Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Policia da Figueira sem reparos

Há dois dias houve uma perseguição policial na nossa cidade, com abalroamentos, tiros e tudo! Os 'CSI' de Nova York já devem estar roídos de inveja!
Por sua vez ontem mesmo recebemos um telefonema de uma empresa de sondagens referente à segurança citadina. "Qual é o seu grau de confianç
a - de 1 a 5 - nas forças policiais da sua cidade!? - Ou então: "Sente-se seguroPhotobucket ao andar de noite pelas ruas da sua terra!?" - E outras do género.
As respostas do "Palhetas" foram positivas. Não só de Verão se nota um maior policiamento por parte do Corpo de Intervenção, como também a nossa própria policia tem zelado a contento dos cidadãos.

Núcleo Sportinguista da Figueira da Foz - Decorre, 30 e 31 de Outubro, a 1ª Convenção de Núcleos do Sporting de todo o Mundo na nossa cidade

Em declarações à Antena 1, o presidente do Núcleo do Sporting da Figueira da Foz diz que o problema do clube de Alvalade são os interesses que estão instalados.
"Há interesses instalados dentro do Sporting que têm que ser banidos, porque estão a minar o clube. O Sporting é neste momento um campo de minas. É preciso retirá-las e pôr o campo a funcionar em pleno", sublinha.
Em relação à equipa de futebol, Arlindo Ribeiro discorda da saída de Paulo Bento: "Paulo Bento é o treinador que está ali há mais tempo, é o homem que dá a cara, que diz muitas verdades, e seria um acto de imensa ingratidão correr com o Paulo Bento".
O presidente do Núcleo do Sporting da Figueira da Foz é também o organizador da primeira convenção dos núcleos do Sporting, a qual está a decorrer na Figueira da Foz.
Entre os objectivos deste encontro está a "organização dos núcleos do Sporting, porque obriga que seja aprovado um regulamento dos núcleos para funcionarem directamente junto do Sporting Clube de Portugal e nós seremos a base do clube".
"Pretendemos também homenagear os ex-presidentes vivos do Sporting. Entendemos que seria uma forma de unir e evitar guerras internas no clube, porque a divisão não leva a lado nenhum", conclui.

Um comentário em destaque

A recente noticia, publicada mais abaixo e com o título "A Fonte da rua..." recebeu, entre vários, um comentário que entendemos ser merecedor desta chamada à primeira página:

É na verdade uma pena quando um edifício antigo é derrubado, isto nalgumas circunstâncias, como quando refletem uma traça característica da época da sua construção.
Mas nem sempre uma demolição de um edifício antigo é criticável, sejamos coerentes. Nalguns casos é uma acção necessária para deixar o progresso daquela zona avançar (olhem que também é preciso, não é só agarrar-nos ao antigamente como muitos, cegamente, o fazem, só porque fica bem!) ou noutros casos para aumentar a habitalidade, também esta escassa e necessária nalguns locais, e noutros casos ainda porque o prédio já está em ruínas irrecuperáveis e mais vale construir um novo do que teimosamente manter o velho a cair e a causar perigo e a causar mau aspecto...
No caso deste prédio a que o “Palhetas” faz menção, com uma bela fotografia ilustrativa do porquê do nome da rua da Fonte (desde já os meus parabéns) foi na verdade uma pena a sua demolição, pois evocava essa tal traça artística e bela e bem representativa da época em que foi construido... talvez que o maior crime tenha mesmo sido a destruição da fachada do Banco Nacional Ultramarino, também concordo aqui com o anónimo das 22.36.
Ora não sei porque é que o Custódio Cruz fala do mercado! Será que terá ouvido alguma coisa sobre o que este novo executivo poderá vir a fazer!? Nem acredito, mas...
E concordo com o João Miguel Vaz, mas não quando diz que “agora está ali um edifício sem entidade nem beleza”! Ora eu lembro-me que na altura, e ainda hoje, aquele edifício, apesar de ter substituido um com ancestrais recordações, foi e é tido como um edifício bem construido, que apesar de alto é de um bom gosto louvável, nada comparado a muitos feios “caixotes” implantados noutros sitios da cidade! A.O.

