Agora com a designação de O PALHETAS NA FOZ em (www.opalhetasnafoz.blogspot.com)

sexta-feira, 27 de março de 2009

Figueira da Foz / cidade / rio / ponte

(Foto Figueira.net/2006)

Coisa "fresca"!

"-Aceite os cumprimentos de um leitor assíduo e frequentador do seu Jornal Online. No Sábado de 28 de Fevereiro passado, muito pertinente e com toda a dignidade, o “Palhetas” fazia eco desses montes de caliça e de pedras que, em riscos de cair e parecendo ainda um prédio, constituía e constitui um enorme perigo para quem diariamente passa ali junto à Tulmar em direcção à rua do Paço. Hoje, 23 de Março, pelas 16 horas, vejo dois profissionais, creio que de artes pedreirísticas, colocarem uma placa toponímica, de uma rara beleza, em azulejo, com o brazão desta freguesia e a dizer RUA FRESCA mesmo ao lado da antiga que lá ficou na mesma. Como cidadão e como contribuinte, não posso deixar de criticar estas posturas megalómanas, este esbanjamento de dinheiros por parte de quem só sabe administrar aquilo que é dos outros. Creia-me, com a minha profunda indignação por estas atitudes esbanjadoras, irracionais e de políticos que decerto não sabem onde “estragar” dinheiro... NESTE CASO NUM PRÉDIO EM RUÍNAS,COM UMA PLACA ARTÍSTICA !!!... Só temi que ao colar, ou pregar aquela placa, o prédio pudesse mesmo vir abaixo !"
C. M. (Enviado por e-mail)

ESTE FIM DE SEMANA MUDA A HORA!...

Photobucket
E na noite de Sábado para Domingo, mais propriamente na madrugada de Domingo à 01h00, os relógios deverão ser adiantados para as 02h00!
Mas lá por dormir uma hora a menos não é caso para partir o relógio!! Veja as coisas pelo lado positivo! Os dias vão ficar mais compridos, lindos... e a nossa Figueira resplandescer!

Potência!

Um carro com muitos cavalos!

News

Na secção "Artes e Eventos", e para além de notícias correntes do CAE, apresenta-se a programação para o trimestre de Abril / Maio / Junho.


Também notícia sobre a exposição conjunta de João Ricardo e José Luís Ribeiro.


----------------------

E em "Os Inquéritos do Palhetas", e só até ao final deste mês de Março, continua a votação para a escolha das "7 Maravilhas do Concelho da Figueira da Foz", na óptica dos leitores deste Jornal Online.
O Forte de Sta. Catarina e o Palácio Sotto-Mayor seguem à frente neste momento, empatados!
Deixe aqui também a sua opinião!

Trrrim...trrrim... errado!

É caso de polícia!
O número de telefone da Polícia de Segurança Pública da Figueira da Foz é o 233 407 560, o que está bem sublinhado na página da internet da P.S.P. nacional.
No entanto alguns 'sites' ou portais têm ainda o número de telefone antigo, o que induz em erro quem os pretende contactar.
E na verdade, quem pretenda saber o nº. de telefone da P.S.P. através da internet e coloque no motor de busca "Google" a frase "PSP Figueira da Foz", aparece logo em primeiro lugar um portal com o tal número antigo e que já não existe!!
Foi o que aconteceu há cerca de uma semana quando dois "rapazinhos-bem" deram uns pontapés, e derrubaram mesmo, um dos candeeiros de iluminação pública da rua da República, e duas pessoas que viram telefonaram para o "éter"!!!
Será que ninguém informa estes 'sites' e/ou portais das alterações!? Ou será que são eles que não se preocupam em saber!?
O que é certo é que o Google tem cá uma pontaria!!...

terça-feira, 24 de março de 2009

Serra da Boa Viagem - Um brazeiro! (1)

Devido à antecipada vaga de incêndios que, infelizmente, já percorre Portugal, deslocámo-nos neste passado Domingo à nossa Serra da Boa Viagem para vermos o que já se tinha feito, ou se estaria a fazer, de modo a precaver que mais um incêndio a possa vir a destruir uma vez mais.
Como é o próprio Estado que obriga os proprietários a limpar os seus terrenos, concerteza que por aqui, sendo o Estado o proprietário, estaria a dar o prático exemplo.
Fomos para vêr o que se estava a fazer, fomos, mas a resposta é,
como seguidamente podem verificar...

