000 palavras...


Figueira da Foz, cidade bonita!!

OLHA!...


"-Olha um incêndio, que engraçado!!"

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Figuras ruimpestes!


Na esquina da rua dos Combatentes da Grande Guerra com a rua Galamba Marques encontra-se esta casa com uma belissima frontaria evocativa da arte de outros tempos de muito orgulho para os figueirenses.
Agora uns "putos grandes" destes tempos envergonham a cidade, conspurcando-a com pinturas e escritos (alguns bem ordinários).
Na zona todos sabem quem são...

Quem é o burro!?

Que tem o Natal a ver com a selecção de Futebol?

Esta é a verdadeira explicação para a irritação na conferência de imprensa que tornou mundialmente famosa uma frase de Luís Filipe Scolari: "O burro sou eu!?".

Consta que tudo se terá passado da maneira seguinte:

Findo o jogo com a Finlândia, em pleno balneário do Estádio do Dragão, no meio da euforia, terá decorrido o seguinte diálogo:

Ricardo: Eh, malta. E se, para comemorarmos o apuramento para o Euro2008, este ano fizéssemos um presépio humano no Estádio Nacional?
Simão Sabrosa: Boa! Eu faço de Menino Jesus.
Nuno Gomes: E eu, de Nossa Senhora.
Miguel Veloso: Eu tenho barba, posso fazer de São José.
Quaresma: E eu, tenho que ser um dos Reis Magos.
Nani e Deco: Nós também!
Cristiano Ronaldo: Eu vou ser a estrela polar!
Gilberto Madaíl: Eu não me importo de fazer de vaca, afinal, é um animal sagrado nalguns países, como a Índia e nalgumas instituições, como a Federação Portuguesa de Futebol.
Scolari: Ué, e o burro? O burro sou eu?

Policia caiu no buraco!...

Faz 9 (nove!!) meses que este buraco/vala/vergonha está em desenvolvimento acelerado, ali mesmo num local de intenso trânsito automóvel e de muito movimento de pessoas que se deslocam para a igreja (rua Fresca, junto à Tabacaria Guedes, passe a publicidade) a par dos incómodos e prejuízos diários causados aos muitos idosos que habitam nas redondezas e até às lojas comerciais da zona.
Já em Outubro do ano passado (!!), e aqui nesta mesma secção, colocámos esta questão. Agora, e como a vala está maior, mais funda e o alcatrão à volta a "afundar", voltamos à dita. Só que o alcatrão "afunda" em vários locais e, desta feita, foi um sujeito, por acaso um agente da policia, que se "afundou" por um buraco que se abriu à sua passagem... vá lá que não ficou ferido. Mas o conserto do piso começou logo a ser feito a seguir ao acidente (Sexta-Feira passada), o que se pode verificar na foto.
Mas este buraco/vala/vergonha, a escassos metros, parece que vai continuar. Talvez até à altura de também aqui cair um sargento da GNR... ou um Guarda Fiscal... talvez seja suficiente um soldado-raso. Claro que num buraco maior será necessário um General...
E se isto se mantiver até Maio, altura em que perfaz um ano, 365 dias de uma incompetência de bradar aos céus, aqui voltaremos de novo para repetir a noticia.
(...tenho a impressão que é melhor ir já fazendo o rascunho!...)

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

"Chave-de-furos!..."


Ora digam lá que o português não é desenrrascado! Uns técnicos dos telefones trataram de fazer as coisas como é hábito na Figueira, ou seja, "vamos ao desenrasca"!
Para fazer passar fios telefónicos de um passeio para o outro (rua da Liberdade, em frente da Farmácia Gaspar) e já que é uma rua com muitas árvores... estas fazem de postes, e transportam os ditos fios dum lado para o outro da estrada!
Como esta já é uma prática terceiro-mundista habitual na nossa cidade, o leitor até pode estranhar e perguntar-se: "-Onde é que está a novidade!!?"
Mas (e aqui o pormenor!) como os fios não estavam bem seguros, alguém se lembrou de espetar uma chave de fendas (!) na primeira árvore, afim de os fios darem uma graciosa "voltinha" e continuarem o seu caminho em segurança até à árvore do outro lado da rua!!
Ora digam lá que isto não é arte!!

(Na altura foi dito pelos técnicos que "aquilo" era só por dois dias; mas já passaram dois meses; pode ser que quando chegar aos dois anos...)

1)A parte da frente do 70!!


No prédio nº 70 da rua Calouste Gulbenkian, ali mesmo em frente ao Museu, vê-se esta caixa de protecção dos canos de gás com a sua porta aberta, situação que se arrasta há já várias semanas.
Isto não é perigoso!?