Não é preciso exagerar...

...mas o que é certo é que ainda não apareceu ninguém para comprar!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A Fonte da rua...

Agora que a Rua da Fonte está vedada ao trânsito devido a obras, vale a pena aqui recordar como era a casa com a tal fonte que lhe deu o nome (por debaixo das varandas) e situada ao início das Abadias. Já lá vão uns anitos...

Tubo d’Ensaio:

Saiu a newsletter de 28 de Outubro de 2009 com os seguintes destaques:
Aulas de Danças Modernas para Crianças - Aulas de Danças Latinas - Consultas de Aconselhamento Filosófico.




Sinalizadores para aves na Morraceira

Visando a redução do impacto das linhas aéreas nas zonas de voo e nidificação de aves, conforme a Política de Ambiente da EDP e com vista à gestão do impacto sobre a diversidade, decorrentes das actividades de negócio, a DRCM - Direcção de Rede e Clientes Mondego - procedeu a uma acção experimental na zona da ilha da Murraceira.
A designada Ilha da Murraceira era chamada, no Portugal Medieval, por Ínsua de Oveiroa, e foi doada por D. Afonso Henriques ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Foi, mais tarde, tomada de emprazamento pela poderosa Casa de Tavarede que nela efectuou grandes trabalhos de defesa contra as cheias através da construção de muros e valas de drenagem.
Mais tarde foram concedidos aforamentos para a construção de salinas dando assim corpo à vocação salineira da Murraceira.

A Murraceira é, por conseguinte, uma ilhota de aluvião com uma vocação salineira secular, hoje ameaçada pelo abandono e transformação para aquacultura.

A mesma é, também, reconhecida pela riqueza da sua avifauna. No Inverno podemos observar numerosas espécies de limícolas: borrelhos, fuselos, maçaricos-de-bico-direito, alfaiates
e pilritos. Podemos, ainda, observar a cada vez mais rara águia-pesqueira, o singular pernilongo e os bonitos e rosados flamingos.

A acima referida acção e
xperimental teve aí lugar, nos passados dias 22 e 23 de Outubro, e traduziu-se na aplicação experimental de dispositivos de sinalização de voo, numa extensão de 2 Km, visando minimizar o impacto das linhas aéreas junto das aves que, permanentemente ou no período migratório, utilizam esta zona lagunar situada no estuário do Mondego.
Esses sinalizadores de voo mais não são do que dispositivos que, fruto da sua visibilidade, tentam impedir que as aves colidam com as linhas.
Trata-se de uma aplicação pioneira em Portugal, dado que utiliza uma tecnologia espanhola, desenvolvida pela Empresa SAPREM. Esta Empresa é representada em Portugal pela RESUL.A inovação situa-se ao nível da aplicação dos sinalizadores de voo, pois , para tal, utiliza um robot semi-automático.
Esta tecnologia permite a instalação dos dispositivos em zonas de difícil acesso, como foi o caso,
considerando que a linha atravessa lagoas, valas, salinas
e viveiros de peixes.
Através de comando remoto, o robot, deslizando ao longo da linha, vai colocando os
dispositivos sinalizadores.
Com a dificuldade das acessibilidades, foi utilizado um outro dispositivo, denominado “
passa cordas “, que permitiu laçar as cordas até ao apoio seguinte, sem que o percurso tivesse que ser efectuado a partir do solo.
Esta aplicação foi efectuada por um Prestador de Serviços da EDP, sob a coordenação dos técnicos espanhóis da Firma SAPREM, tendo a operacionalização dos trabalhos ficado à responsabilidade da AOCBR – Área Operacional Coimbra.
Uma outra vertente desta acção centrou-se na forma
ção on-job de outros operacionais que irão ter à sua responsabilidade, noutras zonas da DRCM – Direcção de Rede e Clientes Mondego, novas fases desta experiência.

Morreu de uma facada no coração...

...e vai contar o seu testemunho!? Eu vou lá estar!

domingo, 25 de outubro de 2009

Hospital Distrital da Figueira da Foz

As obras nos terrenos fronteiros ao Hospital Distrital da Figueira da Foz, tendentes à edificação de um bloco destinado à instalação dos Serviços de Urgência e de Consulta Externa, decorrem em bom ritmo!
A conclusão da empreitada está prevista para Março de 2010.