-nada!
Começámos pela zona do Restaurante da Serra que, como estão lembrados, ardeu todo, tendo sido reconstruido e reinaugurado há poucos anos, com algumas vicissitudes à mistura! E a primeira impressão desde logo não foi das melhores: muito mato, bem crescido, com muitas pequenas folhas secas traiçoeiramente espalhadas!

Serra da Boa Viagem - Um brazeiro! (2)

Mas a zona da mata dos cedros, e os seus aprazíveis bancos e mesas, estão autênticamente rodeados de "carqueja"! Nem é preciso um fósforo, aquilo incendeia-se com um bafo quente!
Deviam mesmo lá pôr um letreiro com a incrição: "Perigo de incêndio: não tussa para cima do mato"!

Serra da Boa Viagem - Um brazeiro! (3)

...E o aspecto noutros locais adequados para piqueniques, portanto zonas onde uma ou outra chama mais facilmente pode surgir, é o que a foto mostra: uma fogueira pronta a arder!!

Serra da Boa Viagem - Um brazeiro! (4)

Nalguns locais parece já haver uns ramos apinhados estratégicamente...

Serra da Boa Viagem - Um brazeiro! (5)

...parecem estar mesmo "já a jeito" para um fósforo!

Serra da Boa Viagem - Um brazeiro! (6)















...e até "isto mesmo" se vê junto aos avisos que pedem para não se fazer "isto mesmo"!...

...será Serra da Boa Viagem ou da boa "incendiagem"?

EL... EMENTA...R !

Restaurantes
não ligam aos menus...

O BIFE E A LAGOSTA DÃO POUCO LUCRO AOS RESTAURANTES

-Quem o diz é Gregg Rapp, que estudou Publicidade e Administração de Hoteis e Restaurantes na Universidade de Washington-
Photobucket

"A primeira coisa que faço quando decido ir a um restaurante é chegar de véspera e jantar sem que ninguém saiba quem sou. Pergunto sempre aos empregados qual é a especialidade da casa (.../...) na maioria das vezes o que o restaurante vende como especialidade não o é realmente..."

"-Comecei como 'consultor de menus' quando andava na faculdade. Geria um pequeno restaurante para ganhar dinheiro extra. De tempos a tempos tinha de refazer o menu, acrescentar novos pratos. Comecei a desenvolver uma grande sensibilidade para organizar menus e a ter a noção da importância do nome dos pratos, da descrição dos ingredientes.
Comecei a perceber que a forma como fizesse aquilo poderia determinar o sucesso das vendas. Na altura também notei que os livros de hotelaria nunca abordavam a importância dos menus. Aí percebia que havia uma janela de oportunidade onde me poderia especializar.
Comecei a estudar a forma como as pessoas liam um jornal, uma revista, um catálogo. Analizei também a maneira como os supermercados organizavam as prateleiras e os corredores. Depois agarrei em todos esses conhecimentos, adaptei-os aos restaurantes e transformei-os em ferramentas que tenho usado desde então."

"-Um menu deve ser organizado da seguinte forma:
Em primeiro lugar deve ser fácil, de ler, começar com as entradas e seguir para os pratos principais. A sobremesa e as bebidas também devem fazer parte do menu principal. Há quem opte por um prato de acordo com a escolha que vai fazer para sobremesa. E até há quem não peça um vinho porque não tem paciência para estar à espera da lista. Os clientes querem navegar pelo menu com facilidade e obter a informação que procuram com o mínimo esforço. Além disso é fundamental que o empregado de mesa faça sugestões sobre os pratos, o que poderá levar os clientes a experimentar algo novo. É este tipo de coisas que faz com que uma pessoa volte a um restaurante e o recomende aos amigos."

"-O nome dos pratos é importante, e o mais importante de tudo é que o nome do prato inclua os ingredientes principais da receita. Assim, o cliente não tem de perder tempo (como se vê muito por aí) a perguntar ao empregado com o quê e como determinado prato é confeccionado. Os sabores e aromas devem fazer parte do nome dos pratos para que o cérebro sinta os seus sabores só de os imaginar! Quando o nome do prato é bem pensado, as pessoas querem voltar ao restaurante para experimentar aquele prato cuja descrição leram mas ainda não chegaram a provar."

