Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

quinta-feira, 29 de março de 2007

"AS FREIRINHAS" - Patronato de Nª. Sra. do Rosário (Foto 1)


O Patronato de Nossa Senhora do Rosário (mais conhecido, na Figueira da Foz, por “freirinhas”) veio para este local – antigas instalações do Hotel Jardim, situadas no Passeio Infante D. Henrique do lado do Mercado Municipal – em Outubro de 1931.

E deixou-as em Setembro de 1990 - 59 anos depois - para se acomodar, melhor e mais modernamente, nas actuais instalações na rua Dr. Mendes Pinheiro, em Tavarede.

De 1990 até aos dias de hoje (Março de 2007) já passaram 16 anos, e movimentações recentes fazem adivinhar os preparativos para a sua demolição final. Aqui ficam algumas fotos para mais tarde recordar!

P.N.S.R. - "Freirinhas" (02)

P.N.S.R. - "Freirinhas" (03)

P.N.S.R. - "Freirinhas" (04)

P.N.S.R. - "Freirinhas" (05)

P.N.S.R. - "Freirinhas" (06)

P.N.S.R. - "Freirinhas" (07)

P.N.S.R. - "Freirinhas" (08)

P.N.S.R. - "Freirinhas" (09)

P.N.S.R. - "Freirinhas" (10)

P.N.S.R. - "Freirinhas" (11)

P.N.S.R. - "Freirinhas" (12)

P.N.S.R. - "Freirinhas" (13)

P.N.S.R. - "Freirinhas" (14)

P.N.S.R. - "Freirinhas" (15)

P.N.S.R. - "Freirinhas" (16)

P.N.S.R. - "Freirinhas" (17)

P.N.S.R. - "Freirinhas" (18)

P.N.S.R. - "Freirinhas" (19)

P.N.S.R. - "Freirinhas" (20)

quinta-feira, 22 de março de 2007

Jornadas Culturais da Escola Sec. Dr. Joaquim de Carvalho


Entre outras iniciativas, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho organizou hoje uma aula de expressão plástica.
A partir das aulas de Filosofia foi pedido aos alunos que pintassem em tela o que deduziram das aulas sobre matérias como 'o diálogo inter-cultural' e sobre as 'questões ambientais' - e daqui ter sido escolhido o jardim da Figueira da Foz para esta manifestação cultural, que teve como mentora a Dra. Elisa Matos.
A verdade é que o jardim teve, hoje, uma contagiante manifestação de juventude, cor, alegria e juventude. Ah, e arte e Filosofia, é preciso não esquecer!
Cinco (5) fotografias ilustram o que aqui escrevemos. E parabéns aos artistas! Há por ali muito talento escondido!

Jornadas Culturais da Escola Sec. Dr. Joaquim de Carvalho

Jornadas Culturais da Escola Sec. Dr. Joaquim de Carvalho

Jornadas Culturais da Escola Sec. Dr. Joaquim de Carvalho

Jornadas Culturais da Escola Sec. Dr. Joaquim de Carvalho

segunda-feira, 19 de março de 2007

BURACOS NA FIGUEIRA!? QUEM DISSE!!? - Junto aos 'Correios'


Decidi ir aos Correios, ali junto ao jardim, por volta das 16 horas de hoje. Já perto destes, uma das rodas do meu carro passou por cima de um buraco provocando um barulho antipático. Quando saí para vêr o que tinha acontecido (nada, vá lá, vá lá!) dei por mim a magicar que, se não o arranjassem depressa, passaría de buraco-soldado a buraco-general.

Junto ao 'Guedes'...


Bem, por vezes um 'buraquito' aqui ou além é capaz de ser coisa inevitável, ía eu pensando cá com os meus botões do meu casaco com fecho eclair quando deparei, horrorizado(!), com esta aberração que, de 'buraquito' é que não tinha (nem tem, porque aínda lá está!!) nada!! Nada mesmo!!!

Inicio da rua da Cadeia


Mas eis que uns metros mais à frente, ali ao início da rua da Cadeia (isto devia era ir tudo preso!) deparou-se-me o piso do alcatrão neste bonito estado!! Mas que desrespeito por quem conduz... e já agora também por quem anda a pé!

Cruzamento da rua da Cadeia com a rua do Paço


Aínda estava a pensar na desdita de ter apanhado aqueles "Srs. buracões" quando, lá no cimo da rua da Cadeia não encontrei o "tiroliroliro", mas sim uma enorme vala a atravessar a estrada de lés a lés!! Incrível!!

Buraco nº 5 ( a meio da rua do Paço)


-"...e pronto, agora já estou safo!!" -pensei, enquanto descia a rua do Paço. Mas de repente o carro faz: "-Catrapum! Catrapum!" -... Credo, que susto!! Alguém me terá batido!? Ufa, nada disso! Afinal foi "só" mais um buraco, desta feita "ornamentado" por uma tampa de esgotos aínda por cima mal colocada e que provoca os tais "-Catrapum! Catrapum!" , não deixando, sequer, os moradores dormirem descansados durante toda a noite!