Já agora que estamos no hospital... (salvo seja!)

...note-se, no seu horário de visitas, que no meio dos feridos Á que(m) destoe!...

Novidades no "Palhetas"

Na secção "FIGUEIRA DA FOZ - Noticias e Actividades" entre na página ARTES E EVENTOS, e aprecie a arte desenvolvida por Carlos Mateus, um artista tavaredense que começou como pintor da construção civil, pintor decorador e agora pintor artístico!
Ainda nesta página aproveite e veja também diversas fotografias da exposição de bengalas no Museu Municipal Dr. Santos Rocha.


Restaurante "As Escadinhas" reabriu com nova gerência... que dá-lhe na telha! Veja a noticia em EMPRESAS E FIRMAS.
As 20 maiores coincidências da história, uma recolha que vale a pena ler na página DIVERSOS E DICAS!
E em DESPORTO E TEMPOS LIVRES veja a Figueira lá do alto bem acompanhados por Ilidio Santos, o "avô" dos paramotores de Portugal!

*********************
E logo a seguir à Secção "FIGUEIRA DA FOZ - Noticias e Actividades", consulte a página ZONA ABERTA que é dedicada a noticias enviadas para este este jornal de outros sítios de Portugal.
E já agora, mais abaixo, profile editorO Palhetas inaugurou uma nova página dedicada à língua portuguesa, intitulada COMO DIZER, COMO ESCREVER (De J.Soares, jornal O Dever)


O que é um cobreiro!?

...tu cura!
Não se esqueceu que já mudou a hora, pois não!?

sábado, 24 de outubro de 2009

Então e o buraco!?

O hotel Sweet Atlantic ficou pronto, a Figueira mais alindada... mas o alcatrão mesmo ali ao lado ficou naquele estado "tradicional"!
Então e qual é a novidade!? É o habitual... (...por enquanto (!), espera-se, porque agora vêm aí os outros!).

McDonalds chegou a África!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Hoje = Molhe Norte sofreu "pesados danos"

A parte final do molhe norte sofreu, nas últimas horas e devido ao mau tempo, pesados danos. A foto foi tirada esta manhã.
Entretanto a Policia Marítima da Figueira da Foz informa que, a partir da tarde de hoje, o vento rodará para sudoeste, aumentando de intensidade e com rajadas ao fim do dia. De madrugada soprará forte de noroeste, diminuindo gradualmente de intensidade.
A barra da Figueira da Foz continua fechada a embarcações com comprimento inferior a onze metros. (Foto Jorge Gomes)

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Agora que voltou a chuviscar...

...uma bela pintura para 'desopilar'!

Reportagem radical do "Palhetas":

profile editor

Na Secção DESPORTO E TEMPOS LIVRES veja a reportagem sobre o paramotor mais idoso de Portugal = Ilídio Santos, residente na Figueira da Foz. (Nota importante: esta reportagem do "Palhetas" foi efectuada com os pés bem assentes no chão!)

Antigamente era de vez em quando...

...mas agora todas as semanas há atrasos na recolha dos ecopontos dos plásticos, pelo menos neste situado na rua Calouste Gulbenkian! Ora isto ocasiona que as pessoas, não sabendo como fazer, deixem os plásticos junto aos ecopontos (que ficam sujeitos a espalharem-se pela estrada devido ao vento ou então devido aos energúmenos que, durante a noite, os transformam em "bola de futebol") ou então que os depositem nos normais contentores do lixo... mas assim onde está a tão apregoada e solicitada "separação de lixos"!?

Arquitectura machista...

...ao pôr-do Sol!

Pronto, tá bem!...

Nesta fotografia, tirada na rua da Fonte, não se vê bem que o carro mais escuro está precisamente em cima de uma passadeira que não se vê bem.
O que está mal, muito mal... mas não sabemos bem o quê! Se é o facto disso mesmo (o estar em cima de uma passadeira para peões que não se vê bem) ou se é o facto de a passadeira não se ver bem!
Pronto, está bem... ou seja, não está!