"-Quanto aos preços... é importante ter pratos mais caros para agradar aos clientes que são sensíveis aos preços altos. Isto fará com que as pessoas com maior poder de compra gozem mais o restaurante. Os pratos mais caros devem estar misturados com os outros mais baratos, sem que pareçam estar organizados. Atenção que o simbolo do dinheiro (€) não deve constar da ementa, bastam os números!"

"-O cheiro da comida é essencial. Sentir um odor agradável quando entramos num restaurante desperta imediatamente as pupilas gustativas e faz com que se encomende mais depressa e em maior quantidade.Tenho um cliente, dono de uma pastelaria, que ferve vagens de baunilha e usa um ventilador para disseminar o cheiro para a rua. É um sucesso, a pastelaria está sempre cheia!"

"-Efeito caviar" foi um nome que inventei a partir de uma omeleta de caviar que um dos meus clientes (o Hotel Parker, em Palm Springs) vende por cerca de 80 dólares e que aparece na ementa com o nome de "frittata de um zilião de dólares". A atracção que o prato exerceu sobre a comunicação social foi enorme. Basta escrever "zilião dollar frittata" no Google para o constatar. O "efeito caviar" é um prato que existe mais para dar que falar do que para vender! Por vezes coloca-se um prato muito caro no menu mais para que os clientes tenham algo para comentar sobre o restaurante!"

(Extractos de um artigo publicado na revista SÁBADO (18/12/009) com texto de Cláudia Faria)

sábado, 21 de março de 2009

Abadias - Figueira da Foz

Campeonato Nacional de Corta-Mato Curto
(Ver mais em na secção Desporto, Diversos e Dicas)
-Na foto: Entre vários atletas vê-se o Campeão da Europa Rui Silva
do Sporting Clube de Portugal que foi também o vencedor deste Corta-Mato.

quinta-feira, 19 de março de 2009

"Brrrummm, brrrummm" ou "mau-mau"!?

Apresentaram ou não apresentaram!!?
A Câmara Municipal da Figueira da Foz estipulou até esta sexta-feira, dia 20 de Março, o prazo limite para que a organização de uma competição automóvel agendada para Maio, na cidade, apresentasse o programa definitivo do evento.A inexistência de acordos formalizados com supostas entidades parceiras e patrocinadores do evento estiveram em discussão numa reunião onde o vereador Lídio Lopes deu um prazo de quatro dias à organização do Centro Racing Show (CRS) para que apresente aqueles elementos.
"Solicitei que seja entregue sexta-feira o programa completo e definitivo dos espectáculos e competição desportiva e os contratos assinados", disse à agência Lusa Lídio Lopes.
O Centro Racing Show inclui uma competição automóvel, cujo anúncio público, em Novembro, dava conta da presença confirmada de oito campeões mundiais de ralis, incluindo Walter Rohrl, Juha Kankunnen, Ari Vatanen ou Markku Alen, o finlandês cinco vezes vencedor do rali de Portugal. A corrida terá lugar nas antigas instalações de uma indústria de madeiras (N.P.- “Alberto Gaspar”) hoje desactivada, onde, segundo a organização, será construída uma pista em terra batida com cerca de um quilómetro de extensão.
Para além da componente desportiva, o evento deverá inclui outras, lúdicas e de lazer, como um salão automóvel, área de espectáculos, feira popular e diversão infantil.
A organização do CRS divulgou, na semana passada, diversa documentação relacionada com o evento, fazendo menção a parcerias com duas empresas. No entanto, estas negam a existência de qualquer acordo.