Buraco nº 6 (Junto à antiga Central de Camionagem)


...bem, e vim-me embora daquela zona da cidade, mais parecida com um qualquer recanto do Terceiro Mundo (com o nosso pedido de desculpas ao 'Terceiro Mundo' pela comparação) e fui para uma zona mais alta, onde de certeza não encontraria buracos... opss!! Mas o que é aquilo ali no alcatrão!?
IRRA! NÃO ACHAM QUE SÃO BURACOS A MAIS!!? (...e aínda por cima há outros!!)

quinta-feira, 15 de março de 2007

Passadeira desaparecida


Antes das obras na rua Dr. Calado havia aqui, neste cruzamento com a rua Bernardo Lopes, uma muito útil passadeira para peões que, pelo menos, era impeditiva das altas velocidades que hoje em dia ali acontecem, mormente até por parte de potentes motas. Ora é costume os serviços competentes pintarem as passadeiras e outros traços no chão antes de começar a Primavera, mas nestes casos de obras, em que as pinturas são completamente removidas, deveriam ser mais lestos a repô-las.

Cuidado com as fotocópias do B.I.


Pois é, atenção até às fotocópias que tira e entrega do seu Bilhete de Identidade ou de outros documentos. Siga as indicações que a ilustração mostra, e lembre-se que ‘anda meio Mundo (ou mais) a tentar enganar o outro meio’!

As patas nas poças, pôça!


Alguns utentes do posto de abastecimento de combustíveis de Buarcos, situado à entrada da avenida Dr. Mário Soares, vieram ter cá com o “Palhetas” e dar conta de alguns descontentamentos.
Primeiro e mais importante, dizem que quando chove é quase impossível sair do carro, porque não só nem todos gostam de dar a chave do depósito ao funcionário, como podem querer sair do carro por outros motivos, mas… com aquele chão recheado de densas poças de água, é impossível… ou então chegam a casa e têm de mudar de calçado!!! Mesmo quando não chove, as poças são visíveis.
Em segundo lugar, não têm uma casa de banho onde, pelo menos, possam lavar as mãos. Pelo menos!!!

Alarmes no Museu e no C.A.E.


ALARMES NO CAE
Colocada nas caixas de correio das imediações do Centro de Artes e Espectáculos e do edifício do Museu e Biblioteca, uma missiva endereçada pela Administração da Figueira Grande Turismo e assinada pela Administradora Executiva Dra. Ana Redondo, rezava o seguinte no seu primeiro parágrafo:
“A Administração da Figueira Grande Turismo – Empresa Municipal, responsável pela gestão do CAE – Centro de Artes e Espectáculos, sensível ao enorme incómodo que os disparos pontuais que o alarme deste edifício vêm causando a V. Exa. e Família, vem pelo presente apresentar sinceras desculpas e agradecer a compreensão pelo facto."
Apesar de parecer aos residentes da zona que os alarmes disparam mais no edifício do Museu do que propriamente no CAE, louve-se este pedido de desculpas, e subsequentes explicações nos parágrafos seguintes, sintomas que existe uma preocupação de melhorar o que não está bem e até uma certa humildade no reconhecer tal facto, o que só sublinha ainda mais a coerente, responsável e sóbria gestão da Administração da Figueira Grande Turismo.

terça-feira, 13 de março de 2007

Semáforo perigoso (luz vermelha fundida)


A luz vermelha deste semáforo, situado no passeio central da avenida Foz do Mondego e que orienta (ou deveria orientar!...) o transito que pretende virar para os correios, tem a sua luz vermelha fundida há mais de uma semana. É muito tempo para uma situação de perigo como esta, que leva o automobilista ao engano.
Falta muito!?...

sábado, 10 de março de 2007

FIGUEIRA DA FOZ - UMA DAS MAIS BONITAS CIDADES PORTUGUESAS


...vem um dia de Sol e é o que a foto documenta: qualquer um dos recantos da nossa cidade é bonito para um passeio relaxante. (Figueira da Foz, Sábado, 10 de Março de 2007 = 13h00). T.F.

sexta-feira, 9 de março de 2007

PALHETAS TOTAL!!