2) ...e na parte detrás "idem-aspas"!


E na parte detrás deste mesmo prédio da rua Calouste Gulbenkian vê-se mais do mesmo, com a "nuance" da portinhola estar em exposição no chão.
A Lusitania Gás diz que as portas e vedações são tiradas por vândalos, talvez para as revenderem. Mas neste caso não roubaram esta! Dá-nos ideia é que foi o vento a fazer estragos.
Mas se assim foi, fica aqui a pergunta: "-Mas que raio de portas metem para proteger as canalizações de gás se, afinal, se soltam quando o vento sopra mais forte!?"

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Clubes presidenciais

CLUBES DA FIGUEIRA
COM BOAS PRESIDÊNCIAS

Se os êxitos desportivos dos clubes da nossa cidade se devessem na proporcionalidade do querer aliado ao desempenho dos seus presidentes, não se duvide que o desporto figueirense estaria nos píncaros.
Isso todos os presidentes quereriam para os seus clubes.. Nas suas acções, maneira de agir e de contornar situações, na sua saudável teimosia que faz avançar as coisas é onde está a força que impele o barco (leia-se clube) a trilhar com êxito caminhos que muitos julgavam impensáveis.
No Sporting Clube Figueirense, sem sede, sem uma modalidade sonante e sem a vontade de muitos, Graça Nelas é a lutadora "do impossível". Pela segunda vez volta ao leme como presidente, ela que se poderia ficar e até dizer - com toda a razão - que já tinha feito a sua parte até nuns momentos conturbados (disputas em tribunal, a luta por uma sede mais condigna, o não deixar "cair" o nome do clube), assume-se com a coragem que lhe é peculiar e que a colectividade bem precisa.
A Naval 1º de Maio tem-se mantido na 1ª Liga de Futebol contra aquilo que muitos julgavam. Um "aperto" aqui e ali faz parte da competição, nada que assuste Aprígio Santos, que já preconiza e não desiste da construção do novo estádio com sede condigna incluida, avançando contra tudo e contra todos mas querendo, ao mesmo tempo, contar com tudo e todos. São as estratégias de quem tem um forte querer e uma mentalidade e vontade inabaláveis. Passe o exagero, mas já uma vez escrevemos que, se um dia Aprígio sai, a Naval "acaba". Passe o exagero (ou não!!?), repetimo-lo!

O Ginásio Clube Figueirense avança no património, não pára. Agora vem aí a nova piscina (a "velha" já vai com 35 anos!) que estará pronta em 2009, um velho sonho (mais um!) de muitos dedicados ginasistas e que o presidente José Tomé, muito pela calada e sem se dar por ele, conseguiu concretizar, "arrancando" com uma comparticipação estatal na ordem dos 75%, que surpreendeu o próprio presidente da Edilidade Figueirense. Com três mil associados e cerca de dois mil praticantes, só fica a faltar ao Ginásio uma modalidade de destaque que, hoje em dia, não é o basquetebol, que não tem seguidores a nível nacional, está dividido, não arrasta maiorias... nem minorias!! Que saudades das enchentes nos pavilhões do Caras Direitas e do Liceu!! E mesmo das enchentes de outros pavilhões nacionais! E também já uma vez opinámos que o Futsal, uma modalidade em crescimento e não muito onerosa, daria aquela vivacidade desportiva que bem falta faz, para ombrear com os êxitos patrimoniais. Pode ser que o atento e dedicado presidente, pela calada...

Mas o que é certo é que, com presindencias - e presidentes - desta estirpe, está o leque desportivo figueirense bem entregue!

(Clicar na imagem para ver movimento)

Há mais...


...há mais a precisar de melhoramentos!
(mais terras, claro está.)

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

A "preguiça"!...


Perguntaram ao "Palhetas" o que teria sido feito da estátua da mulher nua que estava situada, antes das obras, no lago dos patos do Jardim Municipal, e que os figueirenses se habituaram a tratar, algo carinhosamente, por "A Preguiça"!... pois estava sempre deitada sem fazer nada, a rapariga!
Não conseguimos descobrir o que ela evocava ou porque foi lá posta. Só sabemos que foi uma ideia de Laranjeira Santos e já ali repousava há quase 50 anos, desde um indeterminado ano da dourada década de 60.
Descansa agora a "preguiça" - ainda mais - no jardim interior do Museu Municipal, ao qual este Jornal Online agradece a permissão e a atenção prestada na tiragem de algumas fotos.
Preservada agora das mazelas que alguns noctívagos lhe poderiam acrescentar, ela que já tem fissuras visíveis, aqui deixamos esta singela reportagem ... mas que certamente fará aflorar, a quem nos ler, algumas recordações agradáveis doutros tempos.