"Não somos parceiros nem demos autorização para que o nosso nome seja utilizado", garantiu Pacheco Mendes, administrador da Cision, multinacional de monitorização de meios de comunicação social. E também Eurico Santana, da produtora Estratégia, referida no programa como responsável pela coordenação de espectáculos, negou que exista um acordo formalizado com o Centro Racing Show e, nesse âmbito, bandas e artistas contratados.
Já fonte do Turismo de Portugal - entidade anunciada como patrocinadora principal do CRS - revelou que existe uma candidatura a verbas do Plano de Intervenção do Turismo, mas ainda sem decisão.
A candidatura foi acompanhada de uma parecer positivo por parte da Entidade de Turismo do Centro, cujo presidente, Pedro Machado, classificou de "precipitado" a utilização do logótipo do Turismo de Portugal em propaganda relacionada com o evento. "-A organização está a agir por sua conta e risco", declarou.
Ouvido pela Lusa, Marco Guarda, responsável do CRS, recusou comentar as questões relacionadas com as parcerias do evento, classificando-as de "assuntos internos" da organização. Negou a existência de problemas ao nível organizativo, embora assuma "dificuldades" na captação de apoios e patrocínios "devido à crise económica".
"Mas as coisas estão a andar, o CRS é irreversível", frisou.
(do jornal desportivo "O Jogo", com a devida vénia)

quarta-feira, 18 de março de 2009

Figueira da Foz, hoje, 18h45:

Figueira da Foz:
-Um barco a transportar o Sol!

News

Na secção "Empresas e Firmas" damos as boas vindas a uma nova loja na cidade: INTIMA LUX.
======================
Em "Artes e Eventos", mais novidades no Centro de Artes e Espectáculos para o mês de Março.
======================
Por sua vez, e devido a um certo reacender da questão do Acordo Ortográfico, aconselhamos a leitura de um artigo publicado neste mesmo Jornal Online em Abril do ano passado, na secção "Desporto, Diversos e Dicas".

Photobucket

Pelo não manifesta-se o Dr. Domingues Alves; pelo sim o Catedrático Carlos Reis; segue-se uma explanação do que continua e se altera em todos os países de língua portuguesa no Mundo, visando a uniformização linguística.
Clique AQUI para aceder a estas doutas opiniões.

Perdoai-lhes, Senhor!...

Portugal é um país maioritariamente católico, como muitos outros no Mundo. Mas a maioria católica anda desiludida, sente-se usada e até confusa.
Constantemente lê-se que há falta de padres que possam abarcar as diversas paróquias, orientar no casamento, aconselhar depois os filhos através da catequese, acudir a uma eventual crise conjugal...
Mas como é que um padre pode orientar
no casamento se não pode ser casado e, portanto, não ter essa experiência!? Orienta só por dedução!? Ensina os filhos dos outros com... a "experiência" do que vem escrito nos missais!? Acode a uma crise conjugal dizendo que "-...vá lá, o façam isso porque é pecado" !?Para um problema do dia-a-dia, antigamente, procurava-se um padre. Agora procura-se um psicólogo! É a desilusão!
Perante o avolumar de casos de pedofilia envolvendo padres, o povo sente-se usado... e fiquemo-nos (pelo ainda respeito que procuramos continuar a ter) por aqui...
E ultimamente muito confuso: primeiro foi o caso do bispo que afirmou, num país sul-americano, que o Holocausto (o extermínio de milhões de judeus pelo regime nazista de Adolf Hitler) nunca aconteceu, apesar dos largos milhares de testemunhos pessoais vividos, filmados e gravados;
O segundo, foi o caso do arcebispo brasileiro que decidiu excomungar uma menina de 12 anos, por ter abortado (de gémeos) após ter sido violada pelo padrasto e se encontrar em risco de vida... não tendo sequer condenado o padrasto!!! Porque "abortar é um grande pecado da Bíblia", afirmou!!!
O terceiro foi protagonizado pelo próprio Papa Bento XVI há poucas horas, e durante o voo entre Roma e Yaounde, capital dos Camarões (onde já terá iniciado uma visita a alguns países africanos, onde a sida é uma doença em em alta progressão) teve o desplante de afirmar que "...os preservativos não são a resposta na luta contra a sida... na verdade, eles agravam (?) o problema..."
Perante afirmações tão ultrapassadas, arcaicas e idiotas como estas, como não hão-de haver "fugas" para outras religiões próximas da católica!? Como poderão haver mais padres!? Como se poderão cativar os jovens para o catolicismo!?
Sou católico, quero ser respeitador, mas também quero perguntar frontalmente e sem tibiezas: -Como é possível uma religião, que deveria acompanhar a evolução dos tempos, continuar, afinal, a aconselhar os seus cada vez menos seguidores com as ideias de há dois mil anos atrás!?