Eis um jornal e um blog com tudo sobre a Figueira da Foz!!
O leitor já sabe que pode consultar o “Palhetas” não só no jornal de referência como é “O Figueirense”, como na net, através deste novo 'site’ www.opalhetas.blogspot.com

Ora o “Palhetas” é uma página noticiosa, positivamente critica e que, sobretudo, pretende alertar quem de direito para assuntos e factos que não sejam nem estejam correctos no nosso concelho.
Por sua vez, pode-se também aceder através de link’s (ligações) próprias, a uma diversidade de temas e assuntos. A saber e por ordem no blog:
1) O PAULINO E AS SUAS PATUSCAS HISTÓRIAS
-Como o titulo indica, mais de 40 histórias (quais anedotas)
de uma das figuras típicas mais carismáticas da nossa cidade;
2) EMPRESAS E FIRMAS
-Noticias comerciais sobre empresas e firmas figueirenses;
3) 3D – DIVERSOS, DICAS E DECO
Artigos diversos, que podem ir de uma receita de culinária até
uma banal curiosidade, ‘dicas’ úteis, e artigos e conselhos da
“Proteste”, a revista da DECO (Defesa do Consumidor);
4) O TEMPO
A meteorologia em três fases: a) No momento na Figueira da
Foz – b) Previsão para a Figueira da Foz – c) Previsão para
Portugal;
5) NOTÍCIAS NA HORA
As noticias locais, actualizadas na hora e no momento que se
justifique, uma iniciativa da bem informada página na internet
“InfoFigueira”. Nesta página tem ainda acesso não só a toda
a imprensa figueirense, como também a largas dezenas de
jornais. rádios e televisões nacionais, bem como a agradável
possibilidade de escolher qualquer um dos cerca de 200 títulos
de jornais de quase todos os países do Mundo.

Ainda pode enviar notícias para o mail (toniflorido@gmail.com) que podem ser acompanhadas de fotos, as quais serão publicadas
após a concordância do autor.

PRAÇA VELHA + BONITA


Por vezes bastam pequenos arranjos para transformarem positivamente o local onde se inserem. Reparem bem como ficou mais bonita a Praça Velha com o arranjo e pintura de três dos seus prédios (ainda que um deles incompleto)!
E por vezes nem é preciso tanto nem gastar muito para tornar um local mais aprazível. Basta haver boa vontade, bom gosto e oportunidade para pintar uma parede, substituir um toldo esfarrapado e esburacado, limpar e tirar o pó de uma montra e, até e pelo menos, lavar devidamente a entrada da casa ou do estabelecimento.
Não é só dizer e pedir para as entidades fazerem tudo!...

ESCADAS SEM FIM


Antigamente, e por vezes, não podíamos descer estas escadas até ao fim porque a água do mar chegava aqui e não deixava.
Presentemente, não podemos descer as escadas até ao fim porque a terra não deixa.
Devem ter feito isto assim já de propósito, para nós não vermos o princípio do fim.
Das escadas, claro está!

quinta-feira, 1 de março de 2007

...à la minute!...




Fotógrafo ‘a la minute’
O fotógrafo `à la minute’ era uma situação muito vista antigamente em zonas de veraneio ou onde passasse muita gente. Como tudo o que evolui, desapareceu. Mais a mais na fotografia, que passou pela ‘revolução’ dos rolos fotográficos e que abalou o conceito do fotógrafo de rua. Claro que agora, com o surgimento da fotografia digital, seria de supor que os fotógrafos ‘à la minute’ desaparecessem de vez. Foi, pois, com agrado, que deparámos na última semana com dois destes seguidores das fotos de rua artesanais, pai e filho, aquele em Buarcos e o filho José Gomes, de 23 anos no jardim da Figueira da Foz.
Sendo um negócio de família que já vem do seu avô, percorrem agora vários pontos do país, tendo mesmo já delineado o circuito a fazer no próximo Verão.
A máquina tem cem anos, tendo começado a ser utilizada por volta de 1905. O pai, Alberto Gomes, herdou e continuou o negócio, tendo passado o ‘vício’ aos filhos.
Lembramo-nos que, noutros tempos, existiam também placardes onde o cliente, na parte de trás, podia colocar a cabeça e do lado de cá o fotógrafo tirava a chapa a uma paisagem pintada… onde o cliente era um belo príncipe ou o rei daquela paisagem! E isto dava para brincadeiras sem fim!
É assim que uma das actividades típicas e tradicionais ainda vai, e aínda bem, resistindo à erosão dos tempos.

Escola da D. Maria Correia


Escola da D. Maria Correia
Não tarda nada vai também abaixo, sem apelo nem agravo. E vai deixar imensas saudades pois já temos lido por aqui e por ali manifestações de saudades de muito boa gente figueirense que estudou nesta escola, agora cada vez mais em ruínas.
Vai ser pena, mas vai…
É do P.D.I. pois está claro!

Aparthotel Atlântico


Pois é, vai ser todo remodelado, alindado mas, sobretudo, posto com segurança coisa que não oferecia nos últimos anos. Vai passar a contar com um restaurante panorâmico, um ‘spa’ e piscina, espaço adaptado à realização de variados eventos, e uma vasta gama de modificações que o farão alcandorar a ‘4 estrelas’. O aparthotel Atlântico passará a ser, depois deste investimento na ordem dos seis milhões de euros, “uma unidade de referência em toda a região centro”.
Na verdade – e isto dizemos nós – a Figueira precisa cada vez mais de qualidade em substituição da quantidade.