Revista ignorante


Revista brasileira publica imbecibilidades sobre Portugal.

Banca imunda no mercado


Esta banca do mercado da Figueira da Foz, sem uso há vários meses, está imunda, suja de detritos, muito pó e "cagadelas" de pombas.
O leitor que nos colocou a questão (C.M.) frisa ainda que a banca fica situada entre outras de venda de fruta ao público e que tal imundice poderá contaminar os produtos. Estranha ainda que, apesar de avisados várias vezes, os zeladores do mercado ainda não tenham agido.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

É ofensivo!


Esplendor de um carro na relva!!

Vá lá, sejam amiguinhos!!

Sem passeios porquê!?


Sim!... porque é que ainda não construiram o devido passeio neste troço da rua Fernandes Coelho, ali mesmo junto ao Jardim Escola, precisamente num local onde passam muitas pessoas, mormente crianças das diversas escolas que se situam na zona!?

sábado, 12 de janeiro de 2008


Desde a subida de Sócrates ao poder, a economia portuguesa perdeu, em termos líquidos, 19 274 empregos. Estes resultados constam de um artigo publicado no Boletim Económico do Banco de Portugal.
Mas Sócrates garantiu à dias que já criou cerca de 120 mil empregos. E o “Palhetas” atestou que é verdade: Foram 112 mil em Espanha, 7 mil no Luxemburgo e 997 em França. Os três conseguidos em Portugal constam da foto. (Do blogue Ponte do Sor, com a devida vénia )
E para a meta dos 150 mil já não falta tudo.

Cruzamento sem caixa de correio


Pois é, o que será feito da caixa de correio, há largos meses derrubada num acidente automóvel e nunca mais reposta ali junto à àrvore situada no cruzamento das ruas do Viso, Joaquim Sotto Mayor e rua da Liberdade!?
A esta hora a sua reposição está a ser feita por via normal e não por "correio azul"!!

Letreiros do "cócó"... assim não!


O "Palhetas" não sabe se os letreiros espalhados em profusão pelos espaços relvados da nossa cidade com os dizeres "cócó de cão aqui não" deram ou não o resultado pretendido. Claro que com a iniciativa das "novas oportunidades" muitos cães sem dono podem ter aprendido a ler e até a ladrar em várias línguas.
Mas sabe, isso sim, que a maioria (para não dizer a totalidade) desses letreiros, que já poluíam visualmente os espaços relvados, estão agora numa lástima, nuns já se tendo descolado o papel escrito e noutros notando-se sujidade e degradação.
Deplorável! Mas para os tirar não vai lá estar nenhum jornalista a ver!...


Ai disse, disse!...

“Eu não disse!?...”

Existem aquelas situações que nós previmos (e que agora estão a acontecer) contra a opinião de muitos.
É a altura que nos apetece exclamar aquela frase final e ufana:
“-Eu não disse!?”
Sobre a localização do futuro aeroporto de Lisboa escrevemos, em 09 de Junho de 2007 e neste Jornal Online “O Palhetas”, o seguinte texto:

“Ora, e noutro contexto, anda para aí tanta gente contra o aeroporto da Ota não sabemos bem porquê, porque até achamos que beneficiará bem mais a Figueira da Foz do que se for construído nuns quaisquer confins do lado de lá do rio Tejo. Mas se quiserem mesmo que o aeroporto não se construa na Ota, bastará só “soprar” aos ouvidos do engenh… do primeiro-ministro Sócrates que isso trará benefícios para a nossa cidade… e é trigo limpo, arranja-se logo outro local bem longe, não vá cá a gente tirar dali algum benefício, livra !!”
-Eu não disse!?

Esquisito é que o Partido Socialista, que era todo a favor da Ota, defenda agora com unhas e dentes Alcochete; e que o Partido Social Democrata, que era todo a favor de Alcochete, “ataque” agora essa escolha!
Esta eu não disse!

Depois de 8 anos e de milhões de euros gastos em estudos visando a viabilidade da Ota, em 8 dias e sem estudos nenhuns escolhe-se a opção de Alcochete que foi comunicada numa leitura de 8 minutos.
Nem 8 nem 80, irra!!
Esta nunca ninguém pensou em dizer:
-Eu não disse!?

Por outro lado, a aventada hipótese de se construir um aeroporto de grande porte na zona Centro, mais propriamente na Base Aérea de Monte Real, poderá ganhar agora novo alento. Na altura a ideia foi abandonada porque, em termos aéreos, seria muita a proximidade entre Monte Real e a Ota. Mas como já não se constrói aqui mas sim em Alcochete pode ser que… isto até porque Lisboa tem um, o Sul tem o do Algarve, o Norte o de Pedras
Rubras… bolas, e aqui o Centro não merece!?
Áh, pois é, mas o engenh… perdão, o Sócrates sabe que na Zona Centro fica a Figueira da Foz!... Esquece!
-Eu não disse nada!!