Mundo-cão

Claro que já se adivinhava que estes apoios higiénicos para cães iríam dar no que deu: sem manutenção regular, a enferrujar a olhos vistos, a servirem para despejo de qualquer tipo de lixo, vandalizados...
Que não se critique quem teve a iniciativa de os instalar em vários pontos estratégicos da cidade com o louvável intuito de que pudessem servir os donos na higiene dos cãezinhos. Mas já se sabe que os habituais energúmenos noctívagos tudo destroiem... e os "diurnos", conscientes ou não, aqui despejam lixo como se de vulgares contentores se tratassem, retirando-lhes também as "saquetas" que serviriam para recolher os dejectos caninos! E isto acontece não só na Figueira da Foz mas também em qualquer outra cidade!
É pena! É deplorável!
Mas, e como assim é, que haja o discernimento para os mandar retirar se, actualmemte, só por aí estão a dar o mau aspecto que este apoio, ao início da rua da Liberdade, bem demonstra!

Os médicos aconselham...

"-Comer fruta faz bem à saúde."
...e desta fruta eu gosto muito!

domingo, 15 de março de 2009

Figueira gastronómica ou "Aveiro gastronómico"!?

Alguém nos saberá informar porque é que os cartazes que anunciam as diversas iniciativas gastronómicas da Figueira da Foz para este ano de 2009 têm lá impresso um barco moliceiro, típico da cidade de Aveiro!?

News

Relembramos que continua até final de Março, na secção "Inquéritos do Palhetas", uma informal votação tendente a definir quais serão as "7 Maravilhas do Concelho da Figueira da Foz", na óptica dos leitores deste Jornal Online. No momento as duas primeiras (Forte de Sta. Catarina e Palácio Sotto-Mayor) seguem empatadas. Muitas curiosidades nas votações pelas freguesias.
Expresse também a sua opinião.
======================


Buarcos

Já começaram as obras de requalificação da via que atravessa Buarcos pela parte de cima das muralhas.
A rua 5 de Outubro vai ter os cabos telefónicos e eléctricos enterrados, esgotos melhorados e um piso novo. Depois será criada uma zona pedonal provida de esplanadas dos snack-bares e restaurantes que o solicitarem. Uma obra que avança depois de 12 anos de espera, e que durará cerca de 6 meses, dividida por dois periodos (interrompida no meses de Julho e Agosto).
Algumas ruas adjacentes sofrerão, neste periodo, alterações ao trânsito.
Uma obra aplaudida por muitos e com os inevitáveis protestos de alguns mas que Buarcos já bem necessitava.


Pois...

...não se esque-ça!

segunda-feira, 9 de março de 2009

Estacionamentos (1) na Figueira da Foz

Esta foto já tem quase um ano, pois foi tirada no Verão passado. De lá para cá mudou muita coisa na nossa cidade... mas querem apostar que aquele abusivo e denso estacionamento no empedrado daquele passeio é coisa que não vai mudar este ano!?

Estacionamentos (2)

Já aqui, na lateral do edifício do Tribunal, é costume estacionar em 2ª fila. Em 3ª fila é que ainda não tínhamos visto.
Basta agora solicitar à Câmara o alargamento da via para permitir em 4ª... quiçá em 5ª fila!!

Estacionamentos (3)

Mas logo ali no jardim municipal, e em dias de Feira das Velharias (aos Sábados) alguns dos vendedores estacionam mesmo no meio dos caminhos, sem o mínimo de respeito por quem ali passa ou passeia!
Não incomodando, pronto!... tá mal mas não se liga! Mas no caso que a foto mostra, o condutor foi mesmo ao ponto de ter começado "a mandar vir" com os automobilistas que, no seu direito, iam estacionando em frente, na estrada, e em espaço demarcado por parquímetros!!
"-Então e depois como é que eu saio!?" - Bradava!
Claro que apanhou com um condutor que, indignado, não foi de "modas" e fez aquilo que outros já deviam ter feito: Chamou a polícia!
E toma lá multa!
Foi daquelas que apeteceu dizer: "-Bem feito!"

Estacionamentos (4)

...mas por vezes o pessoal não liga quando os veículos estacionam em cima dos passeios, excepto quando o fazem de tal maneira que obrigam a circular pela estrada, com os perigos daqui decorrentes em especial para crianças e idosos!!

sábado, 7 de março de 2009

Será que é ele!?

Por entre o nevoeiro, no passeio, parece vir ali um vulto... será o tal Dom Sebastião que resolveu arribar à Figueira da Foz!?
Bem que precisávamos!...

O recandidato!

Glitter Photos
E agora por falar em Dom Sebastião: Tudo parece indicar que senhor engenheiro se está a pôr em boa forma visando a sua recandidatura à presidência da Câmara Municipal da Figueira da Foz!
Será que ele já pagou as contas todas para poder, enfim, fazer mais alguma coisa!?
Será que se chama Duarte Silva Sebastião!?
O que é que vocês acham!?

News

Продукты east of Europe теперь для сбывания в магазине нашего города
Ver reportagem, em EMPRESAS E FIRMAS sobre a loja que, na nossa cidade, vende produtos do leste da Europa, mais especificamente da Rússia e da Ucrânia.

======================
Por sua vez, e em INQUÉRITOS DO PALHETAS, continua a votação para eleger - na óptica dos leitores deste Jornal Online - as 7 Maravilhas do Concelho da Figueira da Foz.
Dê a sua opinião!

======================

Em ARTES E EVENTOS notícias sobre algumas das actividades do CAE em Março e sobre a Magenta.

======================

Por fim, na página DESPORTO, DIVERSOS E DICAS, na vertente DIVERSOS, mais cinco fotos bizarras... estranhas e raras!

Feias, porcas e...

...e imundas, estão muitas destas caixas espalhadas pela cidade, quer sejam da PT quer sejam da EDP.
Esta, situada na rua Cândido dos Reis já perto do decrépito Castelo Engenheiro Silva (será para não destoar!?) é um bom exemplo do que não se deveria ver numa cidade que se diz virada para o Turismo. A crise já é bastante penalizadora e, portanto, não se precisa de mais nada que dê mau aspecto aos já poucos turistas que nos visitem este ano!

quarta-feira, 4 de março de 2009

Uma infeliz decisão camarária

Quem, até à poucos dias atrás, se sentava numa das esplanadas dos restaurantes situados em frente à Torre do Relógio, poderia usufruir duma excelente e relaxante vista para a praia e mar.
Agora, com a aberrante - e de pouca visão citadina - decisão de permitir o estacionamento nesta zona da Avenida 25 de Abril na maior parte dos meses...


...a vista agora é esta!
Será que é isto que vai trazer mais gente aos restaurantes da zona!?

As 7 maravilhas do Concelho da Figueira da Foz

Na página "Inquéritos do Palhetas" está a decorrer um inquérito - com a duração de 2 meses e activo até 31 de Março - tendente a saber quais serão as 7 maravilhas da Figueira da Foz na óptica dos habituais leitores do "Palhetas".
Passado cerca de metade do período de votação, e das 25 opções apresentadas, aqui deixamos as 10 mais votadas até ao momento:


Photobucket
1ª - 21 votos = Forte de Santa Catarina;
2ª - 20 votos = Palácio Sotto Mayor;
3ª - 15 votos = Torre do relógio;
4ª - 13 votos = Muralhas de Buarcos;
5ª - 12 votos = Mosteiro de Seiça;
6ª - 12 votos = Lagoas de Quiaios;
7ª - 11 votos = Casa do Paço;
8ª - 11 votos = Museu Municipal;
9ª - 7 votos = Palácio de Maiorca;
10ª- 7 votos = Paço de Tavarede.

E se ainda não votou, faça-o agora! Ajude a perceber melhor o nosso concelho!


Visual renovado

O Jornal Online "O Palhetas" beneficiou de uma remodelação no seu aspecto gráfico, assim como renovou alguns outros itens.
Continuamos, assim, a solicitar a opinião dos leitores sobre esta remodelação:
-Gosta? Não gosta? Opine! Critique! Deixe expressa a sua sugestão!

O famoso grito!!

O famoso grito do Tarzan surgiu por inspiração da Jane!!

terça-feira, 3 de março de 2009

Em "comentários", algumas opiniões sobre a recente remodelação do visual do JORNAL ONLINE "O PALHETAS"