Incompleto!!

...pois, mas não tinha "kit mãos livres"!

sábado, 17 de outubro de 2009

Associação Comercial - Asneiras anónimas, claro...

De dois anónimos leitores (ou então será só um a repetir-se) mandaram-nos duas mensagens - que podem ler a seguir - a propósito da noticia datada de 28 de Setembro e que dava conta de "um acesso pouco condigno à ACIFF para quem se deslocasse em cadeira de rodas ou com um carrinho de bebé" (foto ao lado):

1ª)CARO AMIGO A ENTRADA PARA A ACIFF A MUIO TEMPO QUE JÁ NÃO É POR AÍ ESSA MAQUINA FOTOGRAFICA ANDA MUITO ATRASADA.

2ª)Quando falarem certifiquem-se de que estão a dizer algo de válido: ASNEIRAS estamos fartos de as ver e de as ouvir. A Associação Comercial há anos que não tem os seus serviços centrais nessa entrada, e os últimos serviços que aí funcionavam - Medicina do Trabalho, e Formação Profissional, já há mais de um mês que estão na nave à direita.

Ora hoje mesmo, 6ª feira, por volta do meio-dia, e sem pormos em causa que a ACIFF esteja no Alaska ou na Conchinchina, passámos pelo largo Prof. António Vitor Guerra para tirarmos uma foto ao que já sabíamos: Numa das colunas do portão de entrada no secular edifício, encontra-se bem à vista uma placa com os seguintes dizeres: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDÚSTRIAL .
É! Como diz o segundo anónimo com toda a razão (ou terá sido só um!? - que teve a "coragem" de criticar mas não de assumir a identidade ) "ASNEIRAS estamos fartos de as ver e de as ouvir".

Maitê Proença "goza" com os portugueses...


...já pediu desculpa, mas que “...os portugueses é que não perceberam que “aquilo” (uma peça televisiva a gozar com os portugueses) era uma brincadeira!

Ou seja, ainda por cima apelidou-nos de burros!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Óleos alimentares usados - Deposite em local apropriado:

Tendo eu contactado os serviços camarários competentes para me informar sobre assuntos relacionados com a recolha de resíduos (óleo alimentar usado) recebi a seguinte informação que acho útil todos ficarem a saber:

Recentemente, o Município da Figueira da Foz iniciou um projecto de recolha de óleo alimentar usado, estando a sua divulgação programada para o decorrer do mês de Outubro. No entanto, já foram instalados vários recipientes em determinados espaços públicos, onde os munícipes poderão depositar a sua garrafa e/ou garrafão onde acondicionaram o óleo usado sem qualquer encargo financeiro.

Quanto à pergunta que coloca acerca de deixar garrafões de óleo junto a ecopontos, sou a informar que os Ecopontos instalados na via pública apenas permitem a recolha dos seguintes recicláveis: papel/cartão e embalagens de papel/cartão, embalagens de metal e plástico e embalagens de vidro (p.ex: garrafas, boiões, frascos….). A recolha dos ecopontos é realizada por uma empresa multimunicipal – ERSUC, com sede em Coimbra. Assim, os recipientes com óleo colocados junto aos ecopontos não serão recolhidos por esta empresa, transformando-se num resíduo não valorizado que poderá contribuir para a insalubridade do espaço público envolvente ao ecoponto.

Indico em baixo alguns locais, nas freguesias urbanas, onde poderá colocar o seu óleo usado. Mais informo que, a maioria desses locais são espaços vigiados e, portanto, com um determinado horário de funcionamento.
(Cons
ideramos que o óleo usado é um resíduo especial e a sua colocação em recipientes instalados na via pública poderia ser alvo de algum vandalismo e má utilização, favorecendo um estado de degradação daquele local não condizente com as exigências de qualidade que pretendemos a nível).