CARROS:


As fases da vida!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Rua Actor Dias desconchavada!


Sou filha de moradores da Rua do Actor Dias, na Figueira da Foz, e gostaria de colocar a seguinte questão:

Esta é uma via situada num local central da cidade, junto à praia, onde passam muitos residentes e turistas. Então em dias de eventos e realizações várias no Coliseu Figueirense e nas avenidas 25 de Abril e do Brasil… nem se fala! E como assim é, como é possível ser esta rua tão esquecida!?
Não há passeios, não há tracejado no alcatrão. Há, isso sim, buracos na estrada, casas abandonadas, há iluminação fraca, e até há estacionamento de viaturas junto a janelas pondo em perigo as respectivas habitações (pois qualquer um pode saltar os muros e assaltar as casas). E porque é que, sendo a rua tão apertada, se permite o estacionamento dos dois lados!?

Esta rua, afinal, só é lembrada para estacionamento abusivo dos carros aquando dos vários eventos, e esquecida para os arranjos necessários!?

Uma vez que os moradores já fizeram várias reclamações na Câmara Municipal, gostaria de saber para quando estão previstos estes melhoramentos, que acho que a rua merece.

=====================

Junto envio duas fotos do local, bem como uma resposta da Câmara Municipal a esta mesma questão, datada de 19 de Janeiro de 2006 (já lá vão dois anos!!!), e assinada pelo Vereador em Exercício com Competências Delegadas José Elísio:

"Na sequência do mail enviado por V. Exa. a esta edilidade, cumpre-me informar que está prevista uma intervenção de fundo na Rua Actor Dias, que prevê a execução de passeios e marcação de estacionamento e beneficiação do piso."

Mas na verdade esta resposta do vereador José Elísio não diz qual o ano… nem a década, nem o século!
I.M.

Atleta Olímpico!

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

DIA DE SÃO JULIÃO - 09/JAN/008


Dia 9 de Janeiro
dia de São Julião
o santo que dá o nome à freguesia
da cidade da Figueira da Foz

São Julião (e esposa Basilissa)

Um casal para figurar na história da Igreja com louvores.

Julião era filho de um casal cristão da Antioquia, muito devotado. Para realizar o sonho dos pais, o jovem futuro santo - então com 18 anos - casou-se com Basilissa, uma moça cuja família seguia os mesmos preceitos do clã de seu noivo.

O casal resolveu fazer um pacto de consagração a Deus, para poder se dedicar a Seu serviço, apesar do casamento. A união carnal não se concretizou e Basilissa permaneceu virgem.

Somente após a morte dos pais é que ambos puderam viver a vida espiritual que queriam. Usaram seus bens para fundar um mosteiro cada um - um masculino, outro feminino - e o restante empregaram em obras de caridade.

Mas o Cristianismo vivia os tempos trágicos da perseguição mortal feita pelos imperadores Diocleciano e Maximiniano. Assim, Julião abrigou em seu mosteiro dezenas de cristãos refugiados.

Aos poucos, foi vendo um a um ser julgado e condenado ao martírio e à morte, até que chegou sua vez.

Como se recusasse a adorar os ídolos pagãos, foi martirizado por longo período, época em que os Escritos registam como de muito sofrimento, mas também de muitos milagres ocorridos através de suas mãos.

São Julião foi finalmente assassinado em 9 de Janeiro de 1313 e pôde descansar em paz.

Quanto a Santa Basilissa, viveu seus últimos dias rodeada de pobres, a quem tratava como filhos.

(Fotos de São Julião e de São Julião no altar da Igreja Paroquial da Figueira da Foz)

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Água estacionada


Mesmo quando não chove a água acumula-se nesta paragem de autocarros em Buarcos. É "chato" para os utentes que apanham molhas oriundas dos rodados do autocarro, depois têm de rodear a poça para atravessar a estrada, e por último, se as camionetas não se encostam bem ao passeio lá têm que molhar os pés para aceder à dita!!
Ora 'possa' para a poça!!

Buracos!...


Agora é que eu percebo porque é que existem
tantos buracos na Figueira da Foz!!
(Clicar na fotografia para ver movimento)

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Fogo de Artificio


O Fogo de Artifício na Passagem de Ano 2007/2008 na Figueira da Foz.
(3 fotos captadas por telemóvel e gentilmente cedidas por "Burns the Kid" )