Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

domingo, 31 de agosto de 2008

Três anos, três semanas, três 'encarregados'... e um buraco!

É somente um buraco no alcatrão, coitadito! Tão ínfimo e desprezível que quase não se dá por ele, quase que nem se percebe porque é que tem destaque aqui no "Palhetas"!
Quase! Porque quando o rodado de um automóvel lhe passa por cima, este buraco toma uma forma para o condutor - com o barulho que ocasiona e com os possíveis estragos que se adivinham nos pobres dos pneus e 'jantes' - verdadeiramente incomensurável, alarmante! E não é para menos. Situado mesmo no trilho dos pneus do lado do condutor, numa rua apertada e que quase não permite desvios (rua dos Bombeiros Voluntários, logo a seguir ao Montepio Geral) este buraco "estragador" tem, lá isso tem, uma história interessante. Ali a florescer há uns bons três anos, já teve, na verdade, uns remendos (maus remendos, claro está!) mas agravou-se nos últimos tempos.
Um dos comerciantes da zona, há cerca de três semanas, não se conteve e, indignado, telefonou para a Câmara verberando a situação. Vá lá, veio um 'encarregado' analisar a situação.. Que olhou para o buraco, olhou outra vez, tornou a olhar e, finalmente, murmurou:
"-Ná! Este buraco não é meu! Isto é das Águas! Vou já resolver a situação!"
E puxou do telemóvel, ligou para um "zé-dos-anzóis" qualquer e, passado uns minutos, apareceu o 'encarregado' das Águas. Puseram-se os dois 'encarregados' a olhar e a "reolhar" para o buraco, até que o das Águas exclamou:
"Ná! Este buraco não é meu! Isto é do Gás! Vou já resolver a situação!"
E após esta reflexão muito "tu-cá-tu-lá" puxou do telemóvel e ligou para outro "zé-dos-anzóis"! Passado pouco tempo apareceu mais um 'encarregado', desta feita o do Gás. Puseram-se os três 'encarregados' a andar à volta do buraco, qual dança aprimorada de "Zorba", o grego! Rodearam-no, olharam-no muito bem, estudaram-no, remiraram-no... até que o do gás admitiu:
"-Sim, este buraco é capaz de ser meu!"
Tamanho reconhecimento eivado de tanta intimidade deixou muito satisfeito o nosso interlocutor, já que se adivinhava, enfim, o conserto do buraco. E três horas depois lá estavam uns operários a colocar uns grãos de areia fixada por uma qualquer substância que mais parecia cola Uhu... mas óhó, tal arranjo "deu" só para três dias!
...e o estaparfúdio buraco - com uma história que dava para um absorvente filme de Spielberg - lá continua vai para mais de três anos, desdenhando dos ineptos "zé-dos-anzóis" cá do burgo que lhe aparecem pela frente, qual Arnold Schwarzenegger a enfrentar os temíveis 'transformers'!

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Casa a cair aos bocados

Desta casa, da rua da Fonte, caiem pedras, caliça e vidraças. Num destes dias até caiu mesmo o parapeito de uma das janelas, como mostra um dos moradores na zona.
E de quem seria a culpa se atingisse alguém? Dos proprietários? Da Junta de Freguesia? Da Câmara Municipal? Sim, porque compete também a estas entidades notificar os responsáveis das situações que possam causar danos aos cidadões!
Ou essa culpa 'morreria' solteira!?

Poste arborizado

Esta foto foi-nos enviada via e-mail por um nosso leitor de Vila Verde. Mostra um poste eléctrico todo ele envolvido por ervas daninhas e arbustos que, segundo nos relata, se deve à falta de limpeza dos terrenos em redor por parte dos proprietários e da própria Junta de Freguesia.
E interroga-se: "-Se alguém se lembrar de colocar aqui um fósforo, o que acontecerá!?

Um tigre, dois tigres, três tr...

Diga as cores, não as palavras!


Pois é! Enquanto um lado do cérebro tenta dizer as cores, o outro lado teima em ler as palavras! Que baralhação!!

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Nós a merendar!? Nunca!!

O letreiro, em pleno relvado do parque das Abadias, avisa que: É proibido o uso como parque de merendas. Ora o "pessoal" nunca se enrasca e até cumpre rigorosamente as indicações: Estão só a fazer um piquenique!

Inquérito de "algibeira"!

Lembramos que continua activo até ao final do mês mais um dos habituais inquéritos quinzenais do "Palhetas", desta feita com a seguinte questão:
Pergunta só para quem tem Televisão, Telemóvel e Internet. Se tivesse que abdicar de uma destas tecnologias, qual é que escolheria!?
Vá aqui ao lado à secção "Noticias e Actividades", entre em "Inquéritos e Estatísticas" e, se não tiver dúvidas, vote!

Das esquerdas...

Ao início da rua Calouste Gulbenkian convenhamos que não fica muito bem na fotografia o lixo que se encontra espalhado por todo aquele matagal. Isto ali numa zona que dá acesso à Biblioteca, Museu e Centro de Artes e Espectáculos!!
Mas se isto acontece do lado esquerdo de quem, indo pelo Tribunal, sobe esta rua, do lado direito a situação não é melhor...

...às direitas!

...pois com lixo tão variado ali a dois passos dos contentores, este relvado mais parece o despojo de um supermercado: vê-se uma embalagem de Nestum, um Yoggi, um pacote de manteiga Gresso e um maço de tabaco Marlboro!! (passe a publicidade!)

Lixo de Verão

Por sua vez, é claro que no Verão há muito mais lixo. Parece que não há é mais recolha do dito cujo, o que ocasiona 'tristes' e 'porcos' espectáculos como o que a foto (enviada por um nosso leitor via e-mail) documentou à cerca de uma semana atrás na rua da Liberdade.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Susto verde!

Esta manhã um pequeno foco de incêndio na chaminé principal da cozinha do restaurante do Núcleo Sportinguista do Concelho da Figueira da Foz causou alguma preocupação. No entanto os bombeiros, que agiram eficazmente, foram também rápidos a controlar a situação.
Encerrado ao almoço por precaução, já abriu normalmente ao jantar.

Vá lá!...

No passeio à entrada das Abadias, por volta do meio dia de hoje, tirámos esta fotografia sem o automobilista "dar por ela". O senhor com o carro de bebé teve de esperar - mais de um minuto - que todos os carros passassem, para poder ir para a estrada para assim conseguir continuar o seu caminho!
Claro que não nos contivémos e chamámos a atenção do condutor que... acenou que sim e, passado mais um minuto lá retirou o carro! Vá lá!...

As férias d'O Palhetas'

Em tempo de crise para todos menos para um tal "de Sócrates", as férias do "Palhetas" são estas... enfim, são as possíveis! Aínda se arranjou umas "chetas" para pagar a electricidade!! (Gravura publicada com a devida vénia para o autor)

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Ilusão de óptica 1

Aqui há uns (poucos) meses atrás alguns comerciantes desta zona da Avenida 25 de Abril tiveram a estapafúrdia ideia de solicitar à edilidade da Figueira da Foz que autorizasse e criasse lugares de estacionamento junto ao passeio da Torre do relógio.
Já agora, e como se de uma ilusão de óptica se tratasse, imaginem os leitores o que seria uma "data" de carros ali estacionados: A) Dificultaria, e muito, a circulação automóvel; B) Retiraria a vista, para o passeio e praia, das diversas esplanadas e restaurantes, cujos clientes perderiam o gosto de ali consumirem; C) Poluiria visualmente tão agradável zona de lazer e passeio.
Isto para não deixar de lembrar que 'aquilo', depois, se transformaria num estacionamento de '24 horas / dia' se não se colocassem parquímetros!

Ilusão de óptica 2

Claro que há outras ilusões de óptica bem mais divertidas de analisar como as que se seguem:

Ilusão de óptica 3

Ilusão de óptica 4

Ilusão de óptica 5

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Há mar e mar...

...há marés vivas a espraiar!
Foi o que aconteceu hoje à tarde (foto tirada pelas 17h00) onde os banhistas preferiram apreciar o mar revolto do que relaxar ao ameno calor do Sol.

Ximenes Belo no Coliseu Figueirense

Na 2ª e última tourada da temporada no Coliseu da Figueira da Foz, o Bispo Católico Timorense D. Ximenes Belo = Prémio Nobel da Paz em 1996 em conjunto com José Ramos-Horta = esteve presente entre os atentos espectadores.
Grande aficionado da Festa Brava, e na sequência de mais uma visita ao seu grande amigo pessoal Fernando Rego, natural de Pereira do Campo e que cumpriu serviço militar em Timor, resolveu aproveitar o ensejo para assistir ao vivo a uma tourada, o que só tinha feito até então através dos meios televisivos.
Após a recepção feita pelo presidente do recinto Dr. Miguel Amaral, D. Ximenes Belo visitou e abençoou a capelinha da Praça de Touros onde rezou pelos presentes e pelos intervenientes nas lides.
(Na foto de cima com os jornalistas presentes: Padre João Veríssimo, prof. Lebre, António Flórido, Jorge Lé, D. Ximenes Belo, Miguel Amaral, José Santos e Carlos Bettencourt.
Na foto de baixo, um aspecto da tourada e do apinhado Co
liseu Figueirense.)

Crítica ou louvor!?

Este sinal vertical esteve derrubado, ali na Praça Velha, durante cerca de 2/3 semanas. Aliás, ontem mesmo tirámos a fotografia.
Mas hoje, 3ª feira, constatámos que o poste já estava recolocado. Finalmente!!
Isto é merecedor de uma crítica ou de um louvor?

Óh Maria, perdoa lá!

Mas o que é que o Manel terá feito!?

Pré-história

Enquanto a relva é aparada para estar sempre bem apresentada a quem a vê, já o piso das escadarias não é arranjado há vários anos e o seu calcorreamento torna-se perigoso para os mais distraídos pois pode originar quedas.
Ou será que estes patamares das escadas que ligam o "verde" das Abadias ao Museu serão, já elas, alguma imponente edificação pré-histórica!?

domingo, 17 de agosto de 2008

Poluições visuais

Quem passa ao cimo da Rua Dr. Santos Rocha não pode deixar de reparar em duas situações:
1ª) A profusão de fios, de electricidade ou de telefone, que atravessam a rua 'pelos ares', de uma poluição paisagística própria de um qualquer lugar sub-desenvolvido!
2ª) E mais outra: porque é que colocaram os contentores de lixo ali bem à vista, mesmo junto à curva do muro que delimita o Largo da Igreja de Santo António!? As pessoas não têm gosto em ver tal 'arte' e até se interrogam se não haverá lugar um pouco mais para trás de modo a que não sejam vistos da estrada!!

Pergunta de "algibeira"!

Atenção ao novo inquérito do "Palhetas", para uma pergunta que não é fácil:
Photobucket
"-Pergunta só para quem tem Televisão, Telemóvel e Internet. Se tivesse que abdicar de uma destas tecnologias, qual é que escolheria!?" Vá a "Inquéritos e Estatísticas e expresse a sua opinião!


Calma...

...estejam muito bem descansadinhos que o fogo por aqui não passa!!

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Novidades no "Palhetas":

Na Secção “Artes e Eventos”: A artista plástica Lídia Belchior expõe no C.A.E. até ao fim deste mês de Agosto… que nos deixou com uma grande dúvida: A exposição será ‘individual’ ou ‘colectiva’!?

Até dia 15 de Agosto pode ainda votar, na Secção “Inquéritos e Estatísticas”, na seguinte pergunta: “Foi inaugurado o Crematório da Figueira da Foz. A cidade tem, agora, mais uma opção. Qual acha que é a mais adequada? A)Enterro; B)Cremação; C)Tanto faz.

Por sua vez foi remodelada e aumentada a Secção de Fotografia, agora intitulada “Fotografias do Mundo”, com fotos da Figueira, de Portugal e, claro está, de todo o Mundo!

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Espanhóis queixam-se a Duarte Silva

PhotobucketDatada de 08 de Agosto de 2008, recebemos a cópia de uma carta enviada por um grupo de espanhóis ao sr. Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, eng. Duarte Silva:

Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz:

Somos um grupo de Espanhóis que vem para a Figueira há muitos anos.

Nos últimos anos, temos assistido à degradação da cidade, mas voltamos sempre na esperança que as coisas tenham mudado. Contudo este ano a situação atingiu o limite.

A cidade está toda suja, caixotes do lixo com um cheiro nauseabundo e com lixo a transbordar. A falta de limpeza atrai moscas e mosquitos que mordem os nossos filhos e parte deles tiveram que tomar antibióticos. As obras fazem um barulho ensurdecedor.

Isto deixou de ser uma praia para turistas. Nós conhecemos outros destinos, e vimos sempre para a Figueira na Semana Santa, Julho e Agosto por questões afectivas, mas dado o desleixo desta cidade, principalmente o Bairro Novo, se nada for feito para tornar menos penosa a nossa estadia, deixaremos de vir.

Por mais amor que tenhamos por esta terra, não há afectos que resistam. O que está acontecer com esta cidade Senhor Presidente?!!!

Outrora Praia da Claridade, é hoje um amontoado de cimento, lixo e vidros na praia, barulho devido a obras, para não falar da falta de estacionamento.

Agradecendo a atenção dispensada apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

(seguem-se 11 assinaturas)

Mau aspecto

Aproveita este Jornal Online para exemplificar com duas fotos esta carta: A primeira mostra o apelidado “Centro de Diversões” que, há já alguns anos, é um autêntico “Centro de Sujidade” em plena zona do Bairro Novo!

Anos de sujidade!

Segunda foto: Um proprietário lavou o chão da sua loja e, consequentemente, o passeio em frente.

Veja-se agora como ficou o empedrado no sítio onde passou a água: branco e limpo, enquanto do laldo de lá e do lado de cá da faixa limpa, a sujidade acumulada há anos e anos é bem visível!

Claro que antigamente a nossa câmara era… isso mesmo, antiquada, com aquela mania (da qual os figueirenses bem se lembram) de disponibilizar meios para lavar alguns passeios e estradas em locais mais centrais e, portanto, mais calcorreados por todos, figueirenses e turistas!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Olimpicamente!

O chinês Yung, que passou pela Figueira da Foz há uns meses, traduziu para a sua língua o nome desta secção: "O Palhetas".
Agora que estão aí em força os Jogos Olímpicos a decorrerem de forma organizada e agradável naquele país (para além de outras situações que aqui não vêem ao caso) aqui fica esse testemunho como uma singela homenagem!
Aliás, se repararem bem tá lá mesmo a dizer: "-O-Pa-lhe-tas"!

Ora saia mais um prego!

Alguns dos estrados da praia da Figueira (falaram-nos em especial nos situados nas imediações da Torre do Relógio) exibem madeiras com pregos a saírem!
Perigo!
Gostávamos de saber onde estão, quem são ou mesmo se existem alguns responsáveis que vejam isto!
É que é preciso dar-lhes umas marteladas na cabeça! (Aos pregos, claro está!)

Amigos!

A Rússia e a Geórgia aceitaram plano de paz! Uma noticia difundida à poucas horas! Não há dúvida que a paz e a amizade são acções muito bonitas!
=Em 'Última Hora' de hoje (13/08/008) nos noticiários à hora de almoço: "-Rússia quebrou cessar-fogo e avança sobre Tblilissi"! No entanto outras fontes desmentem tal situação! Vá lá, sejam amigos!... ou pelo menos não sejam inimigos!

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Mosteiro de Seiça » História e abaixo-assinado:

Mosteiro
de Santa Maria de Seiça
Situa-se na Freguesia do Paião e tem uma longa historia que vem desde a Independência de Portugal (o mosteiro data do séc. XII). Em 1834, com a extinção das ordens religiosas, todo o recheio se dispersou por diversas igrejas, a saber: 1) Igreja de Santo António da Figueira da Foz ,capela lateral =Retábulo em pedra; 2) Igreja de S. Julião da Figueira da Foz; 3) Capela Velha do Alqueidão 4) Igreja de Quiaios; 5) Capela de S. Bento; 6) Capela do Calvete; 7) Fundação Bissaya Barreto em Coimbra; 8) Capela de Porto Godinho; 9) E algumas peças no Museu Municipal da Figueira da Foz.

ABAIXO-ASSINADO
Para recuperação do Convento de Santa Maria de Seiça

O Convento de Santa Maria de Seiça, Monumento que segundo a lenda data dos primórdios de Portugal, associado a uma lenda a D. Afonso Henriques, está localizado na freguesia do Paião e…. em completo abandono. Tendo o Dr. Santana Lopes candidatado o Convento a Fundos Comunitários e tendo sido adquirido aos seus proprietários (escritura de 9 de Março de 2004) para sua recuperação. Aquisição essa que foi feita na certeza da Concessão de Apoios que iriam ser desbloqueados com a assinatura dos vendedores os quais alienaram por ser o objectivo da Câmara a sua recuperação… mas passaram-se 4 anos e nada foi feito!!! A população do Concelho da Figueira da Foz pede a sua recuperação urgente, a fim de evitar o seu fim, já que está em ruína eminente, com a consequente perda de um valor patrimonial histórico insubstituível.Atenção: Ver programa das festas de Seiça (14 e 15 de Agosto) na secção "Artes e Eventos"

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Novo visual

A avenida 25 de Abril, agora com a sua torre hoteleira renovada, parece ter ganho um aspecto mais airoso! O "Palhetas" gosta. E vossas mercês!?

Pinturas confusas!

Nalguns pontos da cidade a falta de pinturas no alcatrão - que "domestiquem" o estacionamento, que tornem as passadeiras para peões visíveis, ou que avivam os traços contínuos ou descontínuos das ruas - é coisa notória.
Já noutros pontos, e para além de também não serem visíveis, ainda por cima têm uma configuração estranha que dá ideia que foram ali pintadas especialmente para deixar algo confusos os automobilistas!
Ora neste cruzamento da Avenida Manuel Gaspar de Lemos (Abadias) com a rua Dr. Luís Carriço, e para quem deseja virar para esta, a configuração da pintura no chão é confusa e propícia a acidentes! Porque não adoptar para o local umas pinturas mais condizentes e simplificadas similares às que a foto, em baixo, exemplifica!?

Medidor de "Aperto de Cinto"!

A "coisa" tá "preta"! Há que apertar o cinto! E agora para saber qual a incidência estatítica desse "aperto", nada melhor que um adequado medidor!

sábado, 2 de agosto de 2008

Eco... longes!

Um proprietário de um restaurante do Bairro Novo demonstrou-nos a estranheza de, perante tantos restaurantes, bares e discotecas naquela zona, não haver ecopontos para separação de lixos ali perto.
O conjunto de ecopontos mais perto situa-se junto ao Coliseu Figueirense! E deu a sugestão de os poderem implantar junto a estes contentores, no cruzamento da rua Cândido dos Reis com a rua João de Lemos!
E porque não (?), pergunta cá o "je"!

NOVIDADES DO "PALHETAS"

Para além de algumas actualizações no cabeçalho de "O Palhetas" que, como é notório, é um Jornal Online dedicado à cidade da Figueira da Foz, vivo, colorido, em movimento e com constantes noticias, pode ainda ver:
Na secção Empresas e Firmas: Notícia sobre coleccionismo, com a abertura da loja "Paxnumis"; E reportagem sobre a inauguração do 'Musicais Lounge", de Mico da Câmara Pereira, no Casino Oceano.
Na secção Artes e Eventos: Isabel Mora e Cunha Rocha expõem no C.A.E.

Na secção 3D, Desporto, Diversos e Dicas (e na página 'Diversos') uma interessante colecção de fotografias sobre WC's mundiais!...
E lançámos a seguinte pergunta: - Foi inaugurado o Complexo Funerário (crematório) da Figueira da Foz. A cidade tem, agora, mais uma opção. Qual acha que é a mais adequada? A)Enterro; B)Cremação; C)Tanto faz.
Photobucket
Vá a
Inquéritos e Estatísticas e vote!

Ainda falam dos nomes brasileiros!...

Quem lhe pôs o nome deve ter sido o padrasto, pronto!

Que preocupação!!

Cá o "Palhetas" já andava preocupado! Então não é que ia quase em dez dias (10!) que este "piço" não era derrubado!?
Calma... há vinte e quatro horas que já voltou à sua posição 'normal'!