Tavarede:
-Junta de Freguesia, Paço de Tavarede, Escola Secundária com 3º Ciclo Dr. Joaquim de Carvalho, Grupo Musical Carritense, Saltadouro (Restaurante “A Cova”)
S. Julião:
-Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Museu Municipal, Mercado Municipal,Bombeiros Municipais
Buarcos:
-Junta de Freguesia, Mercado Municipal, Serra da Boa Viagem (Rua 1º de Maio), Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Infante D. Pedro, Escola Básica de 1º Ciclo do Serrado, Escola Básica de 1º Ciclo do Castelo, Escola Básica de 1º Ciclo dos Vais

Faleceu Anabela Vaz


Faleceu Anabela Vaz, jornalista, editora de imagem e 'clips' de vídeo. A inexorável doença dos nossos dias tomou-lhe conta do pâncreas e diz quem sabe que, neste órgão, o cancro não perdoa. Tendo pertencido aos serviços noticiosos do Rádio Clube Foz do Mondego e do jornal "As Beiras", a sua perspicácia jornalística granjeou-lhe as maiores amizades e respeito por parte de todos com quem conviveu.
Nasceu em Angola e tinha 42 anos. As cerimónias fúnebres realizaram-se ontem, 5ª feira, de manhã, no Complexo Funerário, onde se seguiu a cremação.

Novidades no Jornal:

Click to get cool Animations for your MySpace profile

Tudo sobre o Internacional Six Days Enduro a decorrer na Figueira da Foz. Noticias e fotos actualizadas em DESPORTO E TEMPOS LIVRES.
****************************
Em ARTES E EVENTOS noticias diversas do Centro de Artes e Espectáculos, da Magenta e do Tubo d'Ensaio.
****************************
MIGUN - Esta reconhecida clínica de tratamento promove um "Dia Aberto de Medicina Chinesa". Saiba mais em EMPRESAS E FIRMAS.
****************************
A Casa do Sal da Figueira da Foz em Cádiz. Mais pormenores em DIVERSOS E DICAS.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Porque é que Duarte Silva perdeu as eleições!...

Diz-se que as pessoas votam de maneira diferente nas diferentes eleições. Em quaisquer eleições contam os partidos, ou mais para "ali" ou mais para "aqui"!
Mas mais pessoais são as eleições autárquicas, onde as pessoas votam por conhecer o candidato.
Na sua recente campanha para a candidatura ao 3º mandato à frente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Duarte Silva fez lembrar, em discursos e em cartazes, que:
-Intermediou a construção da Ponte dos Arcos... mas não disse que se esqueceu de alcatroar muitas estradas do concelho completamente degradadas;
-Intermediou a variante de Tavarede... pois é, mas não tapou a maior parte dos buracos nos passeios empedrados e acimentados da nossa cidade;
-Intermediou o prolongamento do Molhe Norte... claro, mas e mais claro também, não promoveu a limpeza dos "cagalhotos" dos cães nos passeios, pese embora as constantes e incisivas queixas de figueirenses e até de turistas;
-Intermediou as obras no porto da Figueira... mas também retirou os funcionários da limpeza da cidade (pelo menos não se vê nem um! Nem um homem da limpeza atrás de um carrinho a limpar as ruas) o que ocasionou o vergonhoso epíteto de "uma cidade muito porca"!...
Intermediou muitas coisas... que até dizem que os intermediários só as encarecem... mas afinal onde está só uma obrazita sua que seja!?
Pois, nas autárquicas as pessoas votam por conhecerem muito bem os candidatos. Neste caso aconteceu isso mesmo... mas ao contrário! As pessoas não votaram em Duarte Silva por já o conhecerem muito bem.
De "gingeira"!

...e porque é que Ataíde das Neves tem que ter cuidado!?

Foi o grande vencedor da noite autárquica eleitoral... e vamos lá a ver se o será nos próximos 4 anos.
Até lá pode ser que se debruce sobre as coisas que verdadeiramente preocupam os figueirenses e que é, tão somente, o cuidar da própria cidade... porque de "coisas grandes" que nunca se realizam ou então que não valem a pena (...uma quê!?... aldeia do mar!?... ) está cá a gente farta!!
E depois essa coisa de logo no dia seguinte às eleições ter ido de férias para o Algarve... enfim, não está em causa se está cansado ou não, se merece umas férias ou não, mas... logo para o Algarve (?) que é tradicionalmente posto em comparação com a Figueira da Foz em termos turísticos!!?
Não terão importância nenhuma estes dois imperceptíveis tiros nos pés (ir de férias a seguir às eleições, e logo para o Algarve). Desde que não dê tiros de bazuka...

...já Daniel dos Santos desiludiu "quase" a 100% !


Claro que sem um partido a aconchegar as bases, não se poderia querer muito mais desta candidatura independente.
E "quase" que desiludia a 100% não se desse o facto de, afinal, pode vir a ser ele a "comandar" muitas das decisões camarárias...
O P.S. ficou com 4 vereadores, o P.S.D. com 3, e os "100%" com 2... para que lado irá cair!?

Aviões de combate a incêndios na Figueira da Foz

...e as belas (mas dispensáveis) imagens da recolha da água, no Verão passado, no estuário do Mondego!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Autárquicas Figueira da Foz - Resultados:

Câmara Municipal da Figueira da Foz
1º = Partido Socialista - 12.671 votantes - 37,78%
2º = Partido Social Democrata - 9.867 votantes - 29,42%
3º = Figueira 100% - 6.168 votantes - 18,39%
------------------------
Composição do Executivo Municipal
PS - 4 vereadores: João Ataíde, Carlos Monteiro, Maria Cardoso e António Tavares.
PSD - 3 vereadores: Duarte Silva, Teresa Machado e Miguel Almeida.
Figueira 100% - 2 vereadores: Daniel Santos e Vitor Coelho.
(Clicar nos gráficos para melhor os visualizar)

Juntas de Freguesia:
Figueira 100% : Votantes, nas freguesias a que concorreu, desta lista independente:
Alhadas: --- ; Alqueidão: 253; Brenha: --- ; Buarcos: 994; Ferreira-a-Nova: ---; Lavos: 126; Maiorca: 155;
Marinha das Ondas: 184; Paião: 179; Quiaios: ---; São Julião da Figueira da Foz: 1.472; Tavarede: 1.013;
Vila Verde: 483; São Pedro: ---; Bom Sucesso: 461; Santana: ---; Borda do Campo: 167; M. da Gândara: ---
(Fonte: D.C.)

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Eleições em saldo!

Esta "coisa" das percentagens dos saldos em semana de eleições autárquicas anda-nos a deixar baralhados!

O futuro presidente à Câmara Municipal da Figueira da Foz sairá deste trio:

O inquérito realizado por este jornal online sobre os candidatos à Câmara Municipal da Figueira da Foz para as eleições autárquicas que se vão realizar no próximo Domingo, dia 11 de Outubro de 2009, tiveram mais de quatro centenas de votantes. A percentagem de votantes nos três primeiros candidatos foi a seguinte:
----------------------------------------------------------------------------
DANIEL DOS SANTOS:
- 46% dos votos - 192 votantes -
Aperceba-se da força do candidato! Para além das percentagens o que é que existirá mais!? Com certeza que serão razões bem mais válidas e comunitárias do que a boa remuneração do cargo!... Clique na foto e veja o vídeo »»»»»»
------------------------------------------------------------------------------

ATAÍDE DAS NEVES:
- 22% DOS V
OTOS - 91 votantes -
«««««« ...clique na foto e... áh pois é! Veja como "ele" não se deixa impressionar e promete "partir" isto tudo! "Ele" é a casa-museu do mar (?), "ele" é o recolocar do coreto no jardim (!!)... ou seja, "ele" é "ele"!
---------------------------------------------------------------------------
DUARTE SILVA
- 14% dos votos - 59 votantes -
-Diz que está confiante (confia mesmo que ganhará por maioria!!!) pois procedeu a mudança radical: substituiu todo o elenco camarário prometendo não fazer os mesmos erros do passado como o que pode visionar... clique para ver »»»»»»»


»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»» ««««««««««««««««««««««««

E entretanto um atempado e oportuno debate entre todos os candidatos à CMFF decorreu no Casino da Figueira na passada 3ª feira. Com o salão a abarrotar de gente, suscitou enorme interesse e curiosidade.Foi, no entanto, morno e monótono, muito "chover no molhado" tal e qual como o tempo que fazia lá